segunda-feira, 9 de outubro de 2023

OS ORIXAS - OMOLU

 

Religião Afro-brasileira. www.brasilescola.uol.com.br. Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS. "A chegada dos escravos africanos ao Brasil foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não podemos supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram os mais conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de origem e influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o único capaz de realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura da posição de cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante. Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando, este, toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás." "No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia um representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.

 

OMOLU. É visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade. "No universo dos orixás, observamos que muitas dessas divindades são reconhecidas por alguns comportamentos que têm a significativa função de aproximá-los dos seres humanos. Raiva, inveja, paixão podem ser alguns dos sentimentos perceptíveis na apreensão das narrativas míticas que constroem um universo de significados destas entidades espirituais. Em contraponto a essa faceta humanizada, existem outros orixás detentores de poderes que reforçam uma relação de distanciamento e muitas vezes de temor. Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. A proximidade de Omolu com as doenças pode ser vista em uma de suas mais recorrentes representações imagéticas. Pelo fato de carregar no corpo as chagas das doenças que possui, Omolu aparece todo encoberto por um enorme chapéu feito das fibras desfiadas do dendezeiro. Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã." "Mesmo estando próximo aos domínios da morte, as oferendas reservadas a Omolu não são realizadas em cemitérios. Geralmente, parte do universo ritualístico desse orixá acontece em lugares mal iluminados, cavernas e troncos de árvores que já morreram. O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro. O primeiro santo tem o seu martírio ligado a toda uma vida dedicada ao tratamento dos que eram acometidos pelos males da Peste Negra. Por outra via, São Lázaro aparece ligado a Omolu por ter sido ressuscitado por Jesus Cristo mesmo estando enterrado por vários dias." www.brasilescola.uol.com.br. Abraço. Davi

Questionário – Os Orixás

1.A que é atribuído a chegada dos escravos africanos ao Brasil?  A responsabilização pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular. 4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás. 5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também como cauris, em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as conchas e determinar a correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de Santo. 10.Que outro aspecto determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também associam as características físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz mais a crença nesse sentido? Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás. 12.Como é conhecido o primeiro Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de trás. 14.Além destas duas divindades o que ocorre também? Uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete Orixás. 15.O que podem assumir os Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras? Diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o amálgama dos Orixás na Umbanda? São diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. 17.O que geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O Orixá envia um representante, chamado de falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do Orixá que o domina. 18.Qual função básica da figura de Exu? Orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece. 19.A divindade Ogum está associada a quê? Está ligada a guerra e a agricultura. 20.Reconhecido como irmão de Ogum, Oxossi têm qual função? A caça e proteção. 21.Qual a divindade responsável pelos poderes de cura e doença? Omulu. 22.Quem é o senhor dos raios e trovões? Xangó. 23.A mãe de todos os Orixás, qual seu nome? Iemenjá. 24.O grande Orixá da criação é? Oxalá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário