Judaísmo. www.pt.chabad.org. CASAMENTO: DESTINO OU ACASO
? Quem é o Supremo Casamento. O casamento está predestinado ou depende dos
nossos esforços? Por um lado, ouvimos a ideia de que o cônjuge de uma pessoa é
bashert, pré-ordenado pela mão de D'us. Mas essa crença levanta muitas dúvidas.
Todos têm um bashert? Caso a resposta seja sim, por que é tão difícil encontrar
o parceiro, e por que tantos jamais conseguem? Bashert é um absoluto
inevitável, ou há exceções? Também ouvimos falar da necessidade de exercer
esforços (hishtadlut) para encontrar a alma gêmea: se um casamento é
predeterminado por decreto Divino, até que ponto o esforço e decisão do ser
humano participam do processo? O casamento é o tema fundamental nas atuais
porções da Torá. Primeiro – o casamento de Yitschac, descrito em detalhes
elaborados, como Avraham enviou seu servo para encontrar uma noiva para
Yitschac, concluindo com Rivka conhecendo e casando-se com Yitschac. Então, a
porção da semana passada, que termina com Yitschac e Rivka instruindo Yaacov a
ir procurar sua noiva. E a porção dessa semana elabora sobre a jornada de
Yaacov, sua busca e doloroso processo para descobrir sua alma gêmea, e
finalmente construir sua família em Charan. Desses episódios extraímos muitas
lições importantes sobre amor e casamento – mais relevantes hoje que nunca. Uma
das lições é a respeito da natureza do amor e o mistério de formar casais. No
contexto de Yaacov deixando Beersheva (a abertura da porção dessa semana) a fim
de encontrar uma esposa – o Midrash declara1: “O parceiro de casamento
de uma pessoa se origina de ninguém menos que D'us,” e cita fontes em todas as
três seções do Tanach. “Às vezes um homem vai até seu par designado (como
ocorreu com Yaacov); às vezes seu par designado vai até ele (como foi com
Yitschac).” O Midrash então continua2: Rabi Yehudah bar
Simon abriu [com o versículo] “D'us estabelece o solitário numa família”3. Uma matrona romana perguntou a Rabi
Yosei bar Chalafta: “Em quantos dias D'us criou Seu mundo?”
“Em seis dias,” ele respondeu.
“E o que Ele tem feito desde então?” perguntou ela.
“D'us senta e forma casais,” disse Rabi Yosei.
“Esta é a ocupação de D'us?” ela perguntou desdenhosamente. “Eu poderia fazer
isso também! Tenho um grande número de servos e servas e conseguiria formar
pares deles em uma hora!”
“Você poderia achar que é fácil, mas para D'us, é
tão difícil quanto partir o Mar Vermelho,” disse ele. Depois que Rabi Yosei
saiu, a matrona formou fileiras de seus servos, homens e mulheres, mil em cada
fileira, e disse a eles: “Este homem se casará com essa mulher,” formando os
pares à medida que caminhava pela fila durante a noite. Mas quando eles
voltaram ao trabalho na manhã seguinte, um tinha a cabeça ferida, outro estava
sem um olho e um deles tinha um pé quebrado. “O que está acontecendo aqui?” perguntou
a patroa. “Eu não quero esse aqui [como parceiro].” todos disseram. Ela dizendo
“Eu não ficarei com ele”, e ele dizendo: “Eu não ficarei com ela.” Ela foi até
Rabi Yosei e disse a ele: “Não há D'us como o seu D'us. Quando você me explicou
que D'us está ocupado formando pares, falou sabiamente.” O Talmud ecoa essa
crença declarando que antes de uma pessoa nascer D'us a designa para seu
companheiro ou companheira: “Uma voz celestial emerge e diz “essa mulher para
esse homem.’” Por outro lado, o Talmud declara que “um homem e uma mulher são
combinados um com o outro com base em seus méritos4. Como reconciliamos essas duas
posições: O casamento é projetado por decreto Divino ou é baseado nos méritos e
atos da pessoa? Há duas respostas: o Talmud explica que o “primeiro par” é por
decreto Divino, ao passo que o “segundo par” é baseado nos méritos da pessoa5. E é por isso que “formar os pares é
tão difícil quanto abrir o mar,” porque uma combinação baseada nos méritos
exige um esforço especial para unir duas pessoas que a princípio não eram
naturalmente compatíveis6. Outro Talmud sugere
uma resposta diferente: Embora uma combinação natural seja inicialmente feita
no céu, a intervenção humana - prece - pode superar e mudar o decreto Divino
(até sobre a primeira “formação do par”). Assim, é permitido se comprometer com
uma mulher em Chol Hamoed por que talvez outro o faça antes dele” devido às
suas preces superando o decreto Divino7. No entanto, essas
declarações talmúdicas exigem explicação. Na verdade, as opiniões diferem no
significado da abordagem de nossos Sábios ao processo de formar os pares. Até e
frase “primeira combinação” e “segunda combinação” está sujeita à várias
interpretações. Significa primeiro e segundo casamento, ou como argumentam
outros “primeira combinação” é o par pré-ordenado Divinamente e “segunda
combinação” é aquela determinada pelos méritos. Eis aqui um sumário das várias
perspectivas e opiniões sobre como a intervenção humana desempenha um papel na
formação dos pares, indo de um extremo ao próximo.8 1 - O decreto Divino pré-designa
quem vai se casar com quem. A prece humana e o mérito somente podem ajudar a
apressar e facilitar o processo (e a prece de outro pode atrasá-lo por algum
tempo).9 Quando chega a hora de casar, os
parceiros irão se encontrar sem dificuldades. 2 - A prece pode anular
inteiramente o edito, e a pessoa encontrará uma nova alma gêmea (uma que não
foi decretada antes do nascimento).10 3 - Cada um tem
o livre arbítrio de casar-se ou não, mas depois que a escolha é feita, o
parceiro será aquele designado no céu (por meio de súplicas por misericórdia,
outra pessoa pode casar com ela primeiro, mas o casamento será temporário).11 4 - A voz Celestial não é um
decreto, mas meramente reflete a compatibilidade natural das almas. Sua
natureza inerente os predispõem - e facilita - escolher um ao outro. Mas eles
não o fazem por livre escolha: são guiados por D'us para se conhecerem baseados
em seus méritos, não por decreto pré-ordenado.12 5 - Todos os casamentos dependem
das ações de uma pessoa. A voz Divina refere-se à força de unir matéria e
forma, a alma e o corpo.13 6 - Segundo14 os escritos do Arizal15, a primeira vez que uma alma desce ao
mundo, “uma voz Celestial emerge e decreta: “A filha de fulano para beltrano.”
Quando chega o tempo do casamento, a oportunidade é imediatamente agarrada sem
estresse ou dificuldade. [Até aquela hora, é possível que ela irá ser a esposa
de outro homem, como foi o caso com Uriah e Batsheva16.] Às vezes, porém, a pessoa não merece
e deixa de casar com seu pretendido. [Naquele exemplo, outro que não tenha um
parceiro designado pode superá-lo pelos seus apelos por misericórdia17. Apesar disso, ele tem garantido um
cônjuge apropriado às suas ações. Às vezes uma alma passa por uma transformação
(de má à boa ou o oposto) e vai desprezar o par designado e casar com outro,
pois não é mais a mesma alma. Às vezes, a alma vai reencarnar para que possa
casar com seu designado. Às vezes, ele vai reencanar por outros motivos, mas
como possui muitos méritos, sua pretendida também reencarna com ele. Apesar
disso, como ele pecou e foi forçado a reencarnar, há forças que se opõem a ele
e o impedem de realizar aquele casamento. Isso está implicado na declaração:
“Juntar [parceiros de casamento] é tão difícil quanto abrir o Mar Vermelho”18. Se o parceiro designado da pessoa não
reencarna, ele é unido a uma alma feminina reencarnada que também não tem um
parceiro nesta encarnação. Portanto é muito difícil juntá-los pois têm uma
natureza diferente19. A mulher deve, porém,
ser compatível com ele na sua fonte20. Há algumas opiniões
que afirmam que se o pretendido não é forçado a reencarnar, o homem aceita a
mulher segundo seus esforços21. Portanto, os
casamentos são feitos no céu ou na terra? A resposta é em ambos. Como tudo na
vida, somos parceiros de D'us na criação. O Divino envia cada alma em sua
jornada única pela vida, e designa que alma pertence a cada uma. Mas nós seres
humanos, através de nossas escolhas e ações, podemos mudar o curso para o
melhor (e também infelizmente, para o pior). D'us criou seu mundo em seis dias.
“E o que Ele tem feito desde então? D'us Se senta e forma casais.” Casais tanto
no sentido literal: criar parceiros no casamento, e também casais no sentido
mais amplo: criando fusão e unidade num universo pluralista e fragmentado. Hoje
não precisamos ser lembrados sobre como é difícil criar e manter casamentos
saudáveis. Alguns sentem que é ainda mais difícil que partir o mar. porém,
temos na dura busca de Yaacov por uma esposa uma lição formidável em superar o
desafio de construir relacionamentos duradouros. A história é o melhor
professor: apesar dos duros desafios de Yaacov - trabalhar vinte anos(!) para
seu cruel e corrupto sogro Laban “durante o dia eu era consumido pelo calor
escorchante, e à noite pela geada, quando o sono era tirado dos meus olhos”22 - Yaacov conseguiu construir a
melhor família que jamais existiu: as doze tribos que dariam início à nação
judaica, e perpetuar a civilização mais nobre que mudaria para sempre a
história, até o dia de hoje! A jornada de Yaacov, orientada por D'us, para
encontrar sua esposa e construir uma família ensina, inspira e permite que cada
um de nós encontre sua alma gêmea. Por mais difícil que sua busca possa ser,
saiba que o envolvimento básico de D'us está em “formar pares”. E assim como
Ele orquestrou e guiou Yaacov (e antes, o casamento de Yitschac e Rivka) e os
milhões de casamentos que se formam - sem os quais não existiríamos hoje - D'us
continua a Se ocupar em formar pares atualmente. Mas os esforços de D'us exigem
nossa parceria. Por intermédio da nossa virtude e prece, sendo pessoas
melhores, engajamos D'us no misterioso e árduo processo de juntar as almas,
numa linda dança que tremula pelo cosmos e transforma o mundo e tudo que nos
cerca. www.pt.chaba.org.
Abraço. Davi
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