Astrologia.
Texto de Ricardo Lindemann. Capítulo Quatro. TOURO E ESCORPIÃO – A astrologia
não é uma questão de crença, mas uma questão de Ciência, uma questão de
verificação. Por isso, convido os leitores a observarem-se as pessoas de Touro
(20 de abril – 20 de maio) e Escorpião (23 de outubro – 22 de novembro), que na
sua esfera de relacionamentos, apresentam ou não as características aqui
citadas. Agora, vejam bem, as pessoas podem ser de um signo pelo mês do
nascimento, podem ser de um signo também pelo dia do nascimento, ou pela hora
do nascimento. No primeiro caso, nós vamos dizer que a pessoa é do signo solar
porque nasceu no mês de Touro, a partir de 20 de abril até 20 de maio, mas
também o fato é que se ela tiver nascido em certo horário, ela terá o Ascendente
no signo de Touro, porque existem duas horas por dia em que o signo de Touro se
elevará no horizonte Oriental. Há também outra possibilidade, se a Lua estiver
em certo dia apresentando-se no signo de Touro, o que ocorrerá em média num
período de dois dias e um quarto, dois dias e seis horas, dado que nós
dividiremos 27,32 dias por 12 signos. Os 27,32 dias correspondem ao mês sideral
da Lua, e dividindo em 12 partes, nós vamos ter este resultado. Então, no geral
se diz que o signo da Lua é o signo do dia, e o signo Ascendente é o signo da
hora, mas na verdade, são maneiras de explicar que nós somos divididos em
camadas. Nós podemos ter o signo de Touro no mental, signo solar ou signo do
mês, no emocional, signo lunar, ou signo do dia, ou no Ascendente que dá a
característica física, e aí sim, o signo da hora. Então, as pessoas não são
também em geral um tipo puro de um signo, elas têm mesclas, e essa é a
importância de nós fazermos um Mapa Astral, ou Natal, de cada pessoa
individualmente, para ver que composições a pessoa apresenta em seu Mapa
Astral. Voltemos agora a nossa atenção novamente para o mural da Última Ceia,
onde o signo de Touro é representado no Cenáculo por Judas Tadeu, e Escorpião
por Judas Iscariotes. É interessante lembrar ainda que a correspondência dos
doze signos e dos doze Apóstolos foi descoberta e estabelecida por Emma Costest
de Mascheville (1903-1980), em seu magnífico livro Luz e Sombra, da Editora
Teosófica, que gostaríamos de recomendar. E, com ela, tivemos a oportunidade de
estudar nos últimos sete anos da sua vida, e talvez, assim, captar algo da
beleza do seu ensinamento, que era então o florescimento da experiência de toda
uma vida dedicada a este estudo. O signo de Touro corresponde ao pescoço, e é
representado por Judas Tadeu. O pescoço é justamente a parte mais saliente da
sua figura, no mural, bem como no Homem Celeste o Escorpião corresponde aos
órgãos sexuais, e estes dois signos ficam assim diametralmente opostos no
zodíaco. Por extensão nós poderíamos dizer que há uma relação entre a garganta
e os órgãos sexuais. É interessante notar que as crianças, portanto antes da
adolescência, antes do corpo ter atividade, propriamente sexual pelo estímulo
das glândulas correspondentes, frequentemente têm como ponto fraco do organismo
a garganta, porque a polaridade oposta não está propriamente ativa. Então, às
vezes, as amigdalites são muito frequentes na infância etc., e de alguma forma
a garganta, o pescoço, abrange a tireoide, a paratireoide. O Touro rege esta
região no corpo que abrange a tireoide relacionada à capacidade de acumular os
nutrientes no organismo, por isso tem a ver até com a obesidade quando há o mau
funcionamento da tireoide, e assim, o armazenamento e a acumulação das
condições de sobrevivência através do alimento excedente, que significaria a
nossa reserva acumulada. A obesidade já é o excesso de reserva, mas enfim, essa
capacidade de armazenar para o futuro, de acumular riqueza, é uma
característica tradicionalmente relacionada com o signo de Touro, que é um signo
de terra. O oposto, portanto, o Escorpião está associado aos órgãos sexuais e
suas glândulas, seja o aspecto dos hormônios correspondestes ao hormônio
masculino e feminino, como também todo o processo que está associado à geração
de uma nova vida. Portanto o Escorpião está sempre associado, na tradição
astrológica, à paixão, e está de uma certa forma caracterizando a sobrevivência
do indivíduo. E há um equilíbrio novamente a ser encontrado entre essas duas
forças. A posição do Cristo na forma de um triângulo equilátero, que é o
símbolo da harmonia, na Astrologia, tem na mão esquerda o símbolo da doação, a
mão esquerda está voltada assim para cima, enquanto a direita recolhe, pois
está voltada para baixo. Então, nós temos o símbolo de um equilíbrio de duas
forças da Natureza em que do lado direito do observador, as estações da
primavera e do verão são aquelas nas quais o Sol se doa em luz e calor, e são o
símbolo da atividade, enquanto o outono e o inverno, que são a outra face mais
obscura que corresponde mais ao lado lunar que, na verdade, é quando o Sol,
proporcionalmente, se recolhe, e a luz dele é menos presente naquelas estações.
E esse equilíbrio entre esses dois polos é o que nós buscamos de alguma forma
na Astrologia. O signo de Touro irá representar a sobrevivência do indivíduo e
o acúmulo de matéria como reserva com essa finalidade, enquanto o Escorpião já
representa a paixão sexual que vai gerar uma nova vida na sobrevivência da
espécie; portanto, são forças polarizadas. E, assim, o Touro representa de
alguma forma a fecundidade passiva, enquanto o Escorpião a força criadora,
geradora mais ativa. De certa forma, Marte que é o regente clássico de
Escorpião, é um planeta chamado masculino, ou ativo, enquanto Vênus, regente de
Touro, é chamado de passivo ou feminino. O equilíbrio entre esses dois opostos
é que nos conduzirá ao Cristo, que está no centro do mural, que é aquela
posição, imparcial na qual nós meditamos, e gostaríamos de citar novamente, o
Princípio básico da meditação no Yoga, segundo o Yoga Sutras de Patanjali:
"Quando a mente é perturbada por pensamentos impróprios, a constante
ponderação sobre os opostos é o remédio". Então, essa é a polaridade que
nós temos que complementar meditando no signo oposto, se aplicarmos o aforismo
II-33 do Yoga Sutra Citado à prática da Astrologia. Assim verificaremos que o
signo de Touro representa a preservação e proteção da vida, o aspecto de uma
fecundidade obediente e protetora da matéria, enquanto o Escorpião já
representa uma autoridade mais passional dessa força criadora, que representa a
transmutação da matéria, e muitas vezes é associado por isso à morte. Então, o
signo de Touro é a Física, e o Escorpião é a Química, o signo de Touro é a
realização e o Escorpião é a organização. O signo de Touro é aquela afetividade
de uma ternura protetora, às vezes até superprotetora, os problemas das mães de
Touro são clássicos no apego aos seus filhos, enquanto o Escorpião já tem mais
aquela disposição de cortar o que for preciso, tem uma visão mais cirúrgica para
enfrentar o perigo e a morte. Costuma-se dizer que ele gosta de viver
perigosamente. O Escorpião, na verdade, é um animalzinho frágil. Segundo a
tradição, se ele não injetar o veneno no adversário ele irá injetá-lo em si
mesmo. Assim, nutrindo nos outros o medo daquele veneno que ele traz na cauda,
ele impõe uma certa distância de segurança e por isso ele necessita executar
certas punições exemplares. Não que ele possa enfrentar a todos, mas ninguém
quer ser o primeiro a enfrentá-lo porque sabe que receberá a punição exemplar.
Esse é o símbolo de um animal frágil, que a gente poderia até matar por
acidente se pisasse em cima, por descuido, mas por outro lado, representa um
animal que às vezes aterroriza as pessoas, porque elas sabem muito bem que ele
tem veneno. Da mesma forma, o tipo do Escorpião é de uma fragilidade defendida
por uma aparente agressividade, mas se a pessoa souber conquistá-lo, ele se
transforma no nosso melhor protetor, no nosso melhor amigo, porque não temerá
nem sequer a morte para nos defender. Por outro lado, não convém arranjar
inimigos de Escorpião, pois o mesmo que vale para um lado vale também para o
outro, e ele nos perseguirá implacavelmente se nós não soubermos conquistá-lo,
ou principalmente se ferirmos os seus sentimentos. E, por isso, o Escorpião é
considerado como um dos signos mais incompreendidos, assim também, no próprio
mural de Leonardo da Vinci (1452-1519), ele é representado por Judas
Iscariotes, que é tratado como o traidor do Cristo. Mas, se diz também, que não
teria havido a ressurreição do Cristo se não tivesse existido a figura de Judas
Iscariotes que produzisse a morte. Por isso, o próprio Escorpião, representado
por Judas Iscariotes, é o único que apresenta metade do rosto na luz e metade
do rosto na sombra, simbolizando que ele é capaz de transitar entre estes dois
mundos, simbolizando que ele tanto representa a morte, quanto a ressurreição.
Nesse aspecto da ressurreição, o símbolo usado pelos egípcios para o Escorpião
é a Águia. É importante lembrar que no Zodíaco greco-romano, o Escorpião é
caracterizado pelo simbolismo do lado sombrio da morte, mas o egípcio prefere o
da Águia que é o símbolo da ressurreição e da faceta luminosa da libertação do
espírito. E, também, os gregos tinham a outra representação do Escorpião, a
Fênix, aquele animal que, segundo a mitologia, ressurgia das cinzas, também era
um símbolo de ressurreição. Então, o Escorpião é representado por seu lado
morte, na Última Ceia, por Judas Iscariotes, e ali deixou uma cadeira vazia,
porque é sabido que Judas Iscariotes se suicida, na tradição bíblica. Dona Emy
entendia que, mais tarde, essa cadeira seria ocupada simbolicamente por Paulo
que é uma transmutação de Saulo, ou seja, ele representaria o único Apóstolo
que viu o Cristo em espírito sem tê-lo visto na forma de Jesus corporal, na
forma material; ao contrário de Judas Iscariotes que parece ter convivido com
Jesus em seu aspecto corporal, ou físico, mas pelo visto não o compreendeu
muito bem, ou não teve a plena visão da natureza espiritual do Cristo. Creio
que por isso ela entendia que a faceta escorpiônica da transmutação e da
ressurreição estava melhor representada por São Paulo do que por São Matias.
Escorpião simboliza, portanto, os extremos da natureza, a vida e a morte, o
viver perigosamente, a busca da adrenalina, o sentir a paixão. Por outro lado,
o Touro é representado por um animal ruminante, sombra e água fresca é o seu
lema, que nada mude, que tudo fique como está, é um signo de terra e fixo. Mas,
se observarem o animal que representa o signo de Touro, caracteriza muitas das
qualidades de perseverança, porque é no pescoço do Touro que se ata o jugo, a
canga, ali ele mostra a sua força carregando com perseverança o carro, puxando
a carroça, enfim, todos estes aspectos que estão associados ao signo de Touro
que tem por símbolo esse animal. Eu gostaria que observassem o aspecto
ruminante do Touro. O ruminante mastiga, aquilo vai ao estômago de alguma forma
e volta, aí é ruminado de novo, mascado mais uma vez, engolido de novo, vai ao estômago
e volta, então se mastiga mais uma vez e aquilo é ruminado e engolido mais uma
vez, não sei por quantas vezes, em algum momento já deve ter perdido o gosto
(...). Mas o surpreendente é que o signo de Touro suporta isso com
naturalidade, porque ele é por excelência a encarnação, e a manifestação da
perseverança e da paciência. As qualidades associadas ao signo de Touro são o
seu lado prático, digno de confiança e paciente, de certa forma persistente e
hábil nos seus negócios, seu fino senso de valores. Costuma ser um conservador,
em geral não gosta de mudanças. Mudanças representa insegurança, possibilidade
de um perigo. Touro é essencialmente protetor da vida. Ele é o contrário de
Escorpião que busca viver perigosamente para se sentir mais vivo, mais intenso,
para sentir mais a adrenalina passional em si. Touro representa essa busca das
artes, do amor ao luxo e à boa comida, de uma vida de certa forma confortável,
agradável, mas com força de vontade e perseverança, com solidez e determinação
na consecução dos seus objetivos, associada a uma afetividade, a uma bondade
protetora. Essas são as qualidades tradicionais atribuídas ao signo de Touro,
entre outras. Por outro lado, se nós quisermos saber qual é o defeito de um
signo, que não é uma boa aplicação da palavra, pois do ponto de vista
astrológico todo defeito representa apenas a falta temporária de uma virtude do
signo oposto, como todo vício é uma virtude em formação que não teve ainda
tempo de desabrochar, o mal não existe por si mesmo, senão como um bem
adormecido, e as trevas não são trevas reais, elas são apenas ausência de luz,
não existem por si mesmas, pois que na ausência da luz as trevas em luz se
transformam, como afirma a Escritura. Vale focar as qualidades de cada signo:
as qualidades do Escorpião vão resolver os problemas do Touro vão resolver os
problemas do Escorpião, pois são signos opostos e complementares. As fraquezas
associadas ao signo de Touro, portanto, são a falta das virtudes de Escorpião.
Muitas vezes o Touro é classificado como possessivo, apegado, pão-duro,
preguiçoso ou acomodado, autoindulgente, e pode ser um chato em potencial,
porque tendo medo do desafio da vida ele resiste ao processo da mudança que é
inevitável no ciclo da vida e, portanto, ele pode acabar tolhendo a liberdade
das outras pessoas. É estático nas suas opiniões, sem flexibilidade ou
originalidade, às vezes ganancioso, obcecado com rotinas, ou rancoroso, no
sentido de guardar mágoas, porque ele se deixa ferir, engole tudo, depois
explode de certa forma que nem aquela figura da panela de pressão, que depois
de muito engolir, sem válvula de escape acaba explodindo e jogando feijão no
teto. É claro que o signo de touro pode superar essas tendências se ele
aprender a meditar no signo oposto e desenvolver as suas virtudes. E as
qualidades do Escorpião são as emoções e os sentimentos poderosos. A
característica fundamental do Escorpião é a sua intensidade, o seu sentimento
intenso e passional, sua imaginação e sentido de finalidade, sabendo qual o
objetivo que deseja alcançar. O discernimento sutil se apresenta na sua
capacidade de decisão e organização, persistente e determinado na consecução
dos seus objetivos, ele vai à morte se necessário para atingir seu objetivo,
ele não a teme, gosta do desafio, e o único desafio que o Escorpião tem
dificuldade de superar é a ausência de desafios. A monotonia e a rotina, que o
Touro suporta pacientemente, representa o ponto fraco do Escorpião, ele precisa
de novos desafios para se sentir vivo. Há um equilíbrio, portanto, entre esses
extremos. A falta das virtudes de Touro costuma gerar os problemas clássicos do
signo de Escorpião, atribuídos à vingança, à sensualidade, ao ciúme, ao rancor.
Pode ser também obstinado e intratável, ressentido, desconfiado e muito
reativo. Se nós atingirmos o Escorpião com uma agulha, ele pode reagir da
maneira como se sentir no momento e possivelmente nos jogará uma lança. Porém,
em outro dia em que esteja bem, poderá ser atingido com uma lança e reagir
apenas como se tivesse sido atingido por uma agulha. Essa desproporção
relacionada ao estado emocional do Escorpião, a sua intensa subjetividade, é
que o faz, muitas vezes, desconfiado, reticente, intratável e imprevisível. O
Escorpião gosta de ter provas de amor, então ele se esconde numa torre de marfim
e acha que se o outro de fato sabe amar, terá que conquista-lo e dar provas de
amor por ele. Desta forma, ele se isola como uma princesa numa torre de marfim,
naquele castelo com ponte levadiça e crocodilos no fosso, subindo a murada do
castelo à unha, ainda tendo que matar sabe-se lá quantos cruzados lá no topo, e
depois descer para encontrar a torre de marfim no centro do castelo, para
tentar conquistar uma Rapunzel que não sabe se deixar-se-á conquistar ou não.
Então, caracterizando-se por criar dificuldade, o Escorpião gosta da conquista
e torna ela difícil, porque precisa do desafio para dar valor às coisas. Já o
signo de Touro é mais de querer proteger, ele simboliza o amor que, às vezes,
pode ficar até possessivo nas relações humanas, por outro lado o Escorpião
simboliza a paixão que tem lá a sua intensidade, mas que pode se tornar
destrutiva se não estiver dentro de um regime de equilíbrio. Como é que nós
podemos equilibrar o amor e a paixão? Essa é a grande questão do eixo
Touro-Escorpião. Quem não puder, assim, associar harmoniosamente estas
características talvez tenha que reencarnar muitas vezes até descobrir o ponto
de equilíbrio dessas forças, porque elas são a base de um casamento estável. Se
um casamento tiver só o amor possessivo pode sufocar, se tiver só a paixão pode
se tornar demasiado provocante e irreverente, demasiado sexuado, então nós
temos ai o problema dos opostos e dos extremos. A busca do equilíbrio entre o
amor e a paixão é justamente o caminho do equilíbrio entre o Touro e o Escorpião.
Se nós meditarmos profundamente sobre isso, veremos que nesse eixo também
existe o símbolo da possibilidade da sublimação, aí nós temos aquelas duas
serpentes que se enroscam no caduceu (bastão, insígnia) de Mercúrio,
simbolizando a sublimação de Marte e Vênus pela sabedoria de Mercúrio. Então, é
preciso primeiro resolver essa equação do amor e da paixão para poder sublimar
essa energia e libertar o espírito aprisionado na carne, resolvendo assim a
problema da morte. O Escorpião simboliza também a morte. Como dizem os
chineses: "A criança nasce chorando quando os parentes a recebem sorrindo,
enquanto que o velho morre sorrindo quando os parentes se despedem
chorando". Similarmente é o que dizia Pitágoras (570 AC 495), soma sema,
que o corpo é o sepulcro da alma. Assim, quando a alma nasce no corpo ela fica
aprisionada, ela chora na criança enquanto os outros a recebem aplaudindo,
alegres porque um novo ser nasceu na família, mas quando o corpo morre, o
velhinho sorri quando a sua alma se liberta, e são os outros que choram a sua
perda porque ele foi para outra dimensão. Mas para que nós possamos ter a
percepção direta dessa verdade, da transcendência do corpo, necessitamos
primeiramente da transmutação das duas energias equilibradas, referidas no Oriente
pelos canais laterais Ida e Píngala, comparadas na tradição grega, no
caduceu de Mercúrio, por duas serpentes, branca e negra, simbolizando com isso
o necessário equilíbrio do masculino e do feminino, do Sol e da Lua, que deixa
assim equilibrado o canal central chamado Sushumna, o Tao, o equilíbrio, o
sattwa, por onde essa Kundalini (energia) sob e dá as asas ao caduceu de
Mercúrio, como o Ketchari hindu que é capaz de voar em outras dimensões. Este
símbolo se encontra no diagrama do capítulo Júpiter e Saturno. Então, todo o
poder criativo está associado assim ao eixo de Touro e Escorpião, e se nós
pudermos realizar o equilíbrio entre o amor e a paixão, as energias sexuais
assim liberadas nos darão o caminho da transcendência da condição humana e da possibilidade
de conhecer diretamente o lado oculto das coisas e a outra face do que está
além da morte, que é uma outra dimensão de esplendor de vida, e a Astrologia
simboliza, para nós, o equilíbrio dessas forças no eixo de Touro e Escorpião.
Livro A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios. Abraço. Davi.
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