Religião Afro-brasileira.
Umbanda. Livro Código de Umbanda. Por Rubens Saraceni (1951-2015). A SEMEADURA DE UMA RELIGIÃO – Os
Orixás. Capítulo II. Muitos se tem escrito a respeito dos sagrados Orixás e
muito ainda terão de escrever, já que os Orixás são mistérios divinos e,
dependendo de quem os descreve, assumem as mais diversas feições. E, ainda que
mantenham suas qualidades essenciais, de “essência” ou elementais de
“elementos”, no entanto, cada um os descreve como os interpreta, entende ou idealiza. As idealizações, ainda
que sejam divergentes, são necessárias pois, mais dias menos dias, uma delas se
imporá em definitivo sobre todas as outras e, daí em diante, todos os
umbandistas rezarão pela mesma “cartilha”. Mas, enquanto isso não acontecer,
não tenham dúvidas de que continuarão os estímulos para que lancem
idealizações, as mais próximas possíveis do nível consciencial da maioria dos
adeptos de Umbanda. Os próprios Orixás Regentes estimulam as idealizações pelos
praticantes instrutores, pois ou alcançam uma concepção ideal ou os umbandistas
nunca falarão a mesma língua. Lembrem-se de que a Umbanda é uma religião nova e
neste seu primeiro século de vida tudo é experimental. Não pensem que os Orixás
sagrados estão alheios ao que ocorre, pois não estão. Eles observam todas as
idealizações humanas que tentam torná-los compreensíveis a todos os umbandistas
e tem amparado os idealizadores, não negando a oportunidade de propagarem suas
concepções acerca do mistério “Orixás”. Uns idealizadores são mais felizes e
alcançam um número respeitável de adeptos. Mas outros, por causa das numerosas
dificuldades inerentes à missão de semeador de conhecimentos. Logo desistem e
decepcionam-se com a pouca acolhida aos seus escritos. Isso é assim mesmo e não
pensem que com os idealizadores de outras religiões as coisas foram diferentes,
pois não foram. Para não irmos muito longe, saibam que o Cristianismo, em seu
início, teve muitos idealizadores, e cada um descreveu Jesus Cristo segundo sua
visão, concepção, entendimento e compreensão do mistério divino que ele era e é
em si mesmo. Não pensem que para os idealizadores do Cristianismo as coisas foram
fáceis, pois eles também não conseguiram impor-se sobre a maioria dos cristãos.
Tanto escreveram a respeito de Jesus Cristo que foi preciso um concílio para
que ordenassem a confusão reinante nos três primeiros séculos da Era Cristã.
Hoje é fácil para um cristão, ao folhear o Novo Testamento, visualizar um Jesus
Cristo divino e humano ao mesmo tempo em que lê suas mensagens ou sermões. Mas
será que ele era visualizado assim, facilmente, no início do Cristianismo? É
claro que não! O que sustentou a nascente religião foram os prodígios e os
fenômenos religiosos, conversões e milagres, que ocorreram por toda parte, e
sempre em nome de Jesus Cristo. Prodígios e fenômenos são as chaves de toda
semeadura religiosa e com a Umbanda não seria diferente, pois eles acontecem a
todo instante por todo o Brasil e surpreendem os descrentes, os ateus, os
zombeteiros e até ... os fiéis umbandistas, já acostumados a eles nos seus
trabalhos rituais. Saibam que, em se tratando de coisas divinas, os prodígios e
os fenômenos são coisas comuns e acontecem em todas as religiões, e só assim o
senso comum cede lugar a fé e permite que toda uma vida desregrada seja
reordenada e colocada na senda luminosa da evolução espiritual e consciencial.
Afinal, de nada adianta só a teoria
acerca dos Orixás, se as práticas religiosas realizadas em seus nomes não
suplantarem o senso comum arraigado como “normal”, religiosamente falando. Neste aspecto, a Umbanda tem sido pródiga,
bem como os prodígios de alguns médiuns e os fenômenos realizados pelos
mentores espirituais provam a todos que por trás do visível está o invisível,
Deus. E se fôssemos listar os prodígios e fenômenos, nunca terminaríamos,
porque estes estão se renovando a todo instante em lugares distantes, e sem
qualquer ligação material entre si. Mas se assim o é, é porque assim acontece
com todas as semeaduras religiosas. Alguns médiuns mais afoitos endeusam quem
realiza prodígios e não entendem que o correto seria meditarem no porquê de
eles estarem acontecendo. Não percebem que os prodígios visam a dar provas
concretas dos mistérios ocultos regidos pelos sagrados Orixás e que estes visam
a fornecer meios mais “terra” para a propagação horizontal da religião
umbandistas. A Umbanda ainda é muito recente para prescindir dos prodígios e
dos fenômenos. E nós esperamos que nunca os dispense, sendo que as pessoas mais
arredias ou descrentes só se convencem da existência dos poderes divinos quando
se deparam com os prodígios realizados pelos médiuns. Aí, sim deixam de lado o
senso comum, despertam para a fé e dedicam parte do tempo a religião. A Umbanda
é nova e talvez daqui a uns três séculos os seus dirigentes se reúnam e, tendo
muitas idealizações sobre suas mesas, optem por uma que mais fale aos corações
dos umbandistas de então. E porque três séculos demoram para passar, as
idealizações existentes até o momento são muito “pessoais”. Então vamos colocar
a nossa à disposição para análise e, quem sabe, ela possa ser adotada, no todo
ou em parte, quando forem comentar nossa religião. Mas não esqueçam que, se os
primeiros cristãos são vistos como exemplo a ser cultivado no campo religioso
do Cristianismo pelos eu desprendimento, fé inabalável e tenacidade na defesa
da religião que adotaram. Vocês, os umbandistas de hoje, serão vistos, no futuro,
pela forma que se portarem diante das dificuldades que esta nova religião está
encontrando, considerando que ela é combatida pelas mais velhas com todas as
armas, recursos e truculências que têm a disposição. Afinal, os romanos tinham
o circo onde atiravam os cristãos de então aos leões. Os novos cristãos de hoje
têm a disposição a televisão, na qual atiram os umbandistas às hienas
mercadoras da fé em Jesus Cristo. Ou não é verdade que aqueles mercadores da
fé, travestidos em “bispos”, divertem-se à custa dos humildes umbandistas,
colocados a todo instante diante de inúmeras dificuldades econômicas para
levarem adiante. E com dignidade, amor e respeito, a fé nos sagrados Orixás,
enquanto eles se locupletam com o desespero e a aflição de pessoas humildes e de
boa-fé, que acorrem aos seus templos movidos pelas promessas miraculosas de
enriquecimento rápido em nome de um tal “desafio a Deus”? Quem, em sã
consciência, ousaria colocar as questões de fé e religiosidade nesses termos,
senão as mesmas hienas famintas que afluíam ao circo romano em busca de prazer?
Quem, em sã consciência, ousaria colocar a religiosidade diante de Deus como
uma prova de enriquecimento material, senão mercadores da fé? Quem, senão
apóstatas, ousaria levantar a Bíblia Sagrada e desafiar a Deus a enriquecê-los,
se nesta mesma Bíblia estão escritas, com o fogo da fé. O sangue da vida e as
lágrimas dos humildes, as santificadas palavras de Jesus Cristo. “É mais fácil
um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico, materialista, entrar
no reino do céu” Mateus 19,24. Quem, senão os mercadores do templo, ousaria
subverter a pregação de Cristo ao rico, conclamando-o a deixar tudo para trás,
até mesmo sua ambição, luxúria e apego aos bens materiais, e só assim poderia
segui-lo e conquistar um lugar à direita de Deus Pai? Irmãos umbandistas, tudo
se repete em religião. E, se bem já fez alguém quando disse que da primeira vez
é uma tragédia, porém da segunda é uma comédia, então tudo está se repetindo,
como os primeiros cristãos eram lançados aos leões nos circos romanos. Já os
primeiros umbandistas, que somos nós, estamos sendo lançados, às hienas da
televisão. Dos mercadores do templo, expulsos por Jesus a dois mil anos atrás,
mas que, travestidos de novos cristãos, estão – até disso – desafiando Deus a
enriquecê-los! Que Deus se apiede do espírito destes vis mercadores que
envergonham o próprio Jesus Cristo, usando de seu nome para locupletarem-se à
custa do sofrimento humano, diante de tantas injustas sociais. Que não são
menores do que as que se abatiam sobre a sofrida plebe romana. Irmãos em Oxalá,
atentem bem para o que acabamos de externar e fortaleçam sua fé, pois os
sagrados Orixás são eternos e vocês os estão renovando a fé e a religiosidade
de milhões de irmãos desencantados com as religiões mais velhas. E tão
comprometidas com o atual estado de coisas que não conseguem, com os recursos
da fé, alterar as injustiças sociais ou despertar a religiosidade no coração de
seus fiéis atuais. Tenham consciência do momento atual de sua religião e
portem-se a altura do que de vocês esperam os sagrados Orixás, já renovados no
Ritual de Umbanda Sagrada. E, creiam, daqui a alguns séculos as hienas se terão
calado, então terão encontrado a resposta de Deus a seus desafios. Mas, até que
isso aconteça, fortaleçam sua fé no amor aos sagrados Orixás, pois eles são as
divindades regentes desse nosso abençoado planeta. E, se não são chamados de
“encantados” é porque encantam a quem a eles se consagra e não se deixam abater
pelas críticas sofridas. Pelas zombarias assacadas ou pela falta de uma
literatura umbandista mais incisiva para o momento atual e mais esclarecedora
acerca dos mistérios divinos que são os Orixás. Correspondam ao momento atual
de sua religião e, no futuro, quando todos rezarem por uma mesma cartilha, aí
se realizarão e dirão: “Meus amados Orixás, valeu a pena minha tenacidade,
resignação, humildade, amor e fé, pois minha religião prosperou entre os
homens!”. Saravá, meus Orixás! Saravá, irmãos em Oxalá! Abraço. Davi
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