Judaísmo. www.morasha.com.br. O ETERNO D-US DE
ISRAEL. O princípio fundamental da religião judaica é a existência absoluta de
D-s. O judaísmo revela que D-s é um Ser pleno de propósitos, criador de um
mundo no qual o homem tem uma razão de ser. Maimônides (1138-1204), o maior de
todos os filósofos judeus, inicia o seu Código de Leis com a afirmação de que o
fundamento de todos os fundamentos e o pilar de todo o conhecimento reside em
saber-se que existe um D's que dá vida a todos os seres. Similarmente, o
primeiro dos Treze Princípios de Fé Judaica, outra obra de Maimônides, proclama
que D's é o Criador Único e Senhor de todas as coisas. O judaísmo se inicia e
termina com a menção a D's - o D's de Abrahão, Isaac e Jacob, que, ao longo de
toda a Bíblia, se autodenomina "D's de Israel". No entanto, quem é
este D's de Israel? O que sabemos sobre este D's que libertou o povo judeu da
servidão no Egito e, a seguir, revelou-Se a eles no Deserto do Sinai? D-US
VERDADEIRO. Na Bíblia, o profeta Jeremias proclama que "o Senhor D's é a
Verdade; Ele é o D's Vivo..." (Jeremias 10:10). O profeta assim nos dá os
conceitos mais básicos acerca de D's. Como D's de Israel é um D's Vivo, Ele
certamente é tão existente e presente quanto qualquer outro ser. Portanto, D's
não pode ser apenas considerado como um "princípio universal" ou um
"conceito filosófico", como tentam apregoar alguns pensadores. Além
disso, como o D's de Israel é o D's verdadeiro, Sua existência é real e
incondicional, não sendo, portanto, sustentada ou definida pela fé ou imaginação
de um ou outro indivíduo. D-US OCULTO, E no entanto, apesar de ser D's Vivo e
Verdadeiro, o D's de Israel nos parece, com frequência, misterioso e
inatingível. A Torá relata que nem mesmo Moisés, o maior entre todos os
profetas, podia perceber plenamente o alcance da Glória Divina (Êxodo
33:18-20). Em outra parte da Bíblia, o profeta Isaías clama diante de D's:
"Tu és um D's misterioso, que te ocultas" (Isaías 45:15). E, em uma
obra clássica do Zohar consta que "Não há ideia ou pensamento que possa
abarcar a plenitude de D's" (Tikunei Zohar, 17a). O Rabi Shneur Zalman de
Liadi, fundador do movimento Chabad-Lubavitch, explica-nos que assim como
fisicamente uma mão não consegue agarrar um pensamento, tampouco consegue a
mente humana captar a plenitude de D's. Na Torah D's nos aponta que o homem
jamais O entenderá verdadeiramente, assim como não entenderá os Seus caminhos
(Isaías 55:8-9). Entretanto, D's também proclama que se verdadeiramente O
buscarmos, com todo o nosso coração e toda a nossa alma, certamente O encontraremos
(Deuteronômio 4:29). De fato, apesar de nenhum ser humano jamais poder alcançar
o Divino, nem tampouco captar toda a Sua essência, há uma enormidade de noções
acerca de D's que nos são conhecidas. CRIADOR DO UNIVERSO. A Bíblia basicamente
define D's como o Criador de todos os seres vivos e inanimados. Não há
absolutamente nada no universo, quer seja espiritual ou material, que não se
tenha originado de D's. O verso de abertura da Torá nos relata: "No
princípio criou D's os Céus e a Terra" (Gênese 1:1). Adiante, afirma:
"Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas" (Isaías 44:24).
Claramente, por ter criado todo o universo, D's criou todas as matérias
físicas. No artigo intitulado "O que sabemos acerca de D's", Aryeh
Kaplan, renomado rabino e físico norte-americano, utiliza a Teoria da
Relatividade de Einstein para derivar algumas definições básicas sobre D's. O
Rabi Kaplan escreve que a Teoria da Relatividade estabelece que espaço e tempo
são atributos da matéria. Isto significa que em tendo criado tudo o que é
físico, D's simultâneamente criou as noções de espaço e tempo. Como,
obviamente, D's antecede Suas criações, Ele não é afetado nem determinado pela
matéria, espaço ou tempo. TEMPO. E como D's esta alem da noção de tempo, todas
as estruturas temporais - início, período de existência e fim - não se aplicam
a Ele. As pessoas geralmente perguntam: se D's criou o universo, quem, então,
criou D's? A estas se responde que D's esta alem da noção de tempo que Ele
mesmo criou. Portanto Ele não teve início , nunca foi criado. D's sempre
existiu. O judaísmo sempre afirmou que D's é Eterno, não teve início, "não
envelhece" e não tem fim. Como nos explica o Rabino Aryeh Kaplan, o fato
de D's manter-se apartado de qualquer atributo de tempo nos revela ainda mais
sobre a natureza de Sua existência. As mudanças somente ocorrem dentro de uma
estrutura de tempo e, portanto, D's não vivencia mudanças. Este conceito também
é mencionado na Bíblia: "Porque Eu sou o Senhor, eu não mudo"
(Malaquias 3:6). MATÉRIA E ESPAÇO. Como os atributos de matéria e espaço não se
aplicam a D's, Ele naturalmente não possui aparência nem forma. Em hipótese
alguma D's pode ser um Ser físico, pois tudo o que é físico é feito de matéria
e ocupa espaço Basicamente, é esta a razão pela qual D's não pode ser visto.
Quando D's se revelou ao povo judeu no Monte Sinai, o povo apenas O ouviu, não
O podendo ver. E, de fato, a Torá diz que os atributos físicos não se aplicam a
D's: "Guardai, pois, cuidadosamente as vossas almas, pois aparência
nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus vos falou, em Horeb
(Sinai)" (Deuteronômio 4:15). Surge, às vezes, confusão, pois a Bíblia
parece indicar, em algumas passagens, que D's tem atributos físicos e humanos e
que vivencia mudanças. Um exemplo clássico disto é o verso da Torá que afirma
que o homem foi criado à imagem de D's (Gênese 1:26). No entanto, tal afirmação
é apenas uma figura de retórica. Pois, como explicam nossos sábios, se a Torá deve
ser compreensível ao homem - um ser finito que vive em um mundo físico finito -
precisa, então, falar a linguagem dos homens (Berachot 31a). Portanto, a Bíblia
utiliza uma linguagem antropomórfica - atribuindo qualidades humanas a D's -
para que o homem possa, ao menos em parte, entender e relacionar-se com Ele.
Assim sendo, ao invés de falar da Infinita Onisciência Divina, a Bíblia diz que
os "olhos" de D's estão em toda a parte e vêem tudo o que se passa no
mundo. Quando D's se contém em aplicar a justiça severa, a Bíblia afirma que
Ele "se tornou misericordioso", ou que "usou Sua mão
direita". Quanto ao conceito de ter o homem sido criado à imagem de D's,
uma das inúmeras explicações para esse verso é que o homem foi criado com uma
alma Divina que, como o Criador, é imortal e eterna. UNICIDADE DIVINA. Há ainda
um atributo de D's de importância capital. É revelado no verso mais enfatizado
da Torá: "Escuta, ó Israel, o Senhor é nosso D's, o Senhor é Um"
(Deuteronômio 6:4). Tal verso, conhecido como o Shemá Israel, é a mais sagrada
de todas as preces judaicas, porque revela o principal atributo Divino. O D's
de Israel é definido por Sua Unicidade. D's e apenas Ele é a Fonte e o Criador
de todos os seres animados e inanimados, espirituais e físicos. Não há outras
divindades nem fontes independentes de poder no universo. A Torá nos diz:
"Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é D's
em cima no céu, e embaixo na terra; nenhum outro há". (Deuteronômio 4:39).
Até mesmo a Filosofia deixa claro que D's necessariamente é Único, e que não
pode haver dois Seres Onipotentes. Pois se um é mais poderoso que o outro,
obviamente o menos forte não é onipotente. E se ambos são absolutamente iguais
em poder, um pode refrear o outro, e, assim, nenhum dos dois é onipotente. Daí,
pois, que só pode haver Um Ser Onipotente. Todos os conceitos da moralidade
dependem da Unicidade de D's. Se D's não fosse Uno, não haveria código
universal de conduta e comportamento humano, nem um código único de Verdade e
Justiça. É por este motivo que a Torá afirma que a idolatria - a crença de que
existe mais do que um único D's - equivale à negação de toda a Torá. Os
Mandamentos Divinos só podem ser absolutos e supremos se Ele é reconhecido como
sendo Uno e o Único Senhor e Juiz do universo. A Bíblia assim se refere a D's:
"Porque o "Senhor Altíssimo é tremendo, é o grande Rei de toda a
terra" (Salmos 47:2). Poderia parecer, como alguns indivíduos pensam
erroneamente , que um D's assim tão grandioso, que não pode ser visto e que é
intemporal, fosse distante e inatingível. Acreditam , erroneamente como
explicaremos mais adiante , que um D's que criou todo um universo não poderia
ou " não se interessaria em cuidar " dos seres humanos, muito menos
de cada indivíduo em especial. UM D-US PESSOA. O primeiro dos Dez Mandamentos é
a revelação Divina ao povo judeu. Está escrito: "Eu sou o Senhor teu D's,
que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxodo 20:2). Alguns
comentaristas indagam por que teria D's estabelecido a Sua existência através
do Êxodo, e não através do fato de que Ele criou e rege todo o universo. Por
que D's não teria dito: "Sou o Senhor teu D's que criou e rege todo o
universo"? Estes comentaristas respondem que se D's Se tivesse revelado
como o Criador do Universo, poderíamos pensar que D's criou o mundo e seus
habitantes, retirando-se e afastando-se, a seguir. O primeiro dos Dez
Mandamentos revela que D's está profundamente envolvido com a Sua criação. É um
D's pessoal, como está escrito: "Perto está o Senhor de todos os que O
invocam, de todos os que O invocam em verdade" (Salmos 145:18). Na Bíblia,
o profeta Ezequiel fala contra aqueles que clamam que "O Senhor não nos
vê, o Senhor abandonou a terra" (Ezequiel 8:12). Mas é natural que se
pergunte como iria um D's que criou um universo inteiro preocupar-se com os
seres humanos. O Rei David dirigiu esta mesma pergunta a D's: "Quando
contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que
estabeleceste; que é o homem, mero mortal, para que dele te lembres? E o filho
do homem para que o visites? (Salmos 8:3,4 ). A resposta a esta e outras
perguntas semelhantes é que D's é Infinito. O Rabi Shneur Zalman of Liadi
escreve em sua obra-prima cabalística, o Livro Tanya, que não há lugar algum no
universo desprovido da presença Divina. Na linguagem da Cabalá, D's é
mencionado como o Ein Sof - o Infinito, Aquele que não tem fim nem limite. D's
não é limitado pela matéria, espaço ou tempo; e por ser Uno e Infinito, Ele
está em todas as partes a todo o tempo. A infinidade é indivisível e sem
dimensões nem limitações e, portanto, para um D's Infinito, o grande e o
pequeno são iguais em magnitude e relevância. Este D's que olha por todas as
galáxias e estrelas no firmamento é igualmente consciente e atento aos detalhes
mais ínfimos na vida de cada uma das pessoas. D's vê o que fazemos, ouve o que
dizemos e sabe de tudo o que pensamos e sentimos. A Bíblia nos conta que:
" O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração" (Samuel 16:7).
D's alegra-se com nosso feitos, partilha de nosso júbilo e sente nosso
sofrimento. Pois está escrito: "Ele Me invocará, e Eu lhe responderei; na
sua angústia Eu estarei com ele..." (Salmos 91:15). Os sábios do Talmud
usam a linguagem antropomórfica ao dizer que quando uma pessoa está em aflição,
a Divina Presença está em aflição (Sanhedrin 6:5). Apesar de D's só se ter
revelado no Sinai ao povo judeu, incumbindo-os de uma missão Divina, a Bíblia
deixa claro que D's é o Pai de todos os seres humanos (Malaquias 2:10).
Juntamente com Sua Unicidade, D's é definido, acima de tudo, por sua Bondade,
Amor e Misericórdia Infinitas. Como está escrito: "Com amor Eterno Eu te
amei..." (Jeremias 31:3). Em Sua Bondade Infinita, D's concede Sua
Providência e Sua Atenção a cada uma de Suas criaturas. Pois está dito:
"Ele fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e mantém para
sempre a sua fidelidade. Ele faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm
fome" (Salmos 146:6-7). Também está escrito: "O Senhor é bom para
todos, e as Suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras"
(Salmos 145:9). Quanto ao povo judeu, D's o chama o Seu primogênito, Sua
glória, Seu tesouro, e uma nação de justos da qual se orgulha. O Baal Shem Tov
(1698-1760), fundador do movimento Chassídico, ensina que D's ama cada judeu
mais do que os pais amam seu único filho, nascido em sua velhice. E este amor
Divino é incondicional e se aplica a cada judeu, sem distinção. Maimônides
escreveu que uma pessoa pode passar a vida em pecado, blasfemando contra D's,
mas Este sempre está pronto a aceitá-lo de volta e a lhe permitir um novo
começo. Maimônides inicia seu Código de Leis afirmando que o fundamento de
todos os fundamentos é a existência de D's. Encerra este Código falando de uma
era em que o mundo inteiro estará ocupado apenas em conhecer os mistérios de
D's. Diz que será a época em que não haverá fome nem guerras, dificuldades nem
sofrimento. A bondade fluirá em abundância e todas as benesses estarão
disponíveis como o pó. Esta época, conhecida como a Era Messiânica, será a redenção
suprema para toda a humanidade. Falando desta era, dizemos ao término de nossas
preces diárias: "Naquele dia D's será Um e Seu Nome será Um"
(Zacarias 14:9). Nossos sábios fazem a seguinte pergunta: Não será D's sempre
Um, como o proclamamos no Shemá? Ao que respondem explicando que na redenção
messiânica não veremos mais diferenças entre às vezes D's que nos cobre de
bondade e outras nos cobre de tristeza. Naquele época ficará claro que D's
apenas pratica o bem, e que tudo o que ocorre no mundo - mesmo o que é visto
pelos homens como sendo ruim e doloroso - na realidade visa o próprio bem da
humanidade. O Rebe de Lubavitch (1902-1994) costumava proclamar que esta época
deixara de ser um sonho distante, e era uma iminente realidade. Perguntavam-lhe
como ele podia antever tanta coisa boa para o futuro de uma era marcada por
tanta maldade, especialmente com o povo judeu. O Rebe respondia que a hora mais
escura é a que antecede a aurora. O Êxodo foi precedido pela escravidão. A mais
intensa opressão de nossos antepassados no Egito ocorreu justamente antes de
sua libertação. Nossos sábios nos ensinam que a redenção suprema irá
comparar-se à redenção de nosso povo da escravidão no Egito. Na Bíblia, D's
mesmo nos promete: "Eu te mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída
da terra do Egito" (Miquéias 7:15). Será uma era de paz universal na qual
a existência e a presença de D's serão claras para todo o mundo. Não mais
haverá idolatria nem interpretações errôneas sobre D's Vivo e Verdadeiro. O
mundo inteiro reconhecerá que o D's de Israel é o Rei Único de todo o universo.
E, naquele dia, toda a humanidade perceberá e proclamará que D's é Um e Seu
Nome Santificado é Um.
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