Judaísmo. A ERA
MESSIÂNICA E A RESSURREIÇÃO. Sabe-se que no ano 5.507, calendário judaico, o
Baal Shem Tov (1698-1760) teve "Aliyat Neshamá (elevação da alma) para os
mais elevados mundos espirituais, tendo se encontrado com a alma de MASHIACH ou
MESSIAS. Perguntou-lhe o Baal Shem Tov: "QUANDO VIRÁ O MESTRE (a fim de
redimir o nosso povo)?" A resposta, foi: “Quando suas fontes (do estudo
chassídico e prática) se estender para o exterior". Através dos intensos esforços do primeiro Rebe de
Chabad-Lubavitch e dos rabinos que o sucederam, incluindo o nosso Rebe, as
fontes do Chassidismo foram trazidas para os quatro cantos da Terra,
aproximando muito mais a realização do nosso antigo e acalentador sonho, a era
de MASHIACH. O MIDRASH explica que a
razão para a criação é o desejo de D’us de possuir "um lar" neste
mundo tão baixo e terreno. Quando um indivíduo vive na sua própria casa, ele
age naturalmente, sem esconder nada e sem se restringir. De maneira similar,
D’us deseja que o homem, e através dele, toda a Terra, sejam purificados e
desenvolvidos espirituaImente até que se tornem um recipiente apropriado, um
lar para a Presença Divina, revelada no Seu todo. O primeiro Rebe escreve no TANYA (cap. 36) que a ERA
MESSIÂNICA, e particularmente a época da RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, será o
derradeiro e perfeito cumprimento deste Divino Propósito na Criação. Não
ocorrerá automaticamente, mas está ligado diretamente com nossas ações e
devoção a D’us, ou seja, de forma prática no cumprimento de TORÁ e MITSVOT
enquanto perdurar a GALUT, Diáspora. Há
três estágios no desenvolvimento da Terra para tornar-se moradia Divina: A Era
PRESENTE, a ERA MESSIÂNICA e a ERA DA RESSURREIÇÃO. A ERA PRESENTE. A ERA PRESENTE é o tempo para a luta entre o Bem e o
Mal, o Espiritual e o Material; "E um poder será mais forte do que outro
poder": às vezes o bem é vitorioso e às vezes não. Cada MITSVÁ que
praticamos, cada palavra da Torá que estudamos, atrairá para nós e para o mundo
a PRESENÇA DIVINA. A Santidade invisível se acumula através dos anos e gerações
até finalmente transparecer sua visibilidade depois do advento de MASHIACH. Por
outro lado, as más influências trazidas para o mundo através de ações erradas,
não possuindo existência real própria (semelhante à escuridão que é meramente a
falta de luz), são eventualmente neutralizadas e devolvidas à nulidade. Em
outras palavras, os efeitos dos maus atos têm somente existência temporária e
eventualmente desaparecem, ao passo que a Santidade é permanente e, embora
dormente, cresce em poder através do bem que é realizado constantemente.
Isto responderá a uma pergunta feita por muitos:
Por que devemos nós, entre todas as gerações, merecer as revelações da ERA
MESSIÂNICA? Certamente nossos antepassados, os grandes sábios, teriam sido mais
merecedores do que as gerações que os sucederam. Agora a resposta torna-se simples: Não depende de mérito pessoal, mas
sim do grau de pureza que o mundo tenha alcançado. Nossos ancestrais, com sua
TORÁ e MITSVOT cumpriram a maior parte da tarefa atraindo e preenchendo o mundo
de Santidade. Somente uma quota relativamente pequena deve ser finalizada, e
nossa geração foi a escolhida para esta tarefa. QUANDO MASHIACH ou MESSIAS
VIRÁ? Os judeus antecipam a chegada de
MASHIACH todos os dias. Nossas preces estão repletas de pedidos a D'us para
APRESSAR A ERA MESSIÂNICA. Até mesmo nos portões das câmaras de gás muitos
judeus cantavam: "ANI MAAMIN" – EU CREIO NA VINDA DE MASHIACH!
No entanto, o TALMUD declara que há um tempo
predestinado para MASHIACH CHEGAR. Este "FIM DO TEMPO" permanece um
mistério, porém o TALMUD declara que SERÁ ANTES DO ANO HEBRAICO DE 6.000. Na
época do ano em que nos encontramos, 2007 e antes de ROSH HASHANA, seu
correspondente hebraico é o ano 5767. Isso não exclui a possibilidade de
MASHIACH CHEGAR HOJE E AGORA se formos merecedores. Deve-se notar que muitas
autoridades de Torá são da opinião que "estamos na época de MASHIACH"
e o Rebe de Lubavitch (1902-1994) declarou em diversas ocasiões que a Redenção
Messiânica é iminente. Então, depois de
tudo concluído, o que ocorrerá? A ERA MESSIÂNICA E A RESSURREIÇÃO. Após a REVELAÇÃO DE MASHIACH (o Redentor e Rei, O
ungido de Israel), os passos serão: 1. A
RESTAURAÇÃO DO TEMPLO Sagrado de Jerusalém. 2. O RETORNO DE TODOS OS JUDEUS da
Diáspora para a Terra Santa. 3. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. O TERCEIRO TEMPLO
SAGRADO. Nossos sábios afirmam
que o Terceiro e último Templo Sagrado já está construído - em estado
espiritual - pelo próprio D’us, e está aguardando o momento - o ADVENTO DE
MASHIACH - quando será materializado na forma física, no seu lugar designado EM
JERUSALÉM, após o que jamais SERÁ DESTRUÍDO. Na verdade, existe uma opinião no sentido de que um "COHÊN"
(Sacerdote) deve sempre manter-se sóbrio, estando desta maneira preparado para,
de um momento para outro, participar do serviço sacerdotal do Templo. Pois,
QUANDO MASHIACH SE REVELAR, o Templo será restaurado imediatamente e os serviços
dos COHANIM serão instantaneamente requisitados. DESCRIÇÃO DA ERA
MESSIÂNICA. Isaías descreve
MASHIACH: "E um espírito (profecia) de D’us repousará sobre ele, um
espírito de sabedoria e compreensão (...) de conhecimento e temor a D’us (...)
ele será dotado extraordinariamente de sentidos que o habilitarão a perceber o
bem e o mal nos homens (...) e com justiça julgará... golpeará (os maus) da
Terra com o bastão (a expressão) de sua boca e com o sopro de seus lábios
destruirá os perversos”. A isto segue uma descrição da Era: "E o lobo
habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito (...) e o
bezerro com o filhote do leão (...) e uma criancinha os guiará. Eles não
causarão dano nem destruição, pois a Terra estará plena de conhecimento de D’us
e de TORÁ, da mesma maneira que as águas cobrem os oceanos." De acordo com o Chassidismo, esta profecia, além de
seu profundo significado, deverá ser tomada literalmente. Onde o conhecimento
de D’us não somente elevará a humanidade, mas provocará urna completa mudança
no comportamento da vida animal; e, como Habakúk profetizou, sua poderosa
influência penetrará até nos domínios vegetais e nas matérias inorgânicas:
"Pois a pedra (se tiver sido roubada) clamará das paredes e a viga
(roubada) do teto lhe responderá (anunciando que haviam sido roubadas e usadas
na Construção)." Isto será possível,
porque a CENTELHA DIVINA CRIATIVA, encontrada ainda que em reino inorgânico, se
comunicará na criação com os seres humanos. Desta forma todos os males serão
conhecidos, e consequentemente, retificados. O Rebe anterior, de Santificada Memória, escreveu certa vez a este
respeito: "Hoje as coisas inanimadas, como o solo, é silencioso. Pisam
nele, e ele permanece calado. Mas tempo virá em que começará a falar e a contar
os fatos. Exigirá urna explicação: Porque as pessoas pisaram nele sem pensar ou
conversará sobre assuntos da TORÁ. É um fato que o ser inanimado na verdade
sente quando falamos e pensamos sobre a Torá. Embola hoje se encontre
silencioso, no futuro relatará tudo." MASHIACH SERÁ REI:
PORQUE? O TSÊMACH TSEDEK (o Terceiro Rebe de Lubavitch)
escreve que após as REVELAÇÕES MESSIÂNICAS todos os judeus serão reunidos em um
só povo, estudioso da TORÁ e temente a D’us. Em seguida pergunta: Se assim for, PORQUE MASHIACH DEVE SER UM
"REI"; qual a necessidade de tornar-se um dirigente absoluto?
Comumente é necessário um REI para manter a LEI E A ORDEM, "pois sem temor
ao governo as pessoas se engoliriam vivas" (Pirkei Avot, 3:2). Ou no caso
de uma sociedade mais altamente desenvolvida, o DEVER DO REI seria imbuir no
seu povo a submissão devotada a D’us e na maneira de viver, conforme
estabelecida pela Torá. Na ÉPOCA
MESSIÂNICA, entretanto, todo O POVO DE ISRAEL será observante da vontade de
D’us, da maneira mais completa. Tudo que poderia ser necessário seria UM GRANDE
JUÍZ OU PROFETA (como fora SamueI em seus dias); MAS PORQUE UM REI?
Aparentemente isto parece completamente desnecessário! O termo "REI", conforme interpretado pelos
Rebes de Lubavitch. conota uma autoridade que deveria ser obedecida, não por
temor ao castigo ou porque se compreende o motivo de tal procedimento, mas
principalmente porque a inteligência do REI (o REI IDEAL como a TORÁ o concebe;
um exemplo vivo da Torá e da vontade do Criador) está na verdade muito acima
daquela de seus súditos. Certamente o Rei possui sérias razões para dar certas
ordens e, embora sejam elas incompreensíveis aos outros, devem ser obedecidas
implicitamente. Da mesma maneira,
encontramos na TORÁ estes dois aspectos: 1.
A TORÁ é para ser compreendida até o ponto que a mente limitada de um mortal
possa atingir. 2. Existe também uma
porção da Torá que se acha além do nosso alcance e compreensão. Aceitamos,
entretanto a verdade completa que está em toda a TORÁ, porque está nos foi dada
por D’us. Mashiach também, terá dois
tipos de relacionamento conosco, baseados nestes dois aspectos da TORÁ: 1. Ele revelará e explicará a todo o povo judeu os
segredos profundos da TORÁ, para que tudo seja bem entendido. 2. Ele TERÁ REVELAÇÕES DIVINAS PESSOAS na TORÁ
infinitamente acima e além do alcance e compreensão de outros judeus;
revelações que julgará Impossíveis de revelar e ensinar devido às suas
capacidades Intelectuais limitadas. BILHÕES
DE ESTUDANTES. A
transcendente grandeza de Mashiach torna-se mais admirável quando consideramos
o assunto abordado pelos Rebes. Nossos sábios dizem que MASHIACH ENSINARÁ
PESSOALMENTE O POVO JUDEU e também aqueles que retornarem a vida durante a
Ressurreição (incluindo os PATRIARCAS e MOSHÊ RABÊINU). Quando imaginamos que
ele terá como discípulos tantos bilhões de pessoas, ficamos admirados como uma
pessoa pode ensinar a tantos, e de acordo com a capacidade individual, relativa
a cada um, em entender seu mestre! A
explicação: o método de ensino de MASHIACH SERÁ VISUAL. Ele estimulará uma
profunda introspecção em relação ao tema do estudo, de modo que, devido â
clareza do quadro mental visto por cada um, eles captarão em uma ou duas horas
o que levaria 60 a 80 anos para ser explicado verbalmente! E mesmo assim tudo
que lhes fosse ensinado não seria processado completamente. Estas REVELAÇÕES DE MASHIACH do modo acima descritas,
lhe fornecerá o título de Rav e Professor. O
segundo, e mais elevado tipo de revelações que MASHIACH experimentará
pessoalmente, estará além do alcance dos outros, mesmo através do método
"visual" acima referido. Esta sua tremenda superioridade inspirará a
todos maior temor e reverência, e o fará MERECEDOR DO TÍTULO DE REI, a autoridade
absoluta em assuntos de TORÁ E DO SERVIÇO DIVINO. Os Rebes acrescentam que até certo ponto todo o povo
judeu poderá se beneficiar e até receber estas revelações infinitamente
sublimes. Entretanto isto será conseguido não através de esforços do intelecto,
mas sim através de TOTAL SUBMISSÃO, E DEVOÇÃO AO REI MASHIACH. CHASSIDUT E MESSIRUT
NEFESH – AUTO SACRIFÍCIO – uma preparação. Eles enfatizam mais adiante, que ambos os tipos de
revelações através de MASHIACH dependem de nosso preparo durante o PERÍODO DA
DIÁSPORA. O estudo e compreensão do
Chassidismo hoje - o qual nos dá um vislumbre dos segredos profundos da TORÁ –
nos traz o primeiro tipo de REVELAÇÃO DE MASHIACH como nosso Rav e Professor,
revelações estas que serão por nós compreendidas; enquanto que o fortalecimento
da TORÁ e dos preceitos de hoje com MESSIRUT NEFESH, com TOTAL SUBMISSÃO E
AUTOSSACRIFÍCIO, traz a nós o segundo tipo superior de REVELAÇÃO DE MASHIACH
como nosso REI, revelações que recebemos, embora estejam infinitamente acima de
nossa compreensão. RESSURREIÇÃO: QUANDO? O ZOHAR ENSINA QUE A RESSURREIÇÃO começará QUARENTA ANOS após o retorno
DE TODOS OS JUDEUS à TERRA SANTA, e continuará intermitentemente até que todos
voltem à vida. De acordo com o TALMUD, os que foram ENTERRADOS NA TERRA SANTA
serão revividos primeiro e em seguida os que estiverem em outros países e
locais. No ZOHAR está escrito que os JUSTOS (TSADIKIM) e os que estudam a TORÁ
serão os primeiros. O importante, entretanto, é que todos serão RESSUSCITADOS
EVENTUALMENTE, mais cedo ou mais tarde, para UMA VIDA ETERNA. EXCEÇÕES AO PLANO.
O Rebe explicou há um tempo, baseado nas
palavras dos nossos sábios, que haverá exceções a este Plano. Certos indivíduos
retornarão à vida imediatamente, por ocasião do ADVENTO DO MASHIACH. A esse
respeito o Rebe afirmou: "Logo testemunharemos o cumprimento da profecia”.
RESSURREIÇÃO:
ONDE? Nossos sábios dizem que a
ALMA RETORNARÁ AO CORPO NA TERRA DE ISRAEL. Os corpos dos que JAZEM ENTERRADOS
EM OUTROS SOLOS terão que rolar através da terra até alcançar a TERRA SANTA
onde retornarão à vida. OS JUSTOS, ENTRETANTO, serão poupados de rolar através
da terra; serão FORMADOS TÚNEIS, através dos quais ELES ANDARÃO EM PÉ até
alcançarem a Terra Santa, surgindo da terra, e retornando à vida. PROCESSO DA RESSURREIÇÃO.
É contada a História de
Andaryanus, que perguntou ao Rabi Yehoshua, filho de Chanânya, "De que
maneira D’us restaurará o corpo no futuro?" O Rabi respondeu: "A partir de um minúsculo osso na coluna espinhal
chamado 'Luz'." "Como o Senhor sabe que o osso não apodrecerá até
então?" "Traga-me o osso, e eu lhe mostrarei," respondeu o Rabi.
O osso foi trazido e tentaram moê-lo, mas não se
desfez; foi jogado ao fogo, mas não queimou; foi embebido na água, mas não se
dissolveu; foi colocado na bigorna e golpeado com um martelo, até que a bigorna
se partiu em dois e o martelo quebrou-se. O osso, no entanto, permaneceu
intacto. Este osso se nutre somente de
alimentos preparados para a REFEIÇÃO DE SHABAT à noite e no MELAVÊ MALKÁ,
refeição realizada após o término de SHABAT; a morte e a podridão não conseguem
tocá-lo. A EXPLICAÇÃO DADA: ADÃO E EVA comeram da ÁRVORE DA SABEDORIA na
sexta-feira, véspera do SHABAT. O fruto proibido os nutriu e assim trouxe o
pecado para cada parte do corpo, menos para o osso "Luz", porque
aquele osso só se alimenta na sexta-feira, o dia da semana em que o pecado
ocorreu. O ZOHAR descreve que na época da
Ressurreição D’us amaciará este osso com o "ORVALHO DA RESSURREIÇÃO
(também chamado de o "ORVALHO DA TORÁ). Todas as outras partes
remanescentes do corpo serão unidas através deste osso amolecido até se
tornarem uma massa única. Ela será então condensada, expandida e tomará forma.
Sobre essa forma serão colocados pele, carne, ossos e vasos sanguíneos.
Finalmente, na última etapa do processo da Ressurreição, D’us dotará o corpo
com um espírito vivo. A RESSURREIÇÃO DOS FERIDOS E DOENTES. Nossos Sábios
ensinam: "Como a pessoa era antes de morrer, assim será ela quando trazida
de volta à vida. Se quando faleceu era cega, voltará cega; se surda, voltará
surda; se privada de fala, privada de fala voltará; as roupas que trajava na
ocasião do seu falecimento, com estas retornará. Disse o Santíssimo, Bendito
Seja, ‘Que eles se erguerão como eram antes, então Eu os curarei.’". Isto
D’us fará, removendo o "escudo" que rodeia o sol. Permitindo que os
raios mais intensos radiem os poderes Divinos de cura e alcancem a terra,
curando todos aqueles que têm um lugar no Mundo Futuro. AQUELES QUE AINDA
ESTIVEREM VIVOS NO TEMPO DA RESSURREIÇÃO. Já foi mencionado que também aqueles vivendo na Era
Messiânica devem falecer antes da Ressurreição. "Pó és e ao pó
retomarás," foi decretado sobre todos os seres humanos, desde o tempo do
PECADO ORIGINAL. Mas a morte e desintegração do corpo terreno com seus instintos
e impulsos terrenos não têm a intenção de ser um castigo. São antes um meio
para a máxima purificação e um prelúdio para a forma superior de vida no corpo
reconstituído do Futuro, um corpo de pureza e santidade absolutas. A Alma também tem que ser limpa de todas as
influências terrenas e foi gerada para receber as revelações do futuro. Esta
preparação, a alma receberá na sua passagem para o mundo, espiritual superior.
Ali, no PARAÍSO, no JARDIM DO ÉDEN, ela verá e compreenderá as REVELAÇÕES E
SABEDORIA DIVINAS, que a tomam capaz de viver a vida mais exaltada no futuro
(TANYA). Aquelas pessoas nascidas antes e que se encontrarão vivas na ÉPOCA DA
RESSURREIÇÃO também terão de falecer, mas serão restauradas à vida
imediatamente. Embora elas venham a ter uma permanência muito breve no Jardim
do Éden, dando-lhes pouco tempo para se prepararem para a vida no corpo futuro,
apesar disso, a maior intensidade das revelações que estão ali receberão o
equivalente, em força e vigor, do que as revelações que os outros recebem
durante um período de preparação mais prolongado. DESCRIÇÃO DA VIDA
FUTURA, PÓS RESSURREIÇÃO. Ao
descrever a ERA DA RESSURREIÇÃO, nossos Sábios dizem que não haverá ali a
necessidade de comer e beber, nem de se ocupar com negócios. Não existirão os
sentimentos do ciúme, ou ódio, ou rivalidade, mas os Justos ficarão
"sentados", com suas “coroas nas cabeças' e gozarão do prazer das
radiações da Presença Divina. O Rambam Maimônides (1135-1204) interpreta a expressão, "OS JUSTOS FICARÃO SENTADOS
COM AS COROAS, etc.: "Sentar" implica em que os Justos terão providas
todas suas necessidades materiais sem esforço de qualquer espécie. As
"COROAS"" em suas cabeças é um termo essencialmente alegórico:
seu conhecimento das REVELAÇÕES e da SABEDORIA DIVINAS serão como uma
"coroa" nas suas cabeças, por assim dizer. O Primeiro Rebe de Lubavitch dá o conceito chassídico
dessas expressões: “Ficarão sentados" se refere à tranquila completa e
perfeita compreensão das REVELAÇÕES E SABEDORIA DIVINAS. As "COROAS"
sobre suas cabeças se refere àquelas REVELAÇÕES que estão acima de suas
cabeças, isto é, além da sua compreensão. O
TALMUD menciona que no futuro uma refeição especial será servida aos Justos.
Embora tenha sido dito acima que não haverá necessidade de comida e bebida no
tempo da RESSURREIÇÃO, a explicação dada é que o acontecimento da refeição
especial terá lugar antes da era do “não comer nem beber”. QUEM SERÁ
RESSUSCITADO? Nossos Sábios fazem
primeiro uma declaração de ordem geral: todos possuem uma parte no Olám Abá,
MUNDO VINDOURO (isto é, RESSURREIÇÃO). Depois partem para a enumeração de
várias exceções. Rambam escreve que serão excluídos somente aqueles que
morrerem sem arrependimento. Mas se o indivíduo de fato se arrependeu da sua
maldade, mesmo que somente no derradeiro instante da sua vida, ele merecerá UMA
PARTE DO MUNDO FUTURO. Esperança
adicional nos é dada por nossos Sábios: se um filho é justo, ele ganha uma
parte no MUNDO VINDOURO para o seu pai ou sua mãe, embora normalmente ele (ou
ela) seriam excluídos da VIDA FUTURA. Mais ainda, se alguém intercede e dirige
preces para o bem de seus pais ou a um filho mau, ou faz MITSVOT e dá TSEDECÁ
em nome deles, ESSA INTERCESSÃO tem um efeito benéfico elevando suas almas a
níveis mais elevados. www.ptchabad.org.br.
Abraço. Davi
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