quarta-feira, 11 de setembro de 2019

KARMA YOGA - AÇÃO EM CONSCIÊNCIA DE KRISHNA


Bhagavad gita – A Ciência Suprema. www.vrinda.vasnava.hu/vrindastudio. Compilado por Swami B. A. Paramadvaiti e Sripad Atulananda Acharya. KARMA YOGA – AÇÃO EM CONSCIÊNCIA DE KRISHNA. Capítulo Quatro. O QUE É MELHOR: A RENÚNCIA OU AGIR COM DEVOÇÃO? 1. Arjuna disse: Ó Krishna! Primeiro você me pede para renunciar ao trabalho e depois me recomenda de novo o trabalho com devoção. Tenha a bondade agora de me dizer de forma definitiva, qual dos dois é o mais benéfico? 2. O bem-aventurado Senhor disse: Tanto a renúncia aos frutos do trabalho quanto o trabalho com devoção são bons para a liberação. Mas entre os dois, o trabalho com serviço devocional é melhor que a renúncia ao trabalho. 3. Aquele que não odeia nem deseja os frutos de suas atividades é conhecido como sempre renunciante. Tal pessoa, liberada de todas dualidades, supera facilmente o cativeiro material e fica completamente liberada, ó Arjuna, de braços poderosos! A META DOS DOIS É A MESMA 4. Só os ignorantes falam que karma-yoga e serviço devocional são diferentes do estudo analítico do mundo material (sankhya). Os verdadeiros eruditos dizem que a pessoa que se dedica bem a um desses caminhos, alcança os resultados de ambos. 5. Quem sabe que a posição alcançada pela renúncia também se pode alcançar pelo trabalho em serviço devocional, e que, portanto, vê que o caminho da devoção e o da renúncia são o mesmo, vê as coisas como elas são. 6. A menos que a pessoa se dedique ao serviço devocional do Senhor, a simples renúncia das atividades não pode fazê-la feliz. Os sábios, purificados pelos trabalhos devocionais, alcançam o Supremo sem demora. 7. Aquele que trabalha com devoção, que é um ser puro e que controla sua mente e sentidos, é querido por todos e todos são queridos por ele. Mesmo que trabalhe constantemente, essa pessoa nunca se enreda. 8-9. A pessoa em consciência divina, mesmo que se ocupe em ver, ouvir, tocar, cheirar, comer, mover-se, dormir e respirar, sempre sabe interiormente que ela não faz nada em absoluto. Pois quando fala, evacua, recebe, abre ou fecha os olhos, sempre sabe que só os sentidos materiais que se ocupam em seus objetos, e que ela está à parte deles. 10. Aquele que executa seu dever sem apego, e entrega os resultados ao Deus Supremo, não se afeta pela ação pecaminosa, tal como a pétala da flor de lótus que nunca é tocada pela água. 11. Os yogues, que abandonaram o apego, atuam com o corpo, a mente, a inteligência e inclusive os sentidos com o único propósito de se purificarem. 12. A alma firmemente consagrada alcança a paz pura por que me oferece o resultado de todas suas atividades; enquanto a pessoa que não está em união com o Divino e que cobiça os frutos de seu trabalho, enreda-se. 13. Quando o ser vivente corporificado controla sua natureza e renuncia mentalmente a todas ações, reside felizmente na cidade das nove portas (o corpo material), sem trabalhar nem causar que se execute trabalho. 14. O ser corporificado, amo da cidade de seu corpo, não cria atividades nem induz pessoas a atuarem, nem cria os frutos da ação. Tudo isso é causado pelos modos da natureza material. 15. O Espírito Supremo também não assume as atividades pecaminosas ou piedosas de ninguém. Entretanto, os seres corporificados estão confusos por causa da ignorância que encobre seu verdadeiro conhecimento. 16. Porém, quando alguém se ilumina com o conhecimento que destrói a ignorância, seu conhecimento revela tudo a ele, assim como o Sol ilumina tudo durante o dia. Srila Prabhupada nos ensina: Aqueles que se esqueceram de Krishna, com certeza estão confusos, mas aqueles que são conscientes de Krishna não ficam confusos de jeito nenhum. 17. Quando a inteligência, a mente, a fé e o refúgio estão todos fixos no Supremo, a pessoa se limpa por completo de todos receios por meio do conhecimento da verdade e segue assim sem desvio no caminho da liberação. O SÁBIO APRECIA A TODOS COM VISÃO IGUAL. 18. O sábio humilde, devido a seu conhecimento verdadeiro, vê com igualdade um brahmana venerável e sábio, uma vaca, um elefante, um cão e um comedor de cães (chandala), ou pária. Meditação: O racismo ou discriminação contra certo grupo de pessoas é ignorância pura. Homem ou mulher, branco ou negro, e os pobres animais também devem ser respeitados pois são seres transcendentais da mesma forma. O fato de ter um corpo material mais forte e possuir mais capacidade intelectual, não dá direito de matar ou abusar dos mais débeis e indefesos. O princípio da cultura védica é que os fortes e inteligentes devem proteger os demais, mas infelizmente, parece que não existem muitos sábios humildes hoje em dia. 19. Aqueles cujas mentes se estabeleceram na igualdade e no equilíbrio, já conquistaram as condições do nascimento e da morte. São impecáveis como o Brahman, e assim, estão situados no Brahman. Meditação: A palavra Brahman se refere à nossa própria natureza espiritual. Já explicamos que não somos este corpo mas sim, seres transcendentais ou Brahman, que é o espírito eterno, pleno de conhecimento e bem-aventurança, e Krishna é o Brahman Supremo, o Param-Brahman. 20. Deve-se entender que a pessoa que não se regozija ao obter prazer nem se lamenta ao obter desagrado, é inteligente com destaque, nunca se confunde, e conhece a ciência de Deus, pois está situada na transcendência. 21. Essa pessoa liberada não se atrai ao prazer sensual material nem aos objetos externos, mas está sempre em transe na satisfação do prazer interno. Assim, a pessoa auto-realizada desfruta a felicidade ilimitada pois se concentra no Supremo. 22. A pessoa inteligente não participa das fontes da miséria, as quais acontecem com o contato dos sentidos materiais. Ó filho de Kunti! Esses prazeres têm um princípio e um fim, por isso a pessoa sábia não se deleita com eles. Meditação: Temos que nascer e morrer até que aprendamos a lição. Segundo a vontade do Senhor, a natureza material satisfaz todos nossos desejos. Podemos até nascer como imperador de um continente inteiro, mas no fim da vida, perderemos tudo outra vez. Por isso, devemos usar nossa inteligência para compreender a Verdade Suprema. 23. A pessoa capaz de tolerar os impulsos dos sentidos materiais e dominar a força do desejo e da ira, antes de deixar o corpo atual, é um yogue e é feliz neste mundo. 24. Aquele cuja felicidade é interna, que é ativo internamente, que se satisfaz em seu próprio interior, é na realidade o místico perfeito. Ele está liberado no Supremo e no final alcança o Supremo. 25. Aquele que está além da dualidade e da dúvida, cuja mente está ocupada dentro de si mesmo, que sempre se preocupa em procurar o bem-estar de todos os seres conscientes e que está livre de todo pecado, alcança a liberação no Supremo. 26. Aqueles que estão livres da ira e de todos desejos materiais, que são auto realizados, autodisciplinados e que constantemente se esforçam pela perfeição, têm a liberação no Supremo assegurada num futuro muito próximo. 27-28. Excluir todos os objetos externos dos sentidos, manter os olhos e a visão concentrados entre as sobrancelhas, suspender a respiração que entra e sai das fossas nasais, assim controlar a mente, os sentidos e a inteligência, o praticante da transcendência se liberta do desejo, do temor e da ira. Quem está sempre nesse estado, está liberado com toda certeza. UMA FÓRMULA PARA A PAZ.  29. Os sábios que Me conhecem como o beneficiário último de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses, e o benfeitor e benquerente de todos os seres viventes, obtêm o alívio das angústias causadas pelas misérias materiais. Meditação: Srila Prabhupada nos explica: Todos os seres condicionados que se encontram dentro das garras da energia ilusória, anseiam obter a paz no mundo material. Mas não conhecem a fórmula para a paz, a qual se explica nesta parte do Bhagavad-gita. A melhor fórmula da paz é simplesmente isso: O Senhor Krishna é o beneficiário de todas as atividades humanas. As pessoas devem oferecer tudo no serviço transcendental ao Senhor, porque Ele é o proprietário de todos os planetas e de seus respectivos semideuses. Ninguém é maior que Ele. Ele é o maior entre os maiores semideuses, tais como o Senhor Shiva e Brahma. Os Vedas descrevem isto. Sob o feitiço da ilusão, os seres viventes tratam de ser os senhores de tudo que contemplam, mas na realidade a energia material do Senhor os domina. O Senhor é o amo da natureza material e os seres condicionados estão sob as severas regras da natureza material. A menos que se compreendam estes fatos claros, não é possível alcançar a paz no mundo, seja individual ou coletiva. Este é o sentido da consciência de Krishna: o Senhor Krishna é o predominante supremo, e todas os seres viventes, inclusive a os grandes semideuses, são Seus subordinados. Só se pode alcançar a paz perfeita em completa consciência de Krishna. www.vrinda.vaisnava.hu/vrindastudio. Abraço. Davi

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