Livro
Budismo Moderno – O Caminho de Compaixão e Sabedoria. PREFÁCIO. Por Geshe
Kelsang Gyatso. Budismo é a prática dos ensinamentos de Buda, também
denominados “Dharma”, palavra que significa “proteção”. Praticando os
ensinamentos de Buda, os seres vivos ficam permanentemente protegidos do
sofrimento. O fundador do Budismo é Buda Shakyamuni, que, em 589 a.C., em Bodh
Gaya, na Índia, mostrou como alcançar a meta suprema dos seres vivos, a
conquista da iluminação. Por solicitação dos deuses Brahma e Indra, Buda
começou, então, a expor seus profundos ensinamentos, ou seja, “girou a Roda do
Dharma”. Buda deu 84 mil ensinamentos, e, a partir desses preciosos
ensinamentos, o Budismo se desenvolveu neste mundo. Podemos ver, atualmente,
muitos tipos diferentes de Budismo, como o Budismo Zen e o Theravada. Esses
diferentes aspectos são, todos eles, práticas dos ensinamentos de Buda, e todos
são igualmente preciosos: eles são apenas apresentações diferentes. Neste livro,
explicarei o Budismo de acordo com a Tradição Kadampa, que eu tenho estudado e
praticado. Esta explicação não é dada com o objetivo de um entendimento
intelectual, mas para que se obtenham profundas realizações através das quais
possamos solucionar os nossos problemas diários das delusões e realizar o
verdadeiro sentido de nossa vida humana. Há dois estágios na prática dos
ensinamentos de Buda: as práticas de Sutra e as de Tantra, ambas explicadas
neste livro. Embora as instruções aqui apresentadas venham de Buda Shakyamuni e
de mestres budistas como Atisha, Je Tsongkhapa e de nossos professores atuais,
este livro é intitulado Budismo Moderno porque sua apresentação do Dharma foi
concebida especialmente para as pessoas do mundo moderno. A minha intenção ao
escrever este livro é dar ao leitor um forte encorajamento para que desenvolva
e mantenha compaixão e sabedoria. Se cada um praticar sinceramente o caminho da
compaixão e da sabedoria, todos os seus problemas serão solucionados e nunca
mais voltarão a surgir. Isto, eu posso garantir. Precisamos praticar os
ensinamentos de Buda porque não existe nenhum outro método verdadeiro para
solucionar os problemas humanos. A tecnologia moderna, por exemplo, não pode
ser considerada um método autêntico para solucionar os problemas humanos pelo
fato de ela, frequentemente, ocasionar ainda mais sofrimentos e perigos. Embora
queiramos ser felizes o tempo todo, não sabemos como conseguir isso e estamos
sempre destruindo a nossa própria felicidade gerando raiva, visões negativas e
intenções negativas. Até em nossos sonhos, estamos sempre tentando fugir dos
problemas, mas não sabemos como nos libertar do sofrimento e dos problemas.
Como não compreendemos a verdadeira natureza das coisas, estamos sempre criando
o nosso próprio sofrimento e problemas ao executar ações inadequadas ou não
virtuosas. A fonte de todos os nossos problemas e sofrimentos do dia a dia é o
nosso desejo descontrolado, também conhecido como “apego”. Desde tempos sem
início, porque temos tido desejos descontrolados, visando a satisfação dos
nossos próprios desejos, executamos diversos tipos de ações não virtuosas –
ações que prejudicam os outros. Como resultado, experienciamos continuamente
diversos tipos de sofrimento e condições de infelicidade vida após vida,
sem-fim. Quando nossos desejos não são satisfeitos, normalmente experienciamos
sensações desagradáveis, como infelicidade ou depressão: as sensações
desagradáveis são o nosso problema, isto é, o problema que verdadeiramente nos
pertence – a razão disso é que somos muito apegados à satisfação dos nossos
desejos. Quando perdemos um amigo próximo, experienciamos dor e infelicidade,
mas isso somente acontece porque não temos habilidade de controlar nosso
desejo. Quando perdemos nossas posses e as coisas de que gostamos,
experienciamos infelicidade e ficamos perturbados e com raiva. Isso acontece
porque nossos desejos pelas coisas são descontrolados. Se fôssemos capazes de
controlar nosso desejo, não haveria base para experienciarmos esses problemas.
Muitas pessoas envolvem-se em lutas, ações criminosas e até mesmo em guerras:
todas essas ações surgem de seu desejo descontrolado em satisfazer seus
próprios desejos. Assim, podemos ver que não há um único problema experienciado
pelos seres vivos que não venha de seus desejos descontrolados. Isto prova que,
a menos que controlemos nosso desejo, os nossos problemas nunca irão cessar.
Portanto, qualquer pessoa – budista ou não budista – que não deseje
experienciar problemas e sofrimentos deverão aprender a controlar seu desejo
por meio do treino nas meditações específicas que são apresentadas nos
ensinamentos de Buda. Precisamos entender que os nossos problemas não existem
fora de nós, mas fazem parte da nossa mente, que está experienciando sensações
desagradáveis. Por exemplo, quando nosso computador tem um problema, costumamos
dizer “eu tenho um problema”, mas na realidade o problema é do computador e não
nosso. O problema do computador é um problema exterior, e o problema que
verdadeiramente nos pertence – ou seja, a nossa própria sensação desagradável –
é um problema interior. Esses dois problemas são totalmente diferentes.
Precisamos solucionar o problema do computador consertando-o, e precisamos
solucionar o problema que verdadeiramente nos pertence por meio de controlarmos
o nosso desejo de que o problema do computador seja solucionado. Mesmo se
conseguirmos solucionar o problema do computador, se formos incapazes de
controlar nosso desejo pelo computador, continuaremos a experienciar novos
problemas relacionados com o computador. O mesmo acontece com a nossa casa, o
nosso dinheiro, os nossos relacionamentos, e assim por diante. Como a maioria
das pessoas acredita equivocadamente que os problemas exteriores são os seus
próprios problemas, elas buscam refúgio em objetos errôneos. Como resultado, o
seu sofrimento e os seus problemas nunca acabam. Enquanto formos incapazes de
controlar as nossas delusões, como o nosso desejo descontrolado, teremos de
experienciar sofrimentos e problemas continuamente nesta vida e vida após vida,
sem-fim. Como estamos firmemente atados pela corda do desejo descontrolado que
temos pelos prazeres do samsara (o ciclo de vida impura), para nós é impossível
ficarmos livres de sofrimentos e problemas a não ser que pratiquemos os ensinamentos
de Buda – o Dharma. Entendendo isso, devemos desenvolver e manter o forte
desejo de abandonar a raiz do sofrimento – o desejo descontrolado. Esse forte
desejo de abandonar a raiz do sofrimento é denominado “renúncia”, e surge da
nossa sabedoria. Os ensinamentos de Buda são métodos científicos para
solucionar permanentemente os problemas de todos os seres vivos. Colocando os
seus ensinamentos em prática, seremos capazes de controlar o nosso desejo e,
como consequência disso, ficaremos permanentemente livres de todos os nossos
sofrimentos e problemas. Podemos então entender, apenas com esta explicação,
como os ensinamentos de Buda – o Dharma – são preciosos e importantes para
todos. Como foi mencionado acima, uma vez que todos os nossos problemas vêm do
desejo descontrolado, e visto que não existe outro método que não os
ensinamentos de Buda – o Dharma – para controlar nosso desejo, fica claro que
somente o Dharma é o verdadeiro método para solucionar os nossos problemas do
dia a dia. Por praticar os ensinamentos de Buda sobre a visão profunda da
vacuidade, apresentados no capítulo Treinar a Bodhichitta Última, podemos
solucionar permanentemente nossos problemas diários que surgem do apego, da
raiva e da ignorância do agarramento ao em si. A raiz do desejo descontrolado e
de todo o nosso sofrimento é a ignorância do agarramento ao em-si, a ignorância
sobre o modo como as coisas realmente existe. Sem nos apoiarmos nos
ensinamentos de Buda, não conseguiremos identificar essa ignorância; e, sem
praticar os ensinamentos de Buda sobre a vacuidade, não poderemos abandoná-la.
Consequentemente, não teremos a oportunidade de alcançar a libertação do
sofrimento e dos problemas. Por meio desta explicação, podemos compreender que
todos os seres vivos precisam praticar o Dharma, uma vez que todos – sejam eles
humanos ou não-humanos, budistas ou não- -budistas – desejam ser livres do
sofrimento e dos problemas. Não existe outro método para conquistar esse
objetivo. Livro Budismo Moderno – Prefácio. Abraço. Davi
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