domingo, 15 de junho de 2014

A Doutrina do Coração.

(C.021) Helena P. Blavatsky (1831-1891) diz: "Aprende a discernir o real do falso, o fugaz do permanente. Aprende, sobretudo, a separar a erudição da Cabeça da sabedoria da alma, a Doutrina do olho da Doutrina do Coração", aforismo do livro A Voz do Silêncio. O discernimento pode muito bem ser incluído nos frutos do espírito listados na epístola aos Gálatas 5: 22,23 "Mas o fruto do espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei", pois para podermos discernir o real do falso precisamos de concentração mental e um interior em quietude esvaziado de todo desapego mundano e egoísmo auto centrado onde priorizamos nossas particularidades e desmerecemos as pessoalidades e dificuldades do outro. o real aqui é principalmente a nível de coração e emoção mas com a razoabilidade da mente posta em nossa individualidade superior manifestada pela alma espiritual que está conectada ao Espírito Divino. O falso presumo tudo aquilo que embaraça nossa busca pelo verdadeiro como caminho para a evolução do ser no processo da perfeição humana, Mateus 5: 48 "Portanto sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste". Na cabeça temos o cérebro que é o órgão físico capaz de cogitar os pensamentos acumulando as informações percebidas pelos sentidos físicos e sistematizando-as como conhecimento racional e imaginação associativa resultando em experiências de aprendizagem e formação do saber moral, ético e intelectual. A sabedoria da alma é o misticismo oculto adquirido apenas pelos que desejam trilhar a senda espiritual um saber contraído pelo altruísmo e virtudes humanas manifestadas em atitudes beneméritas para com nosso próximo que é a representação de Deus em nossos relacionamentos. A Doutrina do olho é uma referência ao sexto chacka humano localizado entre os olhos que em sânscrito é chamado de (ajna) o centro de comando tendo a função de revitalizar o sistema nervoso e a visão estando na tradição hinduísta ligado à capacidade intuitiva e a percepção sutil tendo como qualidades positivas a concentração, devoção, intuição, imaginação, realização da alma e a sabedoria. As qualidades negativas são dor de cabeça, medo, pesadelo, problemas nos olhos e tensão. Para realizar o equilíbrio desse chakra imagine uma luz azul índigo na região da testa. Na dieta escolha alimentos ricos em vitamina B como ovos e leite usando também perfume que contenha hortelã e jasmim sendo o tipo de música relacionado a esse chakra o new age também é estimulado pela observação do azul profundo do céu e sonorizado pelo mantra do Om. A Doutrina do Coração é uma menção ao quarto chackra o do coração conhecido como Anahata que significa invicto e inviolado relacionando-se ao timo e ao coração tendo a função de energizar o sangue e o corpo físico sendo as qualidades positivas o amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz, mas particularizado pelas qualidades negativas do desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação, entretanto para equilibrar esse chackra deve-se adotar os tons de verde claro no vestuário ou mentalize-os iluminando seu peito na altura do coração sendo as folhas e legumes os alimentos mais indicados para fortalece-los e a sonorização deve conter música clássica usando o mantra Yan não esquecendo de escolher aromas florais como unguentos para seu cotidiano, quando estiver passeando em campos floridos e parques lembre-se que estará harmonizando esse importante chackra. A Doutrina do Coração tem o objetivo de conduzir o discípulo até a Senda Espiritual para isso ele deverá passar por algumas etapas como condição de estar capacitado a percorrer esse caminho que todos os iniciados nos mistérios ocultos da natureza e na investigação dos poderes da mente transpõem como testes e provas de seu compromisso com a pureza e santidade pessoais manifestadas na fraternidade universal. Assim o caminhar começa pela Senda Normal onde os tropeços e escorregões são constantes sendo aquele ditado popular "um homem não tropeça duas vezes na mesma pedra" inverossímil pois na experiência cotidiana a mesma pedra nos incomoda inúmeras vezes sem termos coragem de removê-la.  Nessa fase é acentuado nosso descompromisso com as virtudes humanas pois estamos mais preocupados com nossos interesses e damos vazão a pensamentos egoístas e mesquinhos vendo-nos no centro do universo como um sol a irradiar luz intra vermelha e ultra violeta na "pele" das pessoas causando-lhes doenças de insolação e cegueira pela exposição de uma luz mortificadora e não vitalizadora. A Senda Aberta é o engajamento do discípulo num compromisso meritório e virtuoso com seu semelhante pois as várias situações de erros e acertos serviram como nível de equilíbrio para que ele pudesse distinguir as situações onde pode atuar com precisão exercendo seus dons de filantropia e altruísmo numa esfera onde a paz, harmonia e amor são produzidas pelo bom senso da humildade e caridade na despretensão de recompensa exterior, mas uma mobilidade profunda vinda de um coração contrito e sincero com sua alma espiritual mesclada ao Espírito Divino. Aqui inicia-se os primeiros passos para que o discípulo adentre pela trilha apertada com se diz em Mateus 7: 13,14 "Entrai pela porta estreita porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida e poucos há que o encontrem", mas isso não significa que mesmo andando por essa trilha espremida não existirão problemas e obstáculos a serem ultrapassados pois agora o discípulo terá a sutileza de sua individualidade superior onde emana suas beatitudes espirituais atraída pela sua personalidade terrena que está atrelada ao mundanismo passageiro e vicioso. O livro A Voz do Silêncio é dividido em três partes sendo a primeira os Fragmentos onde o discípulo é confrontado em suas virtudes e pecados pelos seus sentidos físicos advindos da percepção e imaginação onde em cada esquina da vida seu ego superior (individualidade) é testado para ser aprovado no crescimento da sua evolução espiritual, mas na reprovação ele gera carmas negativos que deverão ser retificados ou quitados na atual vida ou nas futuras sendo esse processo comparado ao caminho da normalidade de que falamos. Na segunda parte desse livro temos a Senda Provacionária onde pelo discernimento o discípulo agora sabendo como se portar frente a situações embaraçosas relacionadas a seu ego pessoal não permite que ele se manifeste fazendo-o passar pelo crivo do domínio próprio, assim consegue suportar o peso da pressão da personalidade egoísta vivendo mais sua individualidade altruísta e abnegada tendo o próximo como alvo de sua procura e cooperação numa abertura para convivências pacíficas e tolerantes. O terceiro aspecto do livro focaliza as duas senda de que falamos (olho e coração) que tipificam a instrução do discípulo para estar apto a seguir pela Senda Espiritual reconhecendo em sua intuição o direcionamento para uma vida contemplativa e voltadas para o equilíbrio da mente pela meditação e o auto conhecimento dado pela compreensão feita a partir da pesquisa e investigação das ciências esotéricas e os mistérios que cercam os iniciados e Mestres da Sabedoria. Nessa parte a autora da Voz do Silêncio cita  sete requisitos que precisam ser exercitados pelo discípulo para que ele alcance um estágio elevado de misticismo e conhecimento dos mistérios maiores com o objetivo de chegar a ser um Mestre da Sabedoria estágio obtidos apenas por poucos seres humanos que desenvolveram sua espiritualidade e conhecimento evolucionário chegando a Perfeição Humana como exemplos temos O Mestre Jesus como sendo o mais proeminente dentre esses além de Buda (563 AC 483), Krisna (900 AC    ), Lao Tse (604 AC 531), Confúcio (551 AC 479) e outros que pela santidade e pureza produziram frutos dignos de arrependimentos como é dito em Lucas 3: 8 "Produzi pois frutos dignos de arrependimentos, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos a Abraão por pai, porque eu vós digo que até dessas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão". O Logos divino deseja que também alcancemos esse estágio de perfeição que evidentemente não será numa vida apenas, mas teremos o tempo de encarnações que forem necessários para que isso possa se realizar em nossa substância eterna e perdurável que o Espírito Divino implantou em nós nos primórdios de nossa viagem evolutiva interplanetária. Concluo com os sete passos que devemos realizar com perfeição para sermos um Mestre de Sabedoria que são 1. (Dana)  Generosidade. 2. (Shila) Equilíbrio. 3. (Kshanti) Paciência. 4. (Viraga) Desprendimento. 5. (Virya) Energia. 6. (Dhyana) Controle da Mente. 7. (Prajna) Sabedoria. Uma outra maneira de falar sobre os frutos do espírito que são amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Abraço. Davi.      

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