Religião
Afro-brasileira. www.brasilescola.uol.com.br.
Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS. "A chegada dos escravos africanos ao Brasil
foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso
território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não podemos
supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas
divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que alguns
deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência
singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram os mais
conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de origem e
influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são
filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo
pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O
jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também
conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o único capaz de
realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura da posição de
cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa
ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante.
Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O
primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de
trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção
de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando, este, toca a
testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas
divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando
o número máximo de sete orixás." "No conjunto das religiões
afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a
crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente incorporados
pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia um
representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e
orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos
destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação
acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à
agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e
proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável
pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a
mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.
OXÓSSI.
É considerado um orixá da mata que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha.
Apesar de muito simples, esta imagem estabelece uma rica teia de interpretações
que viabilizam a mitologia e a importância de Oxóssi para as várias
manifestações religiosas de cunho afro-brasileiro. Pelo fato de portar armas,
este orixá tem vinculação direta com a vida e a busca pela sobrevivência. Em
suas representações, a utilização das armas remete prontamente à caça, um dos
meios fundamentais da sobrevivência humana. Sob a perspectiva histórica, o
culto a Oxossi estaria relacionado às famílias reais que controlavam a antiga
cidade de Kêto. Contudo, a celebração teria perdido forças em território
africano na medida em que seus adoradores foram sendo paulatinamente vitimados
pela escravidão. Apesar disso, podemos ver que o culto a Oxóssi acabou
sendo trazido para o contexto das várias manifestações religiosas desenvolvidas
na América Colonial, principalmente no Brasil e em Cuba." "Conhecido
pela posse de uma única flecha, Oxóssi é adorado como um caçador habilidoso que
não desperdiça a valorosa chance que tem para alcançar seu objetivo. Em
razão de sua destreza e sabedoria, esteve muitas vezes relacionado à
incessante busca pelo conhecimento e à conquista de metas. Em algumas das
histórias que povoam o reconhecimento deste orixá, podemos vê-lo como irmão de
Ogum e designado para a proteção das florestas. No seio das manifestações
sincréticas, este orixá foi aproximado à trajetória de diferentes santos. Na
região de Pernambuco, ele é associado a São Miguel, o anjo que caçava os
demônios com o poder de sua implacável espada. Na região fluminense, o mesmo
orixá é reconhecido em São Sebastião, santo que morreu amarrado em uma árvore e
teve seu corpo cravejado por flechas. Nos vários ritos afro-brasileiros, Oxóssi
também aparece com os nomes de Congombira, Azcá e Mutacalombo." www.brasilescola.uol.com.br.
Abraço. Davi
Questionário – Os Orixás
1.A que é atribuído a chegada dos escravos
africanos ao Brasil? A responsabilização pela consolidação de uma
nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor
quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou
a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que
realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses
ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular.
4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás.
5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as
quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o
candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de
orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele
precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste
o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também como
cauris, em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as conchas e
determinar a correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de Santo. 10.Que
outro aspecto determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também associam as
características físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz mais a
crença nesse sentido? Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás. 12.Como é
conhecido o primeiro Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de trás.
14.Além destas duas divindades o que ocorre também? Uma pessoa pode incorporar
a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete Orixás. 15.O
que podem assumir os Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras?
Diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o
amálgama dos Orixás na Umbanda? São diretamente incorporados pelas pessoas com
aptidões mediúnicas. 17.O que geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O
Orixá envia um representante, chamado de falangeiro, que tem a função de repassar
as ordens e orientações do Orixá que o domina. 18.Qual função básica da figura
de Exu? Orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece. 19.A
divindade Ogum está associada a quê? Está ligada a guerra e a agricultura.
20.Reconhecido como irmão de Ogum, Oxossi têm qual função? A caça e proteção.
21.Qual a divindade responsável pelos poderes de cura e doença? Omulu. 22.Quem
é o senhor dos raios e trovões? Xangó. 23.A mãe de todos os Orixás, qual seu
nome? Iemenjá. 24.O grande Orixá da criação é? Oxalá.
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