Islamismo. OS CINCO PILARES DO ISLÃ. SEGUNDO. ZAKAT. É um termo em árabe
que não possui um equivalente no nosso idioma, por ter uma série de
significados, dentre eles: crescer, aumentar e purificação. O Zakat foi
ordenado por Deus no segundo ano da Hégira na cidade de Medina. "E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem
monoteístas, observassem a oração e pagassem o Zakat; esta é a verdadeira
religião." Alcorão Sagrado 98. "Praticai
a oração, pagai o Zakat e genuflecti (ajoelhe), juntamente com os que
genuflectem (ajoelham)." Alcorão Sagrado 2:43. O Zakat fundamenta-se na tese de que o dinheiro, a riqueza e todos os
bens materiais, pertencem, na verdade, a Deus. Deus é, portanto, o verdadeiro e
o legítimo dono de tudo que existe no Universo. "Seu é tudo o que existe nos céus, o que há na terra, o que há
entre ambos, bem como o que existe sob a terra." Alcorão Sagrado 20:6. O dinheiro é uma dádiva de Deus que chega às
nossas mãos como uma graça, uma bondade Divina e um favor, sendo o ser humano,
dessa forma, apenas um depositário, um encarregado e um usuário destes bens,
com os quais Deus nos agraciou. "Crede
em Deus e em Seu Mensageiro, e fazei caridade daquilo que Ele vos fez herdar. E
aqueles que, dentre vós, crerem e fizerem caridade, obterão uma grande
recompensa." Alcorão Sagrado 57:7. "Ele
foi Quem vos designou legatários na terra e vos elevou uns sobre outros, em
hierarquia, para testar-vos com tudo quanto vos agraciou. Teu Senhor é Destro
no castigo, conquanto seja Indulgente, Misericordiosíssimo." Alcorão
Sagrado 6:165. Logo, os bens materiais que dispomos deverão ser adquiridos,
gastos e distribuídos da maneira pela qual Ele nos orientou. Dessa forma, o
pagamento do Zakat é, antes de mais nada, uma forma de agradecimento a Deus por
nos ter agraciado com esses bens. "Suas são as chaves dos céus e da terra; prodigaliza e restringe a
Sua graça a quem lhe apraz, porque é Onisciente." Alcorão Sagrado 42:12. O Islam
também estabelece que o dinheiro de um muçulmano, seus bens e suas propriedades
são patrimônio de toda a nação islâmica, pois estabeleceu a unidade da mesma
através do seguinte versículo: "E
sabei que esta vossa comunidade é única, e que Eu sou o vosso Senhor. Temei-me,
pois!" Alcorão Sagrado 23:52. Embora
respeite a posse plena, garanta a legítima propriedade e resguarde todos os
direitos daí decorrentes. O Zakat na realidade não é mais do que distribuir
parte dos bens da nação Islâmica (representada pelos mais abastados) à mesma
nação (representada pelos menos abastados), pois o Islam estabelece que todo
muçulmano possuidor de uma posse dentro do limite estipulado para tal deve
cumprir certas obrigações econômicas em benefício do bem comum. O Zakat é um direito social do grupo junto ao indivíduo, não é um favor,
mas um dever. Os bens de que dispomos não são apenas para serem gastos com o
nosso próprio conforto e luxo. "E em
cujos bens há uma parcela intrínseca, Para o mendigo e o desafortunado." Alcorão Sagrado 70:24-25.
Obriga-se a se pagar o Zakat sobre 4 categorias de bens:
1- Ouro, prata e dinheiro.
2- O comércio.
3- O que sai da terra como grãos e
frutos.
4- Sobre os rebanhos dos animais
como carneiros, camelos e gado.
O índice do Zakat varia de acordo com os bens citados acima, mas no
geral corresponde a 2,5%7. E se paga o Zakat uma vez ao ano com exceção do
Zakat sobre grãos e frutos que se paga a cada colheita. O Zakat, dentro do conceito da jurisprudência Islâmica, significa a
obrigatoriedade de todo muçulmano que tenha atingido a puberdade, seja livre e
goze de plenas faculdades mentais e cujas condições financeiras estejam dentro
ou acima do teto (nissab) especificado, que é o equivalente à 85g de ouro ou
595g de prata, retirar o correspondente a 2,5% do montante não movimentado
durante 1 ano, após saldadas todas as dívidas e satisfeitas todas as
necessidades indispensáveis do seu proprietário e da sua família, a distribuir
aos seus legítimos beneficiários que são descritos nesse versículo do Alcorão
Sagrado: "As esmolas (do Zakat) são tão
somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionários empregados
em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para
a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Deus e para o
viajante; isso é um preceito emanado de Deus, porque é Sapiente,
Prudentíssimo." Alcorão Sagrado 9:60.
Que serão analisados abaixo:
1-Os muçulmanos pobres - São aqueles necessitados que não podem
trabalhar ou não conseguem trabalho. 2-Os
muçulmanos necessitados - O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus
estejam sobre ele) caracterizou os necessitados dessa forma: "Não é aquele que pede dos outros, satisfazendo-o um ou dois
bocados, uma ou duas tâmaras”. Logo, o necessitado é aquela pessoa que não
possui o necessário e não é lembrado para receber donativos e não procura pedir
dos seus semelhantes. Ou seja, pode ser um chefe de família empregado, mas que
o seu salário não dá para que ele satisfaça às necessidades da sua família, e
por vergonha não sai por ai pedindo ajuda as pessoas. 3-Os coletores do Zakat (funcionários empregados em sua administração) -
São as pessoas encarregadas de fazer a cobrança, a arrecadação e a distribuição
do Zakat aos seus legítimos beneficiários. Logo, o seus salários são pagos com
o dinheiro do Zakat. Isto só ocorre num Estado Islâmico que efetua esta
cobrança, coleta e distribuição. 4-Os
simpatizantes do Islam - São não muçulmanos que nutrem simpatia declarada pelo
Islam ou recém convertidos ao Islam, que, em decorrência desta conversão,
sofreram quaisquer dificuldades, como perda de bens, emprego etc..., lhes é
dado do Zakat a fim de protegê-los. 5-Libertar
escravos - É destinado o dinheiro do Zakat, a fim de se libertarem-se escravos
ou prisioneiros de guerra. 6-Os
endividados - São os muçulmanos que não dispõe de recursos para saldar as suas
dívidas assumidas devido às pressões das necessidades. 7-Na causa de Deus - Abrange tudo que venha trazer benefício para os
muçulmanos no campo social, econômico e religioso. Tanto aos interesses
coletivos como públicos. Como por exemplo: construir escolas, hospitais
beneficentes, mesquitas, bibliotecas, fornecer bolsas de estudos, investir em
atividades de divulgação do Islam e etc. 8-Os
viajantes muçulmanos - São aqueles muçulmanos que se encontram longe do seu
domicílio, em um país estrangeiro por exemplo, e necessitam de ajuda para
retornarem aos seus lares por terem ficado desprovidos de recursos que lhe
possibilitem o retorno. E dentro destas categorias, ao
distribuirmos o Zakat nós devemos observar certas preferências. Por exemplo,
caso tenhamos um muçulmano pobre e ao mesmo tempo enfermo ou inválido, é
preferível dar-lhe do Zakat do que a um muçulmano pobre, mas apto a poder vir a
ganhar alguma coisa. É proibido destinar o Zakat para os
nossos dependentes legais ou seja aquelas pessoas que temos a obrigação de
sustentá-las caso não possuam meios para tal, como nossos pais, nossos filhos e
nossa esposa. Os detalhes quanto às percentagens, e
ao método de distribuição e arrecadação, estão baseados na Sunna do profeta e
na prática dos seus companheiros. É
obrigação do Estado Islâmico cumprir o seu papel fiscalizador, arrecadando o
Zakat dos muçulmanos que atingiram o teto pré - estabelecido para tal, e fazer
a sua distribuição para os seus legítimos beneficiários. Dessa forma, ao ser distribuído o Zakat pelo Estado evita-se o
constrangimento de quem o está recebendo, agora, na ausência de um Estado
Islâmico que cumpra esse papel, essa obrigação recai sobre cada muçulmano,
cabendo a ele a função de pagar e distribuí-lo diretamente aos legítimos
beneficiários ou a instituições islâmicas ou mesquitas que se responsabilizem
em fazer tais distribuições. Ao
fazermos a distribuição do Zakat diretamente às pessoas mais necessitadas,
devemos ter o cuidado de não as humilharmos ou as ofendermos e seguirmos a
recomendação de Deus. "Uma palavra cordial e uma
indulgência são preferíveis à caridade seguida de agravos, porque Deus é, por
si, Tolerante, Opulentíssimo." Alcorão
Sagrado 2:263. O crente não deve cumprir a obrigação de se pagar o Zakat para satisfazer
o seu orgulho ou alcançar fama, e sim terá que faze-lo o mais secretamente
possível, para não se tornar vítima da hipocrisia ou da paixão pela vaidade,
que anula todas as boas ações. No
entanto, se a revelação do nome da pessoa ou da quantia dada por ela, servir
como uma forma de encorajar e estimular outras pessoas a pagarem o Zakat, este
procedimento se torna louvável. O Zakat deve ser distribuído na mesma
localidade onde for arrecadado a fim de melhorar a situação dos menos
favorecidos que ali residem. Os
diversos impostos que nós pagamos hoje em dia aos governos não substituem o
pagamento do Zakat, pois este é um dever religioso. www.islaemlinha.com.br.
Abraço. Davi
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