Judaísmo. Por Rabino Isaac
Luria (1532-1572) Livro Portal das Reencarnações. INTRODUÇÃO I - Parte II. O
Ari explica o princípio da responsabilidade coletiva e mútua que surge na
consciência de uma pessoa quando ela se entrega à correção espiritual. É de grande
importância transcender a percepção individualista de nosso ser e envolver-se
no que está acontecendo em todo o mundo de Assiá, ao qual a nossa Néfesh está
conectada. E não se deve pensar que basta corrigir a raiz da Néfesh do
indivíduo, ignorando os outros níveis. Esta expansão da consciência é uma
preparação para merecer o nível seguinte, que é o Rúach. Isso quer dizer que a
pessoa deve se ocupar com a Torá e o cumprimento dos preceitos, que
correspondem a todo o mundo de Assiá – e não apenas com aqueles preceitos que
correspondem ao local específico ao qual sua Néfesh está ligada. Então, este é
o aspecto de estudar a Torá e cumprir os preceitos. O objetivo de uma pessoa
entregar-se ao cumprimento da Torá e dos preceitos é para purificar e expandir
sua consciência, à medida que ela se torna consciente da unicidade que une a
todos os seres humanos. Sendo assim, se a pessoa pecou e causou uma mácula em
qualquer parte do mundo de Assiá, mesmo que não seja o local ao qual sua Néfesh
está unida, ela precisa corrigir isso. No entanto, se outra Néfesh deixar de
cumprir um preceito, que é do mundo de Assiá, ou se ela cometer algum pecado e
causar alguma mácula, a primeira Néfesh não tem obrigação de sanar esta falta
do cumprimento do preceito. Nem de reparar a mácula causada por esta segunda
Néfesh, a não ser que ambas as Nefashot, plural de Néfesh, sejam do mesmo local
como será explicado adiante. Pode ser que o conceito do Ticun, processo de
retificação por qual a alma passa de uma encarnação a outra, da mácula da
transgressão, e não do cumprimento de todos os 248 preceitos positivos, ou,
possivelmente, o que é o mais correto, seria conforme o seguinte exemplo,
alguém de Malchut de Nucvá de Assiá, o que se chama Néfesh de Assiá, é obrigado
a corrigir todos os aspectos de Malchut. O de Néfesh, de Rúach, de Neshamá, de
Chaiá e de Iechida de Assiá. Portanto, quem corrigiu apenas Maschut de Assiá,
só atinge a Néfesh da Néfesh de Assiá. A pessoa que também corrigiu Zeir Anpin
de Assiá atinge tanto a Néfesh quanto o Rúach de Assiá. E se a pessoa corrigiu
também a Ima de Assiá, então ela atinge a Néfesh, o Rúach e a Neshamá de Assiá.
Isso continua até que a pessoa corrija os cinco Partsufim de Assiá, e nesse
caso ela atinge todo NaRanCHal. E cada aspecto dos cinco níveis mencionados
está completo quando possui três partes, que são Ibur, Ienicá e Mochin. Só
neste momento falamos de uma Néfesh completa de Assiá e a partir daí a pessoa
já tem mérito para receber o Rúach de Ietsirá. O processo de correção dos
níveis da alma é comparado com o processo e os ciclos da vida: 1. Gestação ou
Concepção Espiritual – Ibur. 2. Amamentação – Ienica. 3. Aquisição de
consciência ou de amadurecimento espiritual – Mochin. Este é o processo de
evolução que vemos no desenvolvimento de uma pessoa desde o estado do feto até
se tornar adulta. Cada um dos níveis da alma tem que passar por essas três
fases para que ela se torne completa em maturidade e, assim, fique pronta para
receber outro nível. Esta parte chamada Rúach também possui os cinco níveis
mencionados. Todos eles juntos são chamados de Rúach completo de Ietsirá. Isso
vale para a Neshamá de Beriá, para a Chaiá e para Iechidá. Mas aqui não é o
local para elaborar sobre isso. Agora precisamos explicar uma diferença que
existe entre a Néfesh de Assiá e as outras partes da alma – Neshma – que são de
Ietsirá, Beriá e Atsilut. Com isso também explicaremos a difícil questão: Como
uma pessoa cuja raiz está em Malchut de Assiá consegue subir para Kéter de
Assiá? Porque se é verdade que todo ser humano deve reencarnar até que todo o
NaRaNCHal esteja completo. Temo que concluir que todo mundo deve subir até
Kéter de Assiá, depois kéter de Ietsirá e, por fim Kéter de Beriá. E se fosse
assim, todos os outros níveis não teriam sentido de existir. Isso é impossível,
porque é um fato bem conhecido entre nós, que dentro dos filhos de Israel, a
principal referência do Ari é aos filhos de Israel. Mas os mesmos princípios
podem ser aplicados a todas as nações, existem aqueles que vêm do nível de
Malchut, outras do nível de Iessód etc. Como mencionado no começo do Séfer
HaTicunim: Existem líderes de milhares de Israel do lado de Kéter, sábios do
lado de Chochmá – sabedoria e homens de entendimento do lado de Biná –
entendimento. Portanto, é a luz disso que explicamos o seguinte: Existe uma
diferença entre Assá e todos os outros três mundos. Isso é conforme o seguinte:
Saiba que apenas no mundo de Assiá é dessa forma. A pessoa que tem raiz de alma
em Malchut de Assiá é um caso simples, porque sua Néfesh vem de Malcht de
Assiá, obviamente. Mesmo assim, ao corrigir suas ações ela consegue purificar
sua Néfesh, nível após nível, até atingir e chegar a Kéter de Assiá, onde ela
praticamente se integra àquele nível de fato. No entanto, a pessoa deve se
refinar antes de poder ascender de fato para Kéter de Assiá, ainda que lá só
possa dizer que ela está no aspecto de Malchut de Kéter de Assiá, porque sua
raiz é de Malchut. Isso vale para todos os outros níveis de Assiá; sempre se
diz que a pessoa só estará de fato no aspecto de Malcht daquele nível. Como a
Néfesh é aderida e fortemente ligada ao corpo, então ela é menos flexível e
menos transiente do que o Rúach. Como a Néfesh se relaciona com um certo nível,
ou Sefirá, no Mundo da ação. Ela é obrigada, por si só, e não outra Néfesh, a
subir de um nível, ou Sefirá, para o outro Mundo da Ação e corrigir cada um
deles. Este não é o caso uma vez que o Rúach é alcançado. O nível de Ruách é
mais flexível e transitório. Já que ele não está tão ligado ao corpo como a
Néfesh. Assim, uma pessoa pode adquirir diferentes Ruchot, cada um relativo a
um grau diferente, ou Sefirá, no Mundo de Ietsirá, formação. Mesmo assim, é a
Néfesh e suas obras que determinam o destino e o nível de evolução de uma
pessa. Assim, mesmo que uma pessoa suba para o nível de Rúach, a Néfesh
continua ativa e determina a culpa ou mérito dessa pessoa. No entanto, nos
mundos de Ietsirá, Beriá e Atsilut, a situação não é essa. A pessoa que tem a
raiz de seu Rúach em Malchut de Ietsirá e que corrigiu e completou este nível,
indo para Iessód de Ietsirá, receberá também um Rúach do Iessod de Ietsirá em
si. O primeiro Rúach que essa pessoa tem de Malchut de Ietsirá permanece
abaixo, em Malcut de Ietsirá, já que esse é o seu local. Do mesmo modo, quando
a pessoa completa o Hod de Ietsirá, ela deixa o segundo Rúach que ela tinha de
Iessod em Iessod de Ietsirá e, em seu lugar, recebe outro Rúach, de Hod de
Ietsirá. E isso continua até Kéter de Ietsirá. E isso é assim porque a pessoa
corrigiu sua Néfesh em todos os níveis de Assiá, então ela consegue receber o
Rúach de todos os níveis de Ietsirá. Ele vai se dar com respeito a Neshamá, que
é de Beriá. O fato de que uma pessoa tenha corrigido todos os níveis da Néfesh
no Mundo de Assiá, ação, permite que ela continue a evoluir e alcance
diferentes Ruchot no mundo de Ietsirá, formação. E assim por diante, até as
Neshamot no Mundo de Beriá, criação. É preciso que expliquemos o motivo do que
foi dito, que é o seguinte, o fato de que Assiá é o mais baixo dos mundos, fica
no meio das Klipot e é rodeado por elas. Consequentemente, mesmo que a pessoa
já tenha corrigido a sua Nesfesh conforme o local da raiz dela em Assiá se a
Nefesh for deixada ali, existe o receio de que as Klipot a segurem. É por isso
que a pessoa deve constantemente refinar seus atos até que chegue o mais alto
possível, até o local da sua raiz, em Keter de Assiá. No entanto, no Mundo de
Ietsirá, e ainda mais nos outros mundos, que são superiores a ele, não há
nenhum receio de que as klipot a seguirem, como ocorria em Assiá. Sendo assim,
quando uma pessoa corrige a raiz do seu Rúach em Ietsirá, se ela continuar se
corrigindo, o seu primeiro Rúach pode ficar no seu local, na sua raiz, e a
pessoa consegue receber um segundo Rúach, de um local mais alto. Isso ocorre
sem ter que elevar o primeiro Rúach para um lugar superior, pois o receio, de
que as Klipot a seguirem, não existe. Como resultado da Néfesh ser fortemente
ligada ao corpo e aos desejos corporais, há sempre um risco de que, apesar de
ter se corrigido, ela seja alvo de desejos negativos e fique presa nas Klipot.
Esse é o segredo do versículo: “Elohim não favorecerá nenhuma Nésfesh (...)
cogitará pensamentos, para que não se desterre Dele”. Isso significa que todo
pensamento que Ele cogita é apenas direcionado ao aspecto da Nefesh, por estar
em Assiá. Então, existe o receio de abandoná-lo, pois ela ficaria vulnerável as
Klipot que ali existem. Sendo assim, o Ticun que ele proporciona para a Nefesh
por causa deste receio é que “Elohim não elevará nenhuma Nefesh”. “Para que não
se desterre” é um versículo que se refere ao filho do rei Davi, Absalão, em
hebraico Avshalom, que fugiu de seu pai depois de matar seu meio-irmão, Amnom,
em vingança por violar sua irmã, Tamar. Portanto, este versículo chama pelo rei
David, pedindo-lhe para perdoar a Avshalom e permitir que ele volte para casa.
O raciocínio por trás deste episódio é que, de qualquer modo, o Santíssimo não
vai permitir que a Néfesh suba e atinja o seu Ruach, a menos que expie seus
pecados. Mas se abandonada, será sobrepujada e pega pelas Klipot, se perdendo.
Então o rei Davi está sendo solicitado a não negar a Avshalom esta
oportunidade, e permite-lhe salve a sua Nefesh. Outra explicação é que a Nefesh
do rei Davi e a Nefesh de Avshalom vêm da mesma raiz da alma, e, portanto, uma
parte da Nefesh do rei Davi estaria perdida entre as Klipot e não subiria.
“Elohim não favorecerá nenhuma Nefesh (...) cogitará pensamentos, para que não
se desterre dele”. No entanto, não é esse o caso em Ietsirá e nos outros
mundos, em que o Ruach, ou sua Neshamá etc, permanecem abaixo, no nível da raiz
e a pessoa ganha um Ruach adicional e mais elevado. Condizente com a perfeição
dos seus atos, como dissemos antes. Esse é o significado secreto do famoso
adágio: “Qualquer pessoa pode ser como Moshé”. Para isso basta que a pessoa
esteja disposta a aperfeiçoar seus atos, pois ao fazer isso ela pode adquirir
outro Rúach mais elevado, do alto de Ietsirá. De modo similar, uma Neshamá, da
parte mais alta de Beriá etc. Aqui o Ari explica como uma pessoa é capaz de
mudar o seu destino predeterminado, já que o conceito da dívida cósmica que a
deixa presa ao passado se aplica principalmente ao nível da Nefesh. Seguindo
esse princípio, quando a pessoa refina e purifica a sua Nefesh ela se torna capaz
de se desconectar do passado para assumir um novo futuro. Mas com o novo futuro
aparecem mais responsabilidades, conforme a ajuda que ela merece receber dos
outros níveis mais elevados de alma. Assim, uma pessoa simples pode receber um
Rúach de um grande líder e incorporar as características e as habilidades dessa
nova alma para vencer desafios e resolver problemas. Isso é algo que a primeira
pessoa jamais seria capaz de fazer. Abraço. Davi.
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