Hare
Krishna. A RELAÇÃO CONJUGAL E A CONSCIÊNCIA DE KRISHNA. Palestra de A. C.
Bhativededanta Swami Prabhupada proferida na cidade de Montreal – Canadá, em
julho de 1968. Pela ocasião do casamento de Paramananda Dasa e Satyabhama Devi
Dasa. O AMOR CONJUGAL EXISTE PRIMEIRO NA PESSOA SUPREMA. Govinda [KRISHNA] não é
impessoal. E é distintamente declarado na BRAHMAN-Samhita 5.31, alola-chandraka-lasad-vanamalya-vamshi:
“O Senhor é decorado por guirlanda de flores, e Ele tem uma flauta em Suas
mãos”. Diz também, pranaya-keli-kala-vilasam: “E Ele está ocupado no
amor conjugal transcendente, Radha e KRISHNA”. Assim, este amor que está na
nossa experiência dentro deste mundo material, homem e mulher, não é
artificial, pois existe em Deus também. O Vedanta-sutra,
no começo, diz: “Quem é o BRAHMAN, a Pessoa Suprema ou a Verdade Absoluta?”. Há
este questionamento, athato brahma jijnasa: “O que é essa Verdade
Absoluta?”. A resposta é janmady asya yatah: “A Verdade Absoluta é
aquilo a partir de quem tudo emana”. Uma definição muito simples. É o manancial
de tudo, a fonte de tudo. Portanto, aqui neste mundo material, vemos que a
atração mútua entre homem e mulher é muito proeminente. Isso não se dá apenas
na sociedade, mas também na sociedade animal, entre macho e fêmea. Por quê? A
resposta está no Vedanta-sutra: janmady asya yatah,
isto é, porque existe na Verdade Absoluta. Sem estar presente na Verdade
Absoluta, como pode se manifestar na verdade relativa? Este mundo é chamado de
“mundo relativo”. Ele não é Absoluto. Não podemos compreender um homem sem
conhecer uma mulher. Não podemos compreender pai sem compreender um filho ou
uma mãe. Isso é relatividade. De acordo com o sistema védico, todos têm que
seguir o Vedanta-sutra. Há duas seções de filósofos aprovados
na Índia. Não me refiro a filósofo manufaturado, especuladores mentais, mas
àqueles que são considerados de valor. São eles os filósofos impersonalistas e
os personalistas. Nós vaishnavas aceitamos a Verdade Absoluta em pessoa,
e os filósofos mayavadis dizem que a Verdade Absoluta é
impessoal. Essa é a diferença. Excetuando isso, o processo deles é quase o
mesmo. Agora, o argumento do vaishnavismo é: como a Verdade Absoluta
pode ser impessoal, já que aqui neste mundo, na nossa experiência, vemos que
tudo é pessoal? Então, a não ser que a personalidade, a individualidade ou a
atração individual estejam presentes na Verdade Absoluta, como podem ser
representadas aqui, na verdade relativa? TRANSFORMANDO
LUXÚRIA EM AMOR. Então, fora esse ponto de vista argumentativo,
a nossa apresentação é que este amor conjugal entre homem e mulher não é
artificial, senão que é bastante natural por existir na Verdade Absoluta, como
encontramos na descrição védica, de que a Verdade Absoluta, a Personalidade de
Deus, está ocupada em casos amorosos conjugais, Radha-KRISHNA. Contudo, o mesmo
tópico amoroso de Radha-KRISHNA permeia a matéria. Trata-se de reflexo
pervertido. Aqui neste mundo material, o assim chamado amor não é amor de
verdade. É luxúria. Aqui, o masculino e o feminino não se atraem por amor, mas
por luxúria. Assim, nesta sociedade da consciência de KRISHNA, porque estamos
tentando nos aproximar da Verdade Absoluta, a propensão à luxúria tem que ser
convertida em amor puro. Eis a proposta. Então, ainda na Índia, entre os
seguidores estritos dos princípios védicos, esse assunto da luxúria é ajustado
espiritualmente. Como isso é feito? Os rapazes e as moças não são autorizados a
se misturarem livremente antes do casamento. Um de nossos alunos daqui foi à
Índia e tentou falar com uma moça jovem na rua, e ele foi insultado. Ele ficou
surpreso, mas está em vigor a prática de que nenhum rapaz jovem e nenhuma moça
jovem devem falar entre si. É claro que agora está diferente. Mas mesmo até a
nossa juventude, vimos que, sem serem casados, nenhuma moça e nenhum rapaz
podiam se misturar. Essa questão da atração luxuriosa, então, era um pouco
controlada. Os pais da moça e os pais do rapaz selecionavam com quem se
casariam, e essa seleção era feita muito cientificamente, pegando o horóscopo
da moça e do rapaz e calculando: “Como este rapaz e está moça se combinarão? O
quanto a vida deles será feliz?”. Muitíssimas coisas eram consideradas, e,
quando tudo estava estabelecido, o casamento ocorria. Esse é o sistema da
antiga Índia, o princípio védico. No que diz respeito ao amor livre, até onde
entendemos, isso era permitido apenas nos círculos muito elevados da ordem
principesca. Porque as moças eram instruídas e crescidas, dava-se a elas a
oportunidade de selecionar seu esposo, mas não diretamente. Encontramos
muitíssimas evidências históricas a partir da literatura védica de que a moça
costumava expressar seu desejo: “Quero me casar com aquele rapaz”, e o pai
apresentava um desafio, um jogo. Se alguém comparecesse e saísse vitorioso, a
moça era oferecida. Isso era em casos especiais. Isso acontecia entre os kshatriyas, a
ordem principesca, e não com outros. De qualquer forma, nesta era, o casamento,
de acordo com os nossos princípios vaishnavas, é permitido porque existe masculino e
existe feminino. Por que não deveriam se unir? Mas não o devem fazer
ilegalmente. Quando vim a este país, em Nova Iorque, alguns dos rapazes e das
moças que estavam comparecendo ao nosso programa se ofereceram a mim como
discípulos. Então, vi que a maioria dos rapazes e das moças estava ficando juntos
como namorados. Diante disso, disse-lhes que, se queriam progredir na vida
espiritual, tinham que se abster de quatro tipos de atividades pecaminosas, e
esses quatro tipos de atividades pecaminosas são: a vida sexual ilícita, a
dieta não vegetariana, a intoxicação e os jogos de azar. A não ser que o
indivíduo esteja livre dessas quatro atividades, não será capaz de progredir na
vida espiritual. Uma vez que Deus é puro, pavitram paramam bhavan,
nenhuma alma impura pode aproximar-se dele. Este corpo é o sinal da impureza,
porque a alma não tem corpo material. Então, qualquer um que tem este corpo
material deve ser considerado pecaminoso. Todavia, como sair disso? É preciso
aderir à vida espiritual. É como o leite: se você ingere muito leite, haverá
desordem nos intestinos, e você terá que defecar muitas vezes. Contudo, quando
você busca um médico aiurvédico por estar sofrendo de diarreia ou intestino
solto, o médico prescreve coalho ou iogurte com algum medicamento. Assim, o
homem que tem a doença decorrente de beber leite também é curado por beber a
mesma preparação láctea sob a direção do médico. O paciente não pode questionar
o médico dizendo: “Eu fiquei doente por beber leite, e você está prescrevendo
outra preparação de leite?”. Sim, porque está tratado. Similarmente, esta
propensão à luxúria entre homem e mulher, se ela é apropriadamente tratada,
pode se tornar amor a Deus. CASAIS
REGULADOS E FILHOS CONSCIENTES DE DEUS SÃO BENÉFICOS A SOCIEDADE.
Eu sou um sannyasi. Eu renunciei minha vida familiar. Embora
eu tenha meus filhos e meus netos, e minha esposa ainda esteja viva, me separei
deles. Isso se chama sannyasa. Por que estou me interessando
novamente na vida familiar de meus alunos? Porque quero vê-los progredir
apropriadamente em direção à vida espiritual. Então, embora não seja o afazer
de um sannyasi participar de cerimônias de casamento;
neste país, apenas para salvar meus alunos, tanto os rapazes quanto as moças,
das atividades pecaminosas, estou pessoalmente me interessando em torná-los
bons cavalheiros e boas damas através do casamento. Estou muito feliz com estes
rapazes e estas moças que concordaram em se casar, e eles estão se sentindo
muito felizes. Muitos deles estão presentes neste encontro. A partir do
semblante e das atividades deles, parece que estão muito felizes. Assim, nesta
Sociedade para a Consciência de KRISHNA, temos este programa de que, se algum
rapaz ou alguma moça quer se casar, eu ajudo. Esta cerimônia matrimonial é
feita hoje neste princípio. Os presentes noivo e noiva devem saber com toda
certeza que este casamento não se destina à gratificação sensorial, mas, sim, à
purificação da vida. Assim, não há questão de divórcio. Não há questão de
separação. Então, não entrem na vida marital se vocês têm essa propensão. O
nosso primeiro princípio é nos tornarmos conscientes de KRISHNA. As outras
coisas são secundárias. Putrarthe kriyate bharya. Se vocês podem produzir
bons filhos, filhos conscientes de KRISHNA, isso será o maior serviço à
sociedade humana. Porque a sociedade humana está produzindo filhos como gatos e
cães, toda a sociedade humana está transtornada. Como vocês podem esperar paz e
prosperidade na sociedade de gatos e cães? Portanto, há necessidade de que se
produzam filhos na consciência de KRISHNA, para treiná-los desde o começo.
Todos vocês ficarão contentes em saber que alguns de nossos estudantes, garotos
muito pequenos de San Francisco, estão sendo treinados e estão fazendo
maravilhoso progresso. Não apenas aqui, mas em toda parte do mundo, o sistema
educacional não é muito satisfatório. Desde o começo da vida, são autorizados a
se misturar livremente, e eles são autorizados a desfrutar da vida sexual
irrestrita. Isso não é bom nem para a sua saúde nem para a educação. Estamos
obtendo agora o resultado da educação: comunistas e hippies.
Então, aqueles que são guardiões da sociedade devem observar isso seriamente e
tornar a vida muito regulada. Visto que temos este corpo material, precisamos
comer, dormir, nos defender e casar – essas são as demandas deste corpo. Porém,
elas têm que ser muito reguladas na consciência de KRISHNA, de modo que não
sejam um elemento perturbador. Devemos progrediremos mais e mais rumo à
realização espiritual da consciência de KRISHNA. A meta da vida marital é
produzir bons filhos – filhos conscientes de KRISHNA. Este é o melhor serviço à
sociedade humana: produzir bons filhos. Não produzam gatos e cães. Este é o meu
pedido. Do contrário, não tenham filhos. Permaneçam separados. Separado não
significa que há divórcio, mas não produzam filhos. Este é o meu pedido. Pita na sa syaj janani sa syat.
O Srimad-Bhagavatam diz: “O indivíduo não deve
se tornar pai, não deve se tornar mãe, a não ser que seja capaz de proteger os
filhos do iminente perigo da morte”. A que isso se refere? Ao ciclo de nascimentos
e mortes. Se vocês podem treinar seus filhos para a consciência de KRISHNA, os
filhos de vocês voltarão ao Supremo nesta vida. Essa deve ser a meta. Da mesma
forma que vocês tentarão voltar ao Supremo nesta vida, vocês devem cuidar de
seus filhos de maneira que eles também possam, nesta vida, voltar ao Supremo. O
dever da mãe e do pai deve ser: “Esta criança nasceu do meu ventre, mas esta
sua vida deve ser a última – basta de corpos materiais”. Essa deve ser a
responsabilidade do pai e da mãe. Essa é a direção dada pelo Srimad-Bhagavatam.
Então, meus queridos filhos, rapazes e moças, peço a vocês que vivam felizes.
Não há restrição alguma. Não restringimos os atos de comer, dormir, acasalar ou
defender-se. Mas façam isso em relação a KRISHNA, tendo uma vida pura, e sejam
felizes nesta vida e na próxima. Muito obrigado. www.voltaosupremo.com.br. Abraço.
Davi.
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