Religião
Afro-brasileira. Candomblé e Umbanda. www.brasilescola.uol.com.br.
Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS. "A chegada dos escravos africanos ao Brasil
foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso
território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não podemos
supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas
divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que alguns
deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência
singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram os mais
conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de origem e
influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são
filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo
pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O
jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também
conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o único capaz de
realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura da posição de
cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa
ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante.
Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O
primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de
trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção
de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando, este, toca a
testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas
divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando
o número máximo de sete orixás." "No conjunto das religiões
afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a
crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente incorporados
pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia um
representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e
orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos
destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação
acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à
agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e
proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável
pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a
mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.
OGUM.
"Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo
geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um
arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração. Seu grau de
importância é tamanho, pois ele é o orixá que possui maior proximidade com os
seres humanos depois de Exu. Conhecedor de segredos, ele sabe muito bem como
fabricar os instrumentos necessários para a batalha e para o trabalho com a
terra. Por conta dessas habilidades, observamos que as várias representações
dessa divindade costumam colocá-lo empunhando uma espada, uma enxada ou uma pá.
De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da
cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma
figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela
conquista de novos territórios. Logo assim, ele se tornou uma divindade que
inspira a constante tomada de atitudes. Nas várias descrições que tentam falar
sobre Ogum, percebemos que, o mesmo, aglomera um claro universo de
comportamentos impulsivos e, ao mesmo tempo, pragmáticos. Ao mesmo tempo em que
luta com bravura e se entrega ao amor intensamente, Ogum também é bastante
reconhecido pelo seu gosto pela presença dos amigos e a alegria de viver.
Apesar de ser tão temperamental como seu irmão, o orixá Exu, este não possui a
mesma sagacidade e malícia. As oferendas dedicadas a Ogum são costumeiramente
organizadas durante as terças-feiras, dia em que é feita sua consagração.
Praticamente todas as danças que evocam a figura deste orixá são marcadas por
gestos de luta. Além disso, os alimentos que são elaborados para suas oferendas
não possuem uma preparação muito complexa. No ritual jeje, Ogum é equivalente
ao vodum Doçu. Já entre os praticantes do rito angola, esse mesmo orixá é
conhecido como Roxo Mucumbe ou Incoce. Em terras brasileiras, Ogum acabou sendo
facilmente associado à história dos vários santos guerreiros que integram o
cristianismo. Nessa situação sincrética, acabou sendo relacionado à imagem
de São Jorge, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Essa aproximação pode
ser historicamente reconhecida na Guerra do Paraguai, quando vários negros
participantes do conflito professaram que a vitória na Batalha de Humaitá teria
sido fruto da proteção do santo que simbolizava o orixá. www.brasilescola.uol.com.br.
Abraço. Davi
Questionário – ORIXÁ
1.A que é atribuído a chegada dos escravos
africanos ao Brasil? A responsabilização pela consolidação de uma
nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor
quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou
a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que
realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses
ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular.
4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás.
5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as
quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o
candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de
orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele
precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste
o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também
conhecidas como cauris, em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as
conchas e determinar a correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de
Santo. 10.Que outro aspecto determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também
associam as características físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz
mais a crença nesse sentido? Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás.
12.Como é conhecido o primeiro Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de
trás. 14.Além destas duas divindades o que ocorre igualmente? Uma pessoa pode
incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete Orixás.
15.O que podem assumir os Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras?
Diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o
amálgama dos Orixás na Umbanda? São diretamente incorporados pelas pessoas com
aptidões mediúnicas. 17.O que geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O
Orixá envia um representante, chamado de falangeiro, que tem a função de
repassar as ordens e orientações do Orixá que o domina. 18.Qual é a função
básica da figura de Exu? Orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação
acontece. 19.A divindade Ogum está associada a quê? Ligada a guerra e a
agricultura. 20.Reconhecido como irmão de Ogum, o Orixá Oxossi, tem qual
função? A caça e proteção. 21.Qual a divindade responsável pelos poderes de
cura e doença? Omolu. 22.Quem é o senhor dos raios e trovões? A divindade
Xangó. 23.A mãe de todos os Orixás, qual seu nome? Iemenjá. 24.O grande Orixá
da criação é? Oxalá. 25. O que significa o termo substantivo Orixá? “A luz que
se revela”, ou seja, no princípio da criação, DEUS, manifestou sua intenção. E
sua intenção são os Orixás, denominados divindades. E esses em termos
africanizados, significa “ori” – cabeça e “xá” – iluminação. Então temos:
“cabeças iluminadas ou espíritos iluminados”. 26.Qual a definição de Falangeiro?
Termo próprio da religião Umbanda – mensageiro de Orixá.
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