Livro
O Budismo Moderno – O Caminho de Compaixão e Sabedoria. Por Geshe Kelsang
Gyatso. O QUE É O BUDISMO? Budismo é a prática dos ensinamentos de Buda, também
denominados “Dharma”, palavra que significa “proteção”. Praticando os
ensinamentos de Buda, os seres vivos ficam permanentemente protegidos do
sofrimento. O fundador do Budismo é Buda Shakyamuni, que, em 589 a.C., em Bodh
Gaya, na Índia, mostrou como alcançar a meta suprema dos seres vivos, a
conquista da iluminação. Por solicitação dos deuses Brahma e Indra, Buda
começou, então, a expor seus profundos ensinamentos, ou seja, “girou a Roda do
Dharma”. Buda deu 84 mil ensinamentos, e, a partir desses preciosos
ensinamentos, o Budismo se desenvolveu neste mundo. Podemos ver, atualmente,
muitos tipos diferentes de Budismo, como o Budismo Zen e o Theravada. Esses
diferentes aspectos são, todos eles, práticas dos ensinamentos de Buda, e todos
são igualmente preciosos: eles são apenas apresentações diferentes. Neste
livro, explicarei o Budismo de acordo com a Tradição Kadampa, que eu tenho
estudado e praticado. Esta explicação não é dada com o objetivo de um
entendimento intelectual, mas para que se obtenham profundas realizações
através das quais possamos solucionar os nossos problemas diários das delusões
e realizar o verdadeiro sentido de nossa vida humana. Há dois estágios na
prática dos ensinamentos de Buda: as práticas de Sutra e as de Tantra, ambas
explicadas neste livro. Embora as instruções aqui apresentadas venham de Buda
Shakyamuni e de mestres budistas como Atisha, Je Tsongkhapa e de nossos
professores atuais, este livro é intitulado Budismo Moderno porque sua
apresentação do Dharma foi concebida especialmente para as pessoas do mundo
moderno. A minha intenção ao escrever este livro é dar ao leitor um forte encorajamento
para que desenvolva e mantenha compaixão e sabedoria. Se cada um praticar
sinceramente o caminho da compaixão e da sabedoria, todos os seus problemas
serão solucionados e nunca mais voltarão a surgir. Isto, eu posso garantir.
Precisamos praticar os ensinamentos de Buda porque não existe nenhum outro
método verdadeiro para solucionar os problemas humanos. A tecnologia moderna,
por exemplo, não pode ser considerada um método autêntico para solucionar os
problemas humanos pelo fato de ela, frequentemente, ocasionar ainda mais
sofrimentos e perigos. Embora queiramos ser felizes o tempo todo, não sabemos
como conseguir isso e estamos sempre destruindo a nossa própria felicidade
gerando raiva, visões negativas e intenções negativas. Até em nossos sonhos,
estamos sempre tentando fugir dos problemas, mas não sabemos como nos libertar
do sofrimento e dos problemas. Como não compreendemos a verdadeira natureza das
coisas, estamos sempre criando o nosso próprio sofrimento e problemas ao
executar ações inadequadas ou não virtuosas. A fonte de todos os nossos
problemas e sofrimentos do dia a dia é o nosso desejo descontrolado, também
conhecido como “apego”. Desde tempos sem início, porque temos tido desejos
descontrolados, visando a satisfação dos nossos próprios desejos, executamos
diversos tipos de ações não virtuosas – ações que prejudicam os outros. Como
resultado, experienciamos continuamente diversos tipos de sofrimento e
condições de infelicidade vida após vida, sem-fim. Quando nossos desejos não
são satisfeitos, normalmente experienciamos sensações desagradáveis, como
infelicidade ou depressão: as sensações desagradáveis são o nosso problema,
isto é, o problema que verdadeiramente nos pertence – a razão disso é que somos
muito apegados à satisfação dos nossos desejos. Quando perdemos um amigo
próximo, experienciamos dor e infelicidade, mas isso somente acontece porque
não temos habilidade de controlar nosso desejo. Quando perdemos nossas posses e
as coisas de que gostamos, experienciamos infelicidade e ficamos perturbados e
com raiva. Isso acontece porque nossos desejos pelas coisas são descontrolados.
Se fôssemos capazes de controlar nosso desejo, não haveria base para
experienciarmos esses problemas. Muitas pessoas envolvem-se em lutas, ações
criminosas e até mesmo em guerras: todas essas ações surgem de seu desejo
descontrolado em satisfazer seus próprios desejos. Assim, podemos ver que não
há um único problema experienciado pelos seres vivos que não venha de seus
desejos descontrolados. Isto prova que, a menos que controlemos nosso desejo,
os nossos problemas nunca irão cessar. Portanto, qualquer pessoa – budista ou
não budista – que não deseje experienciar problemas e sofrimentos deverão
aprender a controlar seu desejo por meio do treino nas meditações específicas
que são apresentadas nos ensinamentos de Buda. Precisamos entender que os
nossos problemas não existem fora de nós, mas fazem parte da nossa mente, que
está experienciando sensações desagradáveis. Por exemplo, quando nosso
computador tem um problema, costumamos dizer “eu tenho um problema”, mas na
realidade o problema é do computador e não nosso. O problema do computador é um
problema exterior, e o problema que verdadeiramente nos pertence – ou seja, a
nossa própria sensação desagradável – é um problema interior. Esses dois
problemas são totalmente diferentes. Precisamos solucionar o problema do
computador consertando-o, e precisamos solucionar o problema que
verdadeiramente nos pertence por meio de controlarmos o nosso desejo de que o
problema do computador seja solucionado. Mesmo se conseguirmos solucionar o
problema do computador, se formos incapazes de controlar nosso desejo pelo
computador, continuaremos a experienciar novos problemas relacionados com o
computador. O mesmo acontece com a nossa casa, o nosso dinheiro, os nossos
relacionamentos, e assim por diante. Como a maioria das pessoas acredita
equivocadamente que os problemas exteriores são os seus próprios problemas,
elas buscam refúgio em objetos errôneos. Como resultado, o seu sofrimento e os
seus problemas nunca acabam. Enquanto formos incapazes de controlar as nossas
delusões, como o nosso desejo descontrolado, teremos de experienciar
sofrimentos e problemas continuamente nesta vida e vida após vida, sem-fim.
Como estamos firmemente atados pela corda do desejo descontrolado que temos
pelos prazeres do samsara (o ciclo de vida impura), para nós é impossível
ficarmos livres de sofrimentos e problemas a não ser que pratiquemos os
ensinamentos de Buda – o Dharma. Entendendo isso, devemos desenvolver e manter
o forte desejo de abandonar a raiz do sofrimento – o desejo descontrolado. Esse
forte desejo de abandonar a raiz do sofrimento é denominado “renúncia”, e surge
da nossa sabedoria. Os ensinamentos de Buda são métodos científicos para solucionar
permanentemente os problemas de todos os seres vivos. Colocando os seus
ensinamentos em prática, seremos capazes de controlar o nosso desejo e, como
consequência disso, ficaremos permanentemente livres de todos os nossos
sofrimentos e problemas. Podemos então entender, apenas com esta explicação,
como os ensinamentos de Buda – o Dharma – são preciosos e importantes para
todos. Como foi mencionado acima, uma vez que todos os nossos problemas vêm do
desejo descontrolado, e visto que não existe outro método que não os
ensinamentos de Buda – o Dharma – para controlar nosso desejo, fica claro que
somente o Dharma é o verdadeiro método para solucionar os nossos problemas do
dia a dia. Por praticar os ensinamentos de Buda sobre a visão profunda da
vacuidade, apresentados no capítulo Treinar a Bodhichitta Última, podemos
solucionar permanentemente nossos problemas diários que surgem do apego, da
raiva e da ignorância do agarramento ao em si. A raiz do desejo descontrolado e
de todo o nosso sofrimento é a ignorância do agarramento ao em-si, a ignorância
sobre o modo como as coisas realmente existe. Sem nos apoiarmos nos
ensinamentos de Buda, não conseguiremos identificar essa ignorância; e, sem
praticar os ensinamentos de Buda sobre a vacuidade, não poderemos abandoná-la.
Consequentemente, não teremos a oportunidade de alcançar a libertação do
sofrimento e dos problemas. Por meio desta explicação, podemos compreender que
todos os seres vivos precisam praticar o Dharma, uma vez que todos – sejam eles
humanos ou não-humanos, budistas ou não- -budistas – desejam ser livres do
sofrimento e dos problemas. Não existe outro método para conquistar esse
objetivo. Livro O Budismo Moderno – O Caminho de Compaixão e Sabedoria. Abraço.
Davi
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