Religião
Afro-brasileira. www.terra.com.br. Texto
de Ricardo Hida. Astrólogo e Balaorixá. Saiba mais sobre os Pretos-Velhos e
peça proteção a essas entidades. OS PRETOS-VELHOS. Entidades pertencentes a
Umbanda. Há quem, nunca tendo pisado em um terreiro, fique com medo dos
Pretos-Velhos. O sentimento pode ser explicado muito por conta de imagens
vendidas que, nem de longe representam a generosidade e bondade desses
espíritos de luz. Sim, os Pretos-Velhos são espíritos do bem,
seriamente comprometidos com a caridade, o amor e a humildade. E quem já sentiu
o abraço, quem já ouviu suas palavras sabe que seus conselhos são pautados pela
ética, a justiça e o perdão. O que pouca gente
sabe é que muitos desses guias não foram necessariamente negros e muitos não
morreram idosos - e aqui valem algumas explicações. Os espíritos
evoluídos, quando desencarnam, podem assumir a forma que desejarem. Muitos
optam por trabalhar nos centros na forma de ex escravos para valorizar a
herança que os africanos deixaram para o Brasil e mostrar que a vaidade nem de
longe é característica do bom médium. Apesar disso, muitos sensitivos e
canalizadores adoram anunciar que incorporam ou recebem mensagens de pessoas
famosas, como escritores, pintores e médicos, como se o título e um
nome famoso fosse garantia de evolução espiritual. Porém, poucos são os que
reconhecem, atrás de um pai João e uma vó Benedita, a grandeza dos mestres
espirituais. Quem disse que nomes importantes da ciência e da medicina,
justamente para não chamar atenção, não resolveram adotar a forma simples e
humilde dos pretos velhos para trabalhar em um centro, focando na essência da
atividade e não na forma como se apresentam? O jeito simples de passar as
mensagens permitiu que pudessem falar também com uma camada da população
brasileira que não se via representada por espíritos de médicos alemães e
tampouco entendiam as palavras difíceis de escritores e filósofos. Os
Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde,
seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e
unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas
e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de
benzimento e sugerem banhos com ervas. Conhecem, assim como os Caboclos,
os segredos de uma infinidade de plantas. No entanto, as ervas que mais
utilizam são o manjericão, para melhorar o padrão dos pensamentos; o
alecrim, para ajudar em curas físicas diversas; a espada de São Jorge, para
proteção espiritual; a arruda, para descarrego; e a guiné, para trabalhar
com a prosperidade. Com seus cachimbos ou cigarros de palha, defumam as
pessoas que com eles tomam passes. A ação do fogo e do fumo "queima"
as energias pesadas - se engana quem pensa que eles precisam do
"pito" para alimentar vícios. Já o café, servido sempre frio e sem
açúcar, nos trabalhos, ajuda a dar movimento à vida das pessoas. Quanta
gente já encontrou trabalho oferecendo um pouquinho da água preta para São
Benedito em uma segunda-feira? No passe, ao estalar os dedos, também
acionam energias que se encontram paradas no campo vibratório dos assistidos.
Os Pretos-Velhos conhecem com profundidade a força de cada Orixá, embora sejam
mais relacionados a Obaluaê e Nanã - divindades mais velhas nas religiões
de matriz africana. Sabem que são forças da Natureza que, quando se encontram
desequilibradas, causam problemas físicos e emocionais nos indivíduos. E
movimentam com respeito as energias dessas expressões divinas, sem deixar de
lado as rezas e ladainhas católicas e o poderoso rosário que protege os filhos
de fé. Não são raros os médiuns que presenciaram uma batida no chão com a
bengala espantar exércitos de espíritos perdidos que vinham atrapalhar um
ritual. No plano espiritual, cuidam das
crianças que desencarnaram antes de seus pais, e dos animais domésticos.
Os Pretos-Velhos podem ser agrupados naqueles de Angola, Luanda, Guiné, Congo
ou Aruanda. Não se trata de segmentação geográfica, mas fundamentos nos campos
de atuação. Geralmente, se apresentam como pais ou mães velhos, mas podem ser
chamados de vovôs, quando optam por formas anciãs, ou ainda de tios, quando
escolhem vir em formas mais jovens. Suas cores são o preto e branco e o
dia consagrado a eles é a segunda-feira. No dia 13 de maio, as casas de Umbanda
celebram esta linha, sem esquecer do dia 26 de julho. Embora sejam doces, não
aceitam indisciplina, tampouco falta de palavra. Mas o perdão é grande
característica, mostrando que mesmo vivendo o drama do cativeiro, ajudaram
inclusive a seus algozes. A grande lição de um Preto-Velho, aliás, está na
verdadeira liberdade. Todos eles vêm, nos dias de hoje, mostrar o quanto somos
prisioneiros de nossas ilusões - muito mais perigosas que as correntes que os
mantinham na escravidão. Adorei as almas! Benção, vovôs! Ritual para pedir
proteção aos Pretos-Velhos. Em uma segunda-feira, acenda uma vela palito,
metade branca e metade preta. Faça a oração abaixo por nove dias, acendendo as
velas diariamente. "Glorioso São Benedito, grande Confessor
da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem
Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente
desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos!
Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu
companheiro nas horas de solidão e desconforto! Assisti-me e guiai-me na vida e
na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo
na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja." Texto:
Ricardo Hida - Astrólogo e Babalorixá. www.terra.com.br.
Abraço. Davi
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