Espiritismo.
www.institutoandreluiz.org. Texto de Allan Kardec (1804-1869). PORQUE OS ESPÍRITAS NÃO TEMEM A
MORTE. TEMOR DA MORTE. Causas do temor da morte. Razão por que não a temem os espíritas. 1. O homem, seja qual for a escala de sua posição
social, desde selvagem tem o sentimento inato do futuro; diz-lhe a intuição que
a morte não é a última fase da existência e que aqueles cuja perda lamentamos
não estão irremissivelmente perdidos. A crença da imortalidade é intuitiva e
muito mais generalizada do que a do nada. Entretanto, a maior parte dos que
nele creem apresentam-nos possuídos de grande amor às coisas terrenas e
temerosos da morte! Por quê? 2.
Este temor é um efeito da sabedoria da Providência e uma consequência do
instinto de conservação comum a todos os viventes. Ele é necessário enquanto
não se está suficientemente esclarecido sobre as condições da vida futura, como
contrapeso à tendência que, sem esse freio, nos levaria a deixar prematuramente
a vida e a negligenciar o trabalho terreno que deve servir ao nosso próprio
adiantamento. Assim é que, nos povos primitivos, o futuro é uma vaga intuição,
mais tarde tornada simples esperança e, finalmente, uma certeza apenas atenuada
por secreto apego à vida corporal. 3.
A proporção que o homem compreende melhor a vida futura, o temor da morte
diminui; uma vez esclarecida a sua missão terrena, aguarda-lhe o fim calma,
resignada e serenamente. A certeza da vida futura dá-lhe outro curso às idéias,
outro fito ao trabalho; antes dela nada que se não prenda ao presente; depois
dela tudo pelo futuro sem desprezo do presente, porque sabe que aquele depende
da boa ou da má direção deste. A certeza de reencontrar seus amigos depois
da morte, de reatar as relações que tivera na Terra, de não perder um só fruto
do seu trabalho, de engrandecer-se incessantemente em inteligência, perfeição,
dá-lhe paciência para esperar e coragem para suportar as fadigas transitórias
da vida terrestre. A solidariedade entre vivos e mortos faz-lhe compreender a
que deve existir na Terra, onde a fraternidade e a caridade têm desde então um
fim e uma razão de ser, no presente como no futuro. 4. Para libertar-se do temor da morte é mister
poder encará-la sob o seu verdadeiro ponto de vista, isto é, ter penetrado pelo
pensamento no mundo espiritual, fazendo dele uma idéia tão exata quanto
possível, o que denota da parte do Espírito encarnado um tal ou qual
desenvolvimento e aptidão para desprender-se da matéria. No Espírito atrasado a
vida material prevalece sobre a espiritual. Apegando-se às aparências, o homem
não distingue a vida além do corpo, esteja embora na alma a vida real;
aniquilado aquele, tudo se lhe afigura perdido, desesperador. Se, ao contrário,
concentrarmos o pensamento, não no corpo, mas na alma, fonte da vida, ser real
a tudo sobrevivente, lastimaremos menos a perda do corpo, antes fonte de
misérias e dores. Para isso, porém, necessita o Espírito de uma força só
adquirível na madureza. O temor da morte decorre, portanto, da noção
insuficiente da vida futura, embora denote também a necessidade de viver e o
receio da destruição total; igualmente o estimula secreto anseio pela
sobrevivência da alma, velado ainda pela incerteza. Esse temor decresce, à
proporção que a certeza aumenta, e desaparece quando esta é completa. Eis
aí o lado providencial da questão. Ao homem não suficientemente esclarecido,
cuja razão mal pudesse suportar a perspectiva muito positiva e sedutora de um
futuro melhor, prudente seria não o deslumbrar com tal idéia, desde que por ela
pudesse negligenciar o presente, necessário ao seu adiantamento material e
intelectual. 5. Este estado de coisas é entretido e
prolongado por causas puramente humanas, que o progresso fará desaparecer. A
primeira é a feição com que se insinua a vida futura, feição que poderia
contentar as inteligências pouco desenvolvidas, mas que não conseguiria
satisfazer a razão esclarecida dos pensadores refletidos. Assim, dizem estes:
"Desde que nos apresentam como verdades absolutas princípios contestados
pela lógica e pelos dados positivos da Ciência, é que eles não são
verdades." Daí, ocorre a incredulidade de uns e a crença dúbia de um
grande número. A vida futura é-lhes uma ideia vaga, antes uma
probabilidade do que certeza absoluta; acreditam, desejariam que assim fosse,
mas apesar disso exclamam: "Todavia se, assim não for! O presente é
positivo, ocupemo-nos dele primeiro, que o futuro por sua vez virá."
E depois, acrescentam, definitivamente que é a alma? Um ponto, um átomo, uma
faísca, uma chama? Como se sente, vê ou percebe? E que a alma não lhes parece
uma realidade efetiva, mas uma abstração. Os entes que lhes são caros,
reduzidos ao estado de átomos no seu modo de pensar, estão perdidos, e não têm
mais a seus olhos as qualidades pelas quais se lhes fizeram amados; não podem
compreender o amor de uma faísca nem o que a ela possamos ter. Quanto a si
mesmos, ficam mediocremente satisfeitos com a perspectiva de se transformarem
em mônadas. Justifica-se assim a preferência ao positivismo da vida terrestre,
que algo possui de mais substancial. É considerável o número dos dominados por
este pensamento. 6. Outra causa de apego às coisas
terrenas, mesmo nos que mais firmemente creem na vida futura, é a impressão do
ensino que relativamente a ela se lhes há dado desde a infância. Convenhamos
que o quadro pela religião esboçado, sobre o assunto, é nada sedutor e ainda
menos consolador. De um lado, contorções de condenados a expiarem em
torturas e chamas eternas os erros de uma vida efêmera e passageira. Os séculos
sucedem-se aos séculos e não há para tais desgraçados sequer o lenitivo de uma
esperança e, o que mais atroz é, não lhes aproveita o arrependimento. De outro
lado, as almas combalidas e aflitas do purgatório aguardam a intercessão dos
vivos que orarão ou farão orar por elas, sem nada fazerem de esforço próprio
para progredirem. Estas duas categorias compõem a maioria imensa da
população de além-túmulo. Acima delas, paira a limitada classe dos
eleitos, gozando, por toda a eternidade, da beatitude contemplativa. Esta
inutilidade eterna, preferível sem dúvida ao nada, não deixa de ser de uma
fastidiosa monotonia. É por isso que se vê, nas figuras que retratam os
bem-aventurados, figuras angélicas onde mais transparece o tédio que a verdadeira
felicidade. Este estado não satisfaz nem as aspirações nem a instintiva
idéia de progresso, única que se afigura compatível com a felicidade absoluta.
Custa crer que, só por haver recebido o batismo, o selvagem ignorante - de
senso moral obtuso - esteja ao mesmo nível do homem que atingiu, após longos
anos de trabalho, o mais alto grau de ciência e moralidade práticas. Menos
concebível ainda é que a criança falecida em tenra idade, antes de ter
consciência de seus atos, goze dos mesmos privilégios somente por força de uma
cerimônia na qual a sua vontade não teve parte alguma. Estes raciocínios
não deixam de preocupar os mais fervorosos crentes, por pouco que meditem. 7. Não dependendo a felicidade futura do trabalho
progressivo na Terra, a facilidade com que se acredita adquirir essa
felicidade, por meio de algumas práticas exteriores, e a possibilidade até de a
comprar a dinheiro, sem regeneração de caráter e costumes, dão aos gozos do
mundo o melhor valor. Mais de um crente considera, em seu foro íntimo, que
assegurado o seu futuro pelo preenchimento de certas fórmulas ou por dádivas
póstumas, que de nada o privam, seria supérfluo impor-se sacrifícios ou
quaisquer incômodos por outrem, uma vez que se consegue a salvação trabalhando
cada qual por si. Seguramente, nem todos pensam assim, havendo mesmo
muitas e honrosas exceções; mas não se poderia contestar que assim pensa o
maior número, sobretudo das massas pouco esclarecidas, e que a ideia que fazem
das condições de felicidade no outro mundo não entretenha o apego aos bens
deste, acoroçoando o egoísmo. 8.
Acrescentemos ainda a circunstância de tudo nas usanças concorrer para lamentar
a perda da vida terrestre e temer a passagem da Terra ao céu. A morte é rodeada
de cerimônias lúgubres, mais próprias a infundirem terror do que a provocarem a
esperança. Se descrevem a morte, é sempre com aspecto repelente e nunca como
sono de transição; todos os seus emblemas lembram a destruição do corpo,
mostrando-o hediondo e descarnado; nenhum simboliza a alma desembaraçando-se
radiosa dos grilhões terrestres. A partida para esse mundo mais feliz só se faz
acompanhar do lamento dos sobreviventes, como se imensa desgraça atingira os
que partem; dizem-lhes eternos adeuses como se jamais devessem
revê-los. Lastima-se por eles a perda dos gozos mundanos, como se não
fossem encontrar maiores gozos no além-túmulo. Que desgraça, dizem, morrer tão
jovem, rico e feliz, tendo a perspectiva de um futuro brilhante! A ideia de um
futuro melhor apenas toca de leve o pensamento, porque não tem nele raízes.
Tudo concorre, assim, para inspirar o terror da morte, em vez de infundir
esperança. Sem dúvida que muito tempo será preciso para o homem se
desfazer desses preconceitos, o que não quer dizer que isto não suceda, à
medida que a sua fé se for firmando, a ponto de conceber uma ideia mais sensata
da vida espiritual. 9. Demais, a crença vulgar coloca as
almas em regiões apenas acessíveis ao pensamento, onde se tornam de alguma
sorte estranhas aos vivos; a própria Igreja põe entre umas e outras uma
barreira insuperável, declarando rotas todas as relações e impossível qualquer
comunicação. Se as almas estão no inferno, perdida é toda a esperança de as
rever, a menos que lá se vá ter também; se estão entre os eleitos, vivem
completamente absortas em contemplativa beatitude. Tudo isso interpõe entre
mortos e vivos uma distância tal que faz supor eterna a separação, e é por isso
que muitos preferem ter junto de si, embora sofrendo, os entes caros, antes que
vê-los partir, ainda mesmo que para o céu. E a alma que estiver no céu
será realmente feliz vendo, por exemplo, arder eternamente seu filho, seu pai,
sua mãe ou seus amigos? Por que os espíritas não temem a morte. 10. A Doutrina
Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa
de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não
é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo
espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os
homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os
próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação; aí os
vemos em todos os graus da escala espiritual, em todas as rases da felicidade e
da desgraça, assistindo, enfim, a todas as peripécias da vida de além-túmulo.
Eis aí por que os espíritas encaram a morte calmamente e se revestem de
serenidade nos seus últimos momentos sobre a Terra. Já não é só a esperança,
mas a certeza que os conforta; sabem que a vida futura é a continuação da vida
terrena em melhores condições e aguardam-na com a mesma confiança com que
aguardariam o despontar do Sol após uma noite de tempestade. Os motivos dessa
confiança decorrem, outrossim, dos fatos testemunhados e da concordância desses
fatos com a lógica, com a justiça e bondade de Deus, correspondendo às íntimas
aspirações da Humanidade. Para os espíritas, a alma não é uma abstração; ela
tem um corpo etéreo que a define ao pensamento, o que muito é para fixar as
ideias sobre a sua individualidade, aptidões e percepções. A lembrança dos que
nos são caros, repousa sobre alguma coisa de real. Não se nos apresentam mais
como chamas fugitivas que nada falam ao pensamento, porém sob uma forma
concreta que antes nos mostra como seres viventes. Além disso, em vez de
perdidos nas profundezas do Espaço, estão ao redor de nós; o mundo corporal e o
mundo espiritual identificam-se em perpétuas relações, assistindo-se
mutuamente. Não mais permissível sendo a dúvida sobre o futuro, desaparece
o temor da morte; encara-se a sua aproximação a sangue-frio, como quem aguarda
a libertação pela porta da vida e não do nada. Allan Kardec, do Livro O Céu e o
Inferno, 1ª parte – Capítulo II. www.institutoandreluiz.org.
Abraço. Davi
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