Hare Krishna. www.voltaaosupemo.com.br. A RELAÇÃO
CONJUGAL E A CONSCIÊNCIA DE KRISHNA. Palestra de A. C. Bhativededanta Swami
Prabhupada proferida na cidade de Montreal – Canadá, em julho de 1968. Pela
ocasião do casamento de Paramananda Dasa e Satyabhama Devi Dasa. O AMOR CONJUGAL EXISTE PRIMEIRO NA PESSOA
SUPREMA. Govinda [KRISHNA] não é impessoal. E é
distintamente declarado na BRAHMAN-Samhita 5.31, alola-chandraka-lasad-vanamalya-vamshi: “O Senhor é decorado por guirlanda de flores, e Ele tem uma
flauta em Suas mãos”. Diz também, pranaya-keli-kala-vilasam: “E Ele está ocupado no amor conjugal transcendente, Radha e
KRISHNA”. Assim, este amor que está na nossa experiência dentro deste mundo
material, homem e mulher, não é artificial, pois existe em Deus também. O Vedanta-sutra, no começo, diz: “Quem é o BRAHMAN, a Pessoa Suprema ou a
Verdade Absoluta?”. Há este questionamento, athato brahma jijnasa: “O que é essa Verdade Absoluta?”. A resposta é janmady asya yatah: “A Verdade Absoluta é aquilo a partir de quem tudo emana”.
Uma definição muito simples. É o manancial de tudo, a fonte de tudo. Portanto,
aqui neste mundo material, vemos que a atração mútua entre homem e mulher é
muito proeminente. Isso não se dá apenas na sociedade, mas também na sociedade
animal, entre macho e fêmea. Por quê? A resposta está no Vedanta-sutra: janmady asya yatah, isto é,
porque existe na Verdade Absoluta. Sem estar presente na Verdade Absoluta, como
pode se manifestar na verdade relativa? Este mundo é chamado de “mundo
relativo”. Ele não é Absoluto. Não podemos compreender um homem sem conhecer
uma mulher. Não podemos compreender pai sem compreender um filho ou uma mãe.
Isso é relatividade. De acordo com o sistema védico, todos têm que seguir
o Vedanta-sutra. Há duas seções de filósofos aprovados na Índia. Não me
refiro a filósofo manufaturado, especuladores mentais, mas àqueles que são
considerados de valor. São eles os filósofos impersonalistas e os
personalistas. Nós vaishnavas aceitamos
a Verdade Absoluta em pessoa, e os filósofos mayavadis dizem que a Verdade Absoluta é impessoal. Essa é a
diferença. Excetuando isso, o processo deles é quase o mesmo. Agora, o
argumento do vaishnavismo é: como a
Verdade Absoluta pode ser impessoal, já que aqui neste mundo, na nossa
experiência, vemos que tudo é pessoal? Então, a não ser que a personalidade, a
individualidade ou a atração individual estejam presentes na Verdade Absoluta,
como podem ser representadas aqui, na verdade relativa? TRANSFORMANDO
LUXÚRIA EM AMOR. Então, fora esse ponto de vista argumentativo, a
nossa apresentação é que este amor conjugal entre homem e mulher não é
artificial, senão que é bastante natural por existir na Verdade Absoluta, como
encontramos na descrição védica, de que a Verdade Absoluta, a Personalidade de
Deus, está ocupada em casos amorosos conjugais, Radha-KRISHNA. Contudo, o mesmo
tópico amoroso de Radha-KRISHNA permeia a matéria. Trata-se de reflexo
pervertido. Aqui neste mundo material, o assim chamado amor não é amor de
verdade. É luxúria. Aqui, o masculino e o feminino não se atraem por amor, mas
por luxúria. Assim, nesta sociedade da consciência de KRISHNA, porque estamos
tentando nos aproximar da Verdade Absoluta, a propensão à luxúria tem que ser
convertida em amor puro. Eis a proposta. Então, ainda na Índia, entre os
seguidores estritos dos princípios védicos, esse assunto da luxúria é ajustado
espiritualmente. Como isso é feito? Os rapazes e as moças não são autorizados a
se misturarem livremente antes do casamento. Um de nossos alunos daqui foi à
Índia e tentou falar com uma moça jovem na rua, e ele foi insultado. Ele ficou
surpreso, mas está em vigor a prática de que nenhum rapaz jovem e nenhuma moça
jovem devem falar entre si. É claro que agora está diferente. Mas mesmo até a
nossa juventude, vimos que, sem serem casados, nenhuma moça e nenhum rapaz
podiam se misturar. Essa questão da atração luxuriosa, então, era um pouco
controlada. Os pais da moça e os pais do rapaz selecionavam com quem se
casariam, e essa seleção era feita muito cientificamente, pegando o horóscopo
da moça e do rapaz e calculando: “Como este rapaz e está moça se combinarão? O
quanto a vida deles será feliz?”. Muitíssimas coisas eram consideradas, e,
quando tudo estava estabelecido, o casamento ocorria. Esse é o sistema da
antiga Índia, o princípio védico. No que diz respeito ao amor livre, até onde
entendemos, isso era permitido apenas nos círculos muito elevados da ordem
principesca. Porque as moças eram instruídas e crescidas, dava-se a elas a
oportunidade de selecionar seu esposo, mas não diretamente. Encontramos
muitíssimas evidências históricas a partir da literatura védica de que a moça
costumava expressar seu desejo: “Quero me casar com aquele rapaz”, e o pai
apresentava um desafio, um jogo. Se alguém comparecesse e saísse vitorioso, a
moça era oferecida. Isso era em casos especiais. Isso acontecia entre os kshatriyas, a ordem principesca, e não com outros. De qualquer forma,
nesta era, o casamento, de acordo com os nossos princípios vaishnavas, é permitido porque existe masculino e existe feminino. Por
que não deveriam se unir? Mas não o devem fazer ilegalmente. Quando vim a este
país, em Nova Iorque, alguns dos rapazes e das moças que estavam comparecendo
ao nosso programa se ofereceram a mim como discípulos. Então, vi que a maioria
dos rapazes e das moças estava ficando juntos como namorados. Diante disso,
disse-lhes que, se queriam progredir na vida espiritual, tinham que se abster
de quatro tipos de atividades pecaminosas, e esses quatro tipos de atividades
pecaminosas são: a vida sexual ilícita, a dieta não vegetariana, a intoxicação
e os jogos de azar. A não ser que o indivíduo esteja livre dessas quatro
atividades, não será capaz de progredir na vida espiritual. Uma vez que Deus é
puro, pavitram
paramam bhavan, nenhuma alma impura pode aproximar-se dele.
Este corpo é o sinal da impureza, porque a alma não tem corpo material. Então,
qualquer um que tem este corpo material deve ser considerado pecaminoso.
Todavia, como sair disso? É preciso aderir à vida espiritual. É como o leite:
se você ingere muito leite, haverá desordem nos intestinos, e você terá que
defecar muitas vezes. Contudo, quando você busca um médico aiurvédico por estar
sofrendo de diarreia ou intestino solto, o médico prescreve coalho ou iogurte
com algum medicamento. Assim, o homem que tem a doença decorrente de beber
leite também é curado por beber a mesma preparação láctea sob a direção do
médico. O paciente não pode questionar o médico dizendo: “Eu fiquei doente por
beber leite, e você está prescrevendo outra preparação de leite?”. Sim, porque
está tratado. Similarmente, esta propensão à luxúria entre homem e mulher, se
ela é apropriadamente tratada, pode se tornar amor a Deus. CASAIS
REGULADOS E FILHOS CONSCIENTES DE DEUS SÃO BENÉFICOS A SOCIEDADE. Eu
sou um sannyasi. Eu renunciei minha vida familiar. Embora eu tenha meus
filhos e meus netos, e minha esposa ainda esteja viva, me separei deles. Isso
se chama sannyasa. Por que estou me
interessando novamente na vida familiar de meus alunos? Porque quero vê-los
progredir apropriadamente em direção à vida espiritual. Então, embora não seja
o afazer de um sannyasi participar
de cerimônias de casamento; neste país, apenas para salvar meus alunos, tanto
os rapazes quanto as moças, das atividades pecaminosas, estou pessoalmente me
interessando em torná-los bons cavalheiros e boas damas através do casamento.
Estou muito feliz com estes rapazes e estas moças que concordaram em se casar,
e eles estão se sentindo muito felizes. Muitos deles estão presentes neste
encontro. A partir do semblante e das atividades deles, parece que estão muito
felizes. Assim, nesta Sociedade para a Consciência de KRISHNA, temos este
programa de que, se algum rapaz ou alguma moça quer se casar, eu ajudo. Esta
cerimônia matrimonial é feita hoje neste princípio. Os presentes noivo e noiva
devem saber com toda certeza que este casamento não se destina à gratificação
sensorial, mas, sim, à purificação da vida. Assim, não há questão de divórcio.
Não há questão de separação. Então, não entrem na vida marital se vocês têm
essa propensão. O nosso primeiro princípio é nos tornarmos conscientes de
KRISHNA. As outras coisas são secundárias. Putrarthe kriyate bharya. Se vocês podem produzir bons filhos, filhos conscientes de
KRISHNA, isso será o maior serviço à sociedade humana. Porque a sociedade
humana está produzindo filhos como gatos e cães, toda a sociedade humana está
transtornada. Como vocês podem esperar paz e prosperidade na sociedade de gatos
e cães? Portanto, há necessidade de que se produzam filhos na consciência de
KRISHNA, para treiná-los desde o começo. Todos vocês ficarão contentes em saber
que alguns de nossos estudantes, garotos muito pequenos de San Francisco, estão
sendo treinados e estão fazendo maravilhoso progresso. Não apenas aqui, mas em
toda parte do mundo, o sistema educacional não é muito satisfatório. Desde o
começo da vida, são autorizados a se misturar livremente, e eles são
autorizados a desfrutar da vida sexual irrestrita. Isso não é bom nem para a sua
saúde nem para a educação. Estamos obtendo agora o resultado da educação:
comunistas e hippies. Então, aqueles que
são guardiões da sociedade devem observar isso seriamente e tornar a vida muito
regulada. Visto que temos este corpo material, precisamos comer, dormir, nos
defender e casar – essas são as demandas deste corpo. Porém, elas têm que ser
muito reguladas na consciência de KRISHNA, de modo que não sejam um elemento
perturbador. Devemos progrediremos mais e mais rumo à realização espiritual da
consciência de KRISHNA. A meta da vida marital é produzir bons filhos – filhos
conscientes de KRISHNA. Este é o melhor serviço à sociedade humana: produzir
bons filhos. Não produzam gatos e cães. Este é o meu pedido. Do contrário, não
tenham filhos. Permaneçam separados. Separado não significa que há divórcio,
mas não produzam filhos. Este é o meu pedido. Pita na sa syaj janani sa
syat. O Srimad-Bhagavatam diz: “O indivíduo não deve se tornar pai, não deve se tornar
mãe, a não ser que seja capaz de proteger os filhos do iminente perigo da
morte”. A que isso se refere? Ao ciclo de nascimentos e mortes. Se vocês podem
treinar seus filhos para a consciência de KRISHNA, os filhos de vocês voltarão
ao Supremo nesta vida. Essa deve ser a meta. Da mesma forma que vocês tentarão
voltar ao Supremo nesta vida, vocês devem cuidar de seus filhos de maneira que
eles também possam, nesta vida, voltar ao Supremo. O dever da mãe e do pai deve
ser: “Esta criança nasceu do meu ventre, mas esta sua vida deve ser a última –
basta de corpos materiais”. Essa deve ser a responsabilidade do pai e da mãe.
Essa é a direção dada pelo Srimad-Bhagavatam. Então, meus queridos filhos, rapazes e moças, peço a vocês
que vivam felizes. Não há restrição alguma. Não restringimos os atos de comer,
dormir, acasalar ou defender-se. Mas façam isso em relação a KRISHNA, tendo uma
vida pura, e sejam felizes nesta vida e na próxima. Muito obrigado. www.voltaosupremo.com.br.
Abraço. Davi.
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