Bhagavad gita – A Ciência Suprema. www.vrinda.vasnava.hu/vrindastudio. Compilado por
Swami B. A. Paramadvaiti e Sripad Atulananda Acharya. KARMA YOGA – AÇÃO
EM CONSCIÊNCIA DE KRISHNA. Capítulo Quatro. O QUE É MELHOR: A RENÚNCIA OU AGIR
COM DEVOÇÃO? 1. Arjuna disse: Ó Krishna! Primeiro você me pede para renunciar
ao trabalho e depois me recomenda de novo o trabalho com devoção. Tenha a
bondade agora de me dizer de forma definitiva, qual dos dois é o mais benéfico?
2. O bem-aventurado Senhor disse: Tanto a renúncia aos frutos do trabalho
quanto o trabalho com devoção são bons para a liberação. Mas entre os dois, o
trabalho com serviço devocional é melhor que a renúncia ao trabalho. 3. Aquele
que não odeia nem deseja os frutos de suas atividades é conhecido como sempre
renunciante. Tal pessoa, liberada de todas dualidades, supera facilmente o
cativeiro material e fica completamente liberada, ó Arjuna, de braços
poderosos! A META DOS DOIS É A MESMA 4. Só os ignorantes falam que karma-yoga e
serviço devocional são diferentes do estudo analítico do mundo material
(sankhya). Os verdadeiros eruditos dizem que a pessoa que se dedica bem a um
desses caminhos, alcança os resultados de ambos. 5. Quem sabe que a posição
alcançada pela renúncia também se pode alcançar pelo trabalho em serviço
devocional, e que, portanto, vê que o caminho da devoção e o da renúncia são o
mesmo, vê as coisas como elas são. 6. A menos que a pessoa se dedique ao
serviço devocional do Senhor, a simples renúncia das atividades não pode
fazê-la feliz. Os sábios, purificados pelos trabalhos devocionais, alcançam o
Supremo sem demora. 7. Aquele que trabalha com devoção, que é um ser puro e que
controla sua mente e sentidos, é querido por todos e todos são queridos por
ele. Mesmo que trabalhe constantemente, essa pessoa nunca se enreda. 8-9. A
pessoa em consciência divina, mesmo que se ocupe em ver, ouvir, tocar, cheirar,
comer, mover-se, dormir e respirar, sempre sabe interiormente que ela não faz
nada em absoluto. Pois quando fala, evacua, recebe, abre ou fecha os olhos,
sempre sabe que só os sentidos materiais que se ocupam em seus objetos, e que
ela está à parte deles. 10. Aquele que executa seu dever sem apego, e entrega
os resultados ao Deus Supremo, não se afeta pela ação pecaminosa, tal como a
pétala da flor de lótus que nunca é tocada pela água. 11. Os yogues, que
abandonaram o apego, atuam com o corpo, a mente, a inteligência e inclusive os
sentidos com o único propósito de se purificarem. 12. A alma firmemente
consagrada alcança a paz pura por que me oferece o resultado de todas suas
atividades; enquanto a pessoa que não está em união com o Divino e que cobiça
os frutos de seu trabalho, enreda-se. 13. Quando o ser vivente corporificado
controla sua natureza e renuncia mentalmente a todas ações, reside felizmente
na cidade das nove portas (o corpo material), sem trabalhar nem causar que se
execute trabalho. 14. O ser corporificado, amo da cidade de seu corpo, não cria
atividades nem induz pessoas a atuarem, nem cria os frutos da ação. Tudo isso é
causado pelos modos da natureza material. 15. O Espírito Supremo também não
assume as atividades pecaminosas ou piedosas de ninguém. Entretanto, os seres
corporificados estão confusos por causa da ignorância que encobre seu
verdadeiro conhecimento. 16. Porém, quando alguém se ilumina com o conhecimento
que destrói a ignorância, seu conhecimento revela tudo a ele, assim como o Sol
ilumina tudo durante o dia. Srila Prabhupada nos ensina: Aqueles que se
esqueceram de Krishna, com certeza estão confusos, mas aqueles que são
conscientes de Krishna não ficam confusos de jeito nenhum. 17. Quando a
inteligência, a mente, a fé e o refúgio estão todos fixos no Supremo, a pessoa
se limpa por completo de todos receios por meio do conhecimento da verdade e
segue assim sem desvio no caminho da liberação. O SÁBIO APRECIA A TODOS COM
VISÃO IGUAL. 18. O sábio humilde, devido a seu conhecimento verdadeiro, vê com
igualdade um brahmana venerável e sábio, uma vaca, um elefante, um cão e um
comedor de cães (chandala), ou pária. Meditação: O racismo ou discriminação
contra certo grupo de pessoas é ignorância pura. Homem ou mulher, branco ou negro,
e os pobres animais também devem ser respeitados pois são seres transcendentais
da mesma forma. O fato de ter um corpo material mais forte e possuir mais
capacidade intelectual, não dá direito de matar ou abusar dos mais débeis e
indefesos. O princípio da cultura védica é que os fortes e inteligentes devem
proteger os demais, mas infelizmente, parece que não existem muitos sábios
humildes hoje em dia. 19. Aqueles cujas mentes se estabeleceram na igualdade e
no equilíbrio, já conquistaram as condições do nascimento e da morte. São
impecáveis como o Brahman, e assim, estão situados no Brahman. Meditação: A
palavra Brahman se refere à nossa própria natureza espiritual. Já explicamos
que não somos este corpo mas sim, seres transcendentais ou Brahman, que é o
espírito eterno, pleno de conhecimento e bem-aventurança, e Krishna é o Brahman
Supremo, o Param-Brahman. 20. Deve-se entender que a pessoa que não se regozija
ao obter prazer nem se lamenta ao obter desagrado, é inteligente com destaque,
nunca se confunde, e conhece a ciência de Deus, pois está situada na
transcendência. 21. Essa pessoa liberada não se atrai ao prazer sensual
material nem aos objetos externos, mas está sempre em transe na satisfação do
prazer interno. Assim, a pessoa auto-realizada desfruta a felicidade ilimitada
pois se concentra no Supremo. 22. A pessoa inteligente não participa das fontes
da miséria, as quais acontecem com o contato dos sentidos materiais. Ó filho de
Kunti! Esses prazeres têm um princípio e um fim, por isso a pessoa sábia não se
deleita com eles. Meditação: Temos que nascer e morrer até que aprendamos a
lição. Segundo a vontade do Senhor, a natureza material satisfaz todos nossos
desejos. Podemos até nascer como imperador de um continente inteiro, mas no fim
da vida, perderemos tudo outra vez. Por isso, devemos usar nossa inteligência
para compreender a Verdade Suprema. 23. A pessoa capaz de tolerar os impulsos
dos sentidos materiais e dominar a força do desejo e da ira, antes de deixar o
corpo atual, é um yogue e é feliz neste mundo. 24. Aquele cuja felicidade é
interna, que é ativo internamente, que se satisfaz em seu próprio interior, é
na realidade o místico perfeito. Ele está liberado no Supremo e no final
alcança o Supremo. 25. Aquele que está além da dualidade e da dúvida, cuja
mente está ocupada dentro de si mesmo, que sempre se preocupa em procurar o
bem-estar de todos os seres conscientes e que está livre de todo pecado,
alcança a liberação no Supremo. 26. Aqueles que estão livres da ira e de todos
desejos materiais, que são auto realizados, autodisciplinados e que
constantemente se esforçam pela perfeição, têm a liberação no Supremo
assegurada num futuro muito próximo. 27-28. Excluir todos os objetos externos
dos sentidos, manter os olhos e a visão concentrados entre as sobrancelhas,
suspender a respiração que entra e sai das fossas nasais, assim controlar a
mente, os sentidos e a inteligência, o praticante da transcendência se liberta
do desejo, do temor e da ira. Quem está sempre nesse estado, está liberado com
toda certeza. UMA FÓRMULA PARA A PAZ. 29. Os sábios que Me conhecem como o
beneficiário último de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de
todos os planetas e semideuses, e o benfeitor e benquerente de todos os seres
viventes, obtêm o alívio das angústias causadas pelas misérias materiais.
Meditação: Srila Prabhupada nos explica: Todos os seres condicionados que se
encontram dentro das garras da energia ilusória, anseiam obter a paz no mundo
material. Mas não conhecem a fórmula para a paz, a qual se explica nesta parte
do Bhagavad-gita. A melhor fórmula da paz é simplesmente isso: O Senhor Krishna
é o beneficiário de todas as atividades humanas. As pessoas devem oferecer tudo
no serviço transcendental ao Senhor, porque Ele é o proprietário de todos os
planetas e de seus respectivos semideuses. Ninguém é maior que Ele. Ele é o
maior entre os maiores semideuses, tais como o Senhor Shiva e Brahma. Os Vedas
descrevem isto. Sob o feitiço da ilusão, os seres viventes tratam de ser os
senhores de tudo que contemplam, mas na realidade a energia material do Senhor
os domina. O Senhor é o amo da natureza material e os seres condicionados estão
sob as severas regras da natureza material. A menos que se compreendam estes
fatos claros, não é possível alcançar a paz no mundo, seja individual ou
coletiva. Este é o sentido da consciência de Krishna: o Senhor Krishna é o
predominante supremo, e todas os seres viventes, inclusive a os grandes
semideuses, são Seus subordinados. Só se pode alcançar a paz perfeita em
completa consciência de Krishna. www.vrinda.vaisnava.hu/vrindastudio. Abraço. Davi
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