Hinduísmo. Livro
A Ciência do Yoga. III. RAJA YOGA. Texto de I. K. taimni (1898-1978). SAMADHI
PADA. Yoga citta vrtti nirodhah. I-2. Yoga é a inibição das modificações da mente. Este é um dos mais importantes e conhecidos sutras deste tratado, não por
tratar de algum princípio importante ou técnica de valor prático, mas por
definir, usando apenas quatro palavras, a natureza essencial do Yoga. Há certos
conceitos, em toda ciência, que são de natureza básica e que devem ser
entendidos corretamente caso o estudante pretenda ter um domínio satisfatório
do tema como um todo. As ideias implícitas nas quatro palavras deste sutra são
de natureza fundamental, e, portanto, o estudante deve tentar aprender, através
de estudo e reflexões, seu significado real. Sem dúvida, o sentido dessas
palavras somente estará suficientemente claro quando o livro tiver sido
inteiramente estudado, e os vários aspectos do assunto considerados em sua
relação mútua. A expectativa é de que palavras de importância tão fundamental
sejam cuidadosamente definidas e tais definições inseridas onde quer que sejam
necessário. Mas, no caso do presente sutra, nenhuma dessas definições foi dada
e podemos, portanto, concluir que o autor espera que o estudante adquira uma
ideia clara da importância das palavras, estudando o livro inteiro. Mas, como é
necessário que o estudante não comece seu estudo com ideias errôneas ou
confusas, talvez valha a pena considerar-se neste estágio inicial, a relevância
das palavras e do sutra de maneira geral. Comecemos pela palavra Yoga. A
palavra Yoga, em sânscrito, tem um grande número de significados. Ela é
derivada da raiz yuj, que quer dizer unir, e a ideia de união está presente em
todos os significados. Quais são duas coisas que se procura unir pela prática
do Yoga? De acordo com as mais elevadas concepções da filosofia hindu, da qual
a ciência do Yoga é uma parte integrante, a alma humana, ou jivatma, é uma
faceta ou expressão parcial da super alma, ou Paramatma, a Divina Realidade,
fonte ou substrato do Universo manifestado. Embora, em essência, os dois sejam
o mesmo e sejam indivisíveis, ainda assim, Jivatma tornou-se subjetivamente
separado de Paramatma e está destinado, depois de atravessar um ciclo evolutivo
no Universo manifestado, a unir-se outra vez com Ele, em consciência. Este
estado de unificação dos dois, em consciência, bem como o processo mental e a
disciplina através da qual esta união é atingida, são ambos chamados Yoga. Esta
concepção é formulada de maneira diferente na filosofia samkhya, mas, numa
análise mais acurada, verificar-se-á a ideia fundamental essencialmente a
mesma. Chegamos, agora, à palavra citta. Esta palavra é derivada de cit ou citi
(IV-34), um dos três aspectos do Paramatma, chamado sat cita nanada no Vedanta.
Este é o aspecto em que se baseia o lado forma do Universo e através do qual
ele é criado. O reflexo deste aspecto na alma individual, que é um microcosmo,
é chamado citta. Citta é, assim, aquele instrumento ou meio através do qual
jivatma materializa seu mundo individual, nele vive e evolui, até que se torne
perfeito e unido como Paramatma. Em termos gerais, por conseguinte, citta
corresponde à “mente” da psicologia moderna, mas tem um alcance e um campo de
atuação do qual a consciência atua em todos os planos do Universo manifestado,
a “mente” da psicologia moderna é confinada tão somente à expressão do
pensamento, volição e sentimento. Não devemos, entretanto, cometer o erro de
imaginar citta como uma espécie de meio material moldado sob diferentes formas,
quando diferentes tipos de imagens mentais são produzidas. Fundamentalmente,
sua natureza é a da consciência, que é imaterial, mas afetada pela matéria. De
fato, pode-se dizer que citta é um produto de ambos, consciência e matéria, ou
purusha e prakrti, sendo ambos necessários para seu funcionamento. É como uma
tela intangível, que permite que a luz da consciência seja projetada no mundo
manifestado e somente pode ser conhecido quando se atinge a Iluminação ou
Nirvana. De fato, a teoria da percepção, analisada na seção IV, dá uma
indicação geral em relação à natureza de citta, mas não diz o que citta é
essencialmente. A terceira palavra que temos de considerar neste sutra é vrtti.
Ela é derivada da raiz vrt, que significa “existir”. Vrtti é, assim, uma
maneira de existir. Considerando os modos nos quais alguma coisa existe,
podemos levar em conta suas modificações, estados, atividades ou suas funções.
Todas estas conotações estão contidas no significado de vrtti, mas no presente
contexto este termo é melhor traduzido pelas palavras “modificações” ou
“funcionamento”. Às vezes, a palavra é traduzida como “transformações”, o que
não parece justificável, porque na transformação a ênfase está na mudança e não
na condição. As transformações de citta podem ser interrompidas e, ainda assim,
permanecer em uma modificação particular, como acontece em sabija samadhi. Como
o objetivo final do Yoga é a inibição de todas as modificações em nirbija
samadhi, pode-se constatar que a palavra “transformação” não expressará
adequadamente o significado da palavra vrtti. Além do mais, a
palavra “transformação” deve ser usada para os três parinamas tratados na
primeira parte da seção III. Dado que citta tem uma existência funcional e vem
à existência somente quando a consciência é afetada pela matéria, a palavra
“funcionamento” talvez expresse ao máximo a importância de vrtti no presente
contexto, mas a palavra “modificações” é também usada em geral e compreendida
mais facilmente, podendo, portanto, ser utilizada. Ao tentar entender a
natureza de citta vrttis, devemo, precaver-nos contra algumas falsas concepções
às vezes comuns entre aqueles que não estudaram o assunto profundamente. A
primeira coisa a ser notada é que citta vrtti não é uma vibração. Já vimos que
citta não é algo material e, portanto, não há nela qualquer vibração. As
vibrações somente ocorrem num veículo e podem produzir uma citta vrtti. Os dois
são diferentes, embora relacionados. O segundo ponto a ser destacado é que
citta vrtti não é uma imagem mental, embora possa ser, e geralmente o é,
associada a imagens mentais. A classificação quíntupla da citta vrttis, em I-5
mostra isso claramente. As imagens mentais podem ser de inúmeras espécies, mas
o autor classificou citta vrttis em cinco títulos somente. Isso mostra que
citta vrttis tem um caráter mais fundamental e abrangente do que as meras
imagens mentais com as quais estão associadas. Este não é o lugar para
discussões detalhadas sobre a natureza essencial de citta vrttis, já que a
questão envolve a natureza essencial de citta. Mas, se o estudante analisar
cuidadosamente os seis sutras (I-6-11), que tratam das cinco classes de vrttis,
verá que eles representam os estados fundamentais ou tipos de modificações da
mente concreta inferior com as quais o homem comum está familiarizado. Mas o
número e a natureza desses diferentes tipos destinam-se a ser diferentes nos
reinos superiores de citta. A última palavra a ser considerada é nirodha.
Derivada da palavra niruddhan, significa “restringido”, “controlado”,
“inibido”. Todos estes significados são aplicáveis aos diferentes estágios do
Yoga. Restrição está incluída nos estágios iniciais; controle, nos estágios
mais avançados; inibição ou total supressão, no último. O tema nirodha foi
tratado em III-9, e o estudante deve ler cuidadosamente o que foi escrito a
esse respeito. Se o estudante tiver compreendido o significado das quatro
palavras neste sutra, verá que define de modo magistral a natureza essencial do
yoga. A eficácia da definição está no fato de que ela cobre todos os estágios
do progresso pelos quais passa o yogi , assim como todos os estágios de desenvolvimento
da consciência resultante desse progresso. É igualmente aplicável ao estágio do
Kriya Yoga, no qual ele aprende as lições preliminares, aos estágios de dharana
e dhyana, nos quais ele traz a mente sob seu completo controle, para o estágio
de subija samadhi, no qual ele tem de suprimir as “sementes” de samprajnata
samadhi, e ao último estágio de nirbija samadhi, em que ele inibe todas as
modificações de citta e ultrapassa o domínio de prakrti, entrando no mundo da
Realidade. O significado integral do sutra somente será compreendido quando o
tema Yoga tiver sido estudado por completo, em todos os seus aspectos, sendo,
assim inútil dizer algo mais neste estágio. Livro A Ciência do Yoga. Abraço.
Davi.
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