quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

INTRODUÇÃO I - PARTE II

 

Judaísmo. Por Rabino Isaac Luria (1532-1572) Livro Portal das Reencarnações. INTRODUÇÃO I - Parte II. O Ari explica o princípio da responsabilidade coletiva e mútua que surge na consciência de uma pessoa quando ela se entrega à correção espiritual. É de grande importância transcender a percepção individualista de nosso ser e envolver-se no que está acontecendo em todo o mundo de Assiá, ao qual a nossa Néfesh está conectada. E não se deve pensar que basta corrigir a raiz da Néfesh do indivíduo, ignorando os outros níveis. Esta expansão da consciência é uma preparação para merecer o nível seguinte, que é o Rúach. Isso quer dizer que a pessoa deve se ocupar com a Torá e o cumprimento dos preceitos, que correspondem a todo o mundo de Assiá – e não apenas com aqueles preceitos que correspondem ao local específico ao qual sua Néfesh está ligada. Então, este é o aspecto de estudar a Torá e cumprir os preceitos. O objetivo de uma pessoa entregar-se ao cumprimento da Torá e dos preceitos é para purificar e expandir sua consciência, à medida que ela se torna consciente da unicidade que une a todos os seres humanos. Sendo assim, se a pessoa pecou e causou uma mácula em qualquer parte do mundo de Assiá, mesmo que não seja o local ao qual sua Néfesh está unida, ela precisa corrigir isso. No entanto, se outra Néfesh deixar de cumprir um preceito, que é do mundo de Assiá, ou se ela cometer algum pecado e causar alguma mácula, a primeira Néfesh não tem obrigação de sanar esta falta do cumprimento do preceito. Nem de reparar a mácula causada por esta segunda Néfesh, a não ser que ambas as Nefashot, plural de Néfesh, sejam do mesmo local como será explicado adiante. Pode ser que o conceito do Ticun, processo de retificação por qual a alma passa de uma encarnação a outra, da mácula da transgressão, e não do cumprimento de todos os 248 preceitos positivos, ou, possivelmente, o que é o mais correto, seria conforme o seguinte exemplo, alguém de Malchut de Nucvá de Assiá, o que se chama Néfesh de Assiá, é obrigado a corrigir todos os aspectos de Malchut. O de Néfesh, de Rúach, de Neshamá, de Chaiá e de Iechida de Assiá. Portanto, quem corrigiu apenas Maschut de Assiá, só atinge a Néfesh da Néfesh de Assiá. A pessoa que também corrigiu Zeir Anpin de Assiá atinge tanto a Néfesh quanto o Rúach de Assiá. E se a pessoa corrigiu também a Ima de Assiá, então ela atinge a Néfesh, o Rúach e a Neshamá de Assiá. Isso continua até que a pessoa corrija os cinco Partsufim de Assiá, e nesse caso ela atinge todo NaRanCHal. E cada aspecto dos cinco níveis mencionados está completo quando possui três partes, que são Ibur, Ienicá e Mochin. Só neste momento falamos de uma Néfesh completa de Assiá e a partir daí a pessoa já tem mérito para receber o Rúach de Ietsirá. O processo de correção dos níveis da alma é comparado com o processo e os ciclos da vida: 1. Gestação ou Concepção Espiritual – Ibur. 2. Amamentação – Ienica. 3. Aquisição de consciência ou de amadurecimento espiritual – Mochin. Este é o processo de evolução que vemos no desenvolvimento de uma pessoa desde o estado do feto até se tornar adulta. Cada um dos níveis da alma tem que passar por essas três fases para que ela se torne completa em maturidade e, assim, fique pronta para receber outro nível. Esta parte chamada Rúach também possui os cinco níveis mencionados. Todos eles juntos são chamados de Rúach completo de Ietsirá. Isso vale para a Neshamá de Beriá, para a Chaiá e para Iechidá. Mas aqui não é o local para elaborar sobre isso. Agora precisamos explicar uma diferença que existe entre a Néfesh de Assiá e as outras partes da alma – Neshma – que são de Ietsirá, Beriá e Atsilut. Com isso também explicaremos a difícil questão: Como uma pessoa cuja raiz está em Malchut de Assiá consegue subir para Kéter de Assiá? Porque se é verdade que todo ser humano deve reencarnar até que todo o NaRaNCHal esteja completo. Temo que concluir que todo mundo deve subir até Kéter de Assiá, depois kéter de Ietsirá e, por fim Kéter de Beriá. E se fosse assim, todos os outros níveis não teriam sentido de existir. Isso é impossível, porque é um fato bem conhecido entre nós, que dentro dos filhos de Israel, a principal referência do Ari é aos filhos de Israel. Mas os mesmos princípios podem ser aplicados a todas as nações, existem aqueles que vêm do nível de Malchut, outras do nível de Iessód etc. Como mencionado no começo do Séfer HaTicunim: Existem líderes de milhares de Israel do lado de Kéter, sábios do lado de Chochmá – sabedoria e homens de entendimento do lado de Biná – entendimento. Portanto, é a luz disso que explicamos o seguinte: Existe uma diferença entre Assá e todos os outros três mundos. Isso é conforme o seguinte: Saiba que apenas no mundo de Assiá é dessa forma. A pessoa que tem raiz de alma em Malchut de Assiá é um caso simples, porque sua Néfesh vem de Malcht de Assiá, obviamente. Mesmo assim, ao corrigir suas ações ela consegue purificar sua Néfesh, nível após nível, até atingir e chegar a Kéter de Assiá, onde ela praticamente se integra àquele nível de fato. No entanto, a pessoa deve se refinar antes de poder ascender de fato para Kéter de Assiá, ainda que lá só possa dizer que ela está no aspecto de Malchut de Kéter de Assiá, porque sua raiz é de Malchut. Isso vale para todos os outros níveis de Assiá; sempre se diz que a pessoa só estará de fato no aspecto de Malcht daquele nível. Como a Néfesh é aderida e fortemente ligada ao corpo, então ela é menos flexível e menos transiente do que o Rúach. Como a Néfesh se relaciona com um certo nível, ou Sefirá, no Mundo da ação. Ela é obrigada, por si só, e não outra Néfesh, a subir de um nível, ou Sefirá, para o outro Mundo da Ação e corrigir cada um deles. Este não é o caso uma vez que o Rúach é alcançado. O nível de Ruách é mais flexível e transitório. Já que ele não está tão ligado ao corpo como a Néfesh. Assim, uma pessoa pode adquirir diferentes Ruchot, cada um relativo a um grau diferente, ou Sefirá, no Mundo de Ietsirá, formação. Mesmo assim, é a Néfesh e suas obras que determinam o destino e o nível de evolução de uma pessa. Assim, mesmo que uma pessoa suba para o nível de Rúach, a Néfesh continua ativa e determina a culpa ou mérito dessa pessoa. No entanto, nos mundos de Ietsirá, Beriá e Atsilut, a situação não é essa. A pessoa que tem a raiz de seu Rúach em Malchut de Ietsirá e que corrigiu e completou este nível, indo para Iessód de Ietsirá, receberá também um Rúach do Iessod de Ietsirá em si. O primeiro Rúach que essa pessoa tem de Malchut de Ietsirá permanece abaixo, em Malcut de Ietsirá, já que esse é o seu local. Do mesmo modo, quando a pessoa completa o Hod de Ietsirá, ela deixa o segundo Rúach que ela tinha de Iessod em Iessod de Ietsirá e, em seu lugar, recebe outro Rúach, de Hod de Ietsirá. E isso continua até Kéter de Ietsirá. E isso é assim porque a pessoa corrigiu sua Néfesh em todos os níveis de Assiá, então ela consegue receber o Rúach de todos os níveis de Ietsirá. Ele vai se dar com respeito a Neshamá, que é de Beriá. O fato de que uma pessoa tenha corrigido todos os níveis da Néfesh no Mundo de Assiá, ação, permite que ela continue a evoluir e alcance diferentes Ruchot no mundo de Ietsirá, formação. E assim por diante, até as Neshamot no Mundo de Beriá, criação. É preciso que expliquemos o motivo do que foi dito, que é o seguinte, o fato de que Assiá é o mais baixo dos mundos, fica no meio das Klipot e é rodeado por elas. Consequentemente, mesmo que a pessoa já tenha corrigido a sua Nesfesh conforme o local da raiz dela em Assiá se a Nefesh for deixada ali, existe o receio de que as Klipot a segurem. É por isso que a pessoa deve constantemente refinar seus atos até que chegue o mais alto possível, até o local da sua raiz, em Keter de Assiá. No entanto, no Mundo de Ietsirá, e ainda mais nos outros mundos, que são superiores a ele, não há nenhum receio de que as klipot a seguirem, como ocorria em Assiá. Sendo assim, quando uma pessoa corrige a raiz do seu Rúach em Ietsirá, se ela continuar se corrigindo, o seu primeiro Rúach pode ficar no seu local, na sua raiz, e a pessoa consegue receber um segundo Rúach, de um local mais alto. Isso ocorre sem ter que elevar o primeiro Rúach para um lugar superior, pois o receio, de que as Klipot a seguirem, não existe. Como resultado da Néfesh ser fortemente ligada ao corpo e aos desejos corporais, há sempre um risco de que, apesar de ter se corrigido, ela seja alvo de desejos negativos e fique presa nas Klipot. Esse é o segredo do versículo: “Elohim não favorecerá nenhuma Nésfesh (...) cogitará pensamentos, para que não se desterre Dele”. Isso significa que todo pensamento que Ele cogita é apenas direcionado ao aspecto da Nefesh, por estar em Assiá. Então, existe o receio de abandoná-lo, pois ela ficaria vulnerável as Klipot que ali existem. Sendo assim, o Ticun que ele proporciona para a Nefesh por causa deste receio é que “Elohim não elevará nenhuma Nefesh”. “Para que não se desterre” é um versículo que se refere ao filho do rei Davi, Absalão, em hebraico Avshalom, que fugiu de seu pai depois de matar seu meio-irmão, Amnom, em vingança por violar sua irmã, Tamar. Portanto, este versículo chama pelo rei David, pedindo-lhe para perdoar a Avshalom e permitir que ele volte para casa. O raciocínio por trás deste episódio é que, de qualquer modo, o Santíssimo não vai permitir que a Néfesh suba e atinja o seu Ruach, a menos que expie seus pecados. Mas se abandonada, será sobrepujada e pega pelas Klipot, se perdendo. Então o rei Davi está sendo solicitado a não negar a Avshalom esta oportunidade, e permite-lhe salve a sua Nefesh. Outra explicação é que a Nefesh do rei Davi e a Nefesh de Avshalom vêm da mesma raiz da alma, e, portanto, uma parte da Nefesh do rei Davi estaria perdida entre as Klipot e não subiria. “Elohim não favorecerá nenhuma Nefesh (...) cogitará pensamentos, para que não se desterre dele”. No entanto, não é esse o caso em Ietsirá e nos outros mundos, em que o Ruach, ou sua Neshamá etc, permanecem abaixo, no nível da raiz e a pessoa ganha um Ruach adicional e mais elevado. Condizente com a perfeição dos seus atos, como dissemos antes. Esse é o significado secreto do famoso adágio: “Qualquer pessoa pode ser como Moshé”. Para isso basta que a pessoa esteja disposta a aperfeiçoar seus atos, pois ao fazer isso ela pode adquirir outro Rúach mais elevado, do alto de Ietsirá. De modo similar, uma Neshamá, da parte mais alta de Beriá etc. Aqui o Ari explica como uma pessoa é capaz de mudar o seu destino predeterminado, já que o conceito da dívida cósmica que a deixa presa ao passado se aplica principalmente ao nível da Nefesh. Seguindo esse princípio, quando a pessoa refina e purifica a sua Nefesh ela se torna capaz de se desconectar do passado para assumir um novo futuro. Mas com o novo futuro aparecem mais responsabilidades, conforme a ajuda que ela merece receber dos outros níveis mais elevados de alma. Assim, uma pessoa simples pode receber um Rúach de um grande líder e incorporar as características e as habilidades dessa nova alma para vencer desafios e resolver problemas. Isso é algo que a primeira pessoa jamais seria capaz de fazer. Abraço. Davi.

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