Cristianismo. www.oficialcatolico.com.br.
O SACRAMENTO DA CRISMA OU DA CONFIRMAÇÃO. Em nosso estudo anterior apresentamos
uma exposição sobre o Sacramento do Batismo. - Vimos que neste Sacramento somos
mergulhados no Espírito do Cristo Ressuscitado. Esse Espírito nos
"cristifica" e nos dá uma vida nova, a vida no Ressuscitado, aquela
vida plena que a Escritura chama de Vida Eterna, porque é a Vida do próprio
Eterno, que é Deus. Vimos que, habitados pelo Espírito de Amor, Espírito que é
o Amor do Pai e do Filho, somos feitos Templos da Trindade Santíssima. Vamos
agora tratar de um outro Sacramento, o segundo dos três que constituem a
iniciação cristã. Trata-se do Sacramento da Crisma ou Confirmação. Desde os seus primórdios, a Igreja
de Cristo conhece este Sacramento, intimamente ligado ao Batismo, denominado
Crisma ou Confirmação. Em que consiste este Sacramento? Qual o seu significado?
Qual a sua fundamentação bíblica? É destas questões que trataremos neste artigo,
começando com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), que ensina: “A Confirmação aperfeiçoa a graça
batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais
profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar
mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e
ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras”. (CIC §1316). Vale a pena, antes de
mais nada, analisar essas palavras. São ditas duas coisas importantes a
respeito da Crisma: ela aperfeiçoa a graça batismal e é o Sacramento que dá o
Espírito Santo. Ora, será que a graça batismal é imperfeita? Mais ainda: o
Batismo já não nos deu o Espírito? Não é no Espírito do Cristo ressuscitado que
fomos mergulhados no santo Batismo? Além do mais, como católicos cremos que
todo e cada Sacramento nos dá o Espírito Santo, e que somente no Espírito pode
haver Sacramento. Sendo assim, como compreender as afirmações do Catecismo
citadas acima? Afirma-se que a Crisma
aperfeiçoa a graça batismal no sentido de torná-la "madura",
aperfeiçoada, plenamente desenvolvida. É importante compreender bem isto. No
Batismo, nós recebemos o Espírito do Cristo Ressuscitado; ele nos é dado como
vida divina, vida nova, vida eterna que faz de nós novas criaturas. Procure
reler tudo quanto dissemos sobre isso ao expor o Sacramento do Batismo. Ora,
esta vida não é algo estático, parado, congelado; como toda vida, ela vai
crescendo sempre mais, e assim vai nos configurando cada vez mais ao Cristo
Jesus, para que sejamos como ramos da Videira que é Ele próprio, vivamos como
reflexo do Senhor neste mundo. Pois bem, o Sacramento da Crisma é o que leva
esta vida na Graça, recebida no Batismo, à sua maturidade. Na Crisma, o
Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como Força divina, que
nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir
ativamente nosso lugar na comunidade eclesial. Por isso mesmo é que se diz que
a Crisma confirma o Batismo, que é o Sacramento da
Confirmação. Não é que o Batismo
seja incompleto e necessite ser completado. O sentido é outro: a Confirmação
nos dá a graça da maturidade cristã, de tal modo que a vida nova recebida no
Batismo pode e deve, agora com a Crisma, ser testemunhada e transbordada para
os outros com a graça deste Sacramento. Em outras palavras: enquanto que no Batismo a vida recebida é graça que
nos renova e transforma, na Confirmação esta mesma vida é Dom que devemos
testemunhar e partilhar. Por isso o crismado deve estar consciente do seu lugar
na Igreja, na comunidade eclesial, e do seu dever de testemunhar o Cristo
sendo, como se diz, um soldado do Senhor. Aqui
convém eliminar um mal-entendido. Em geral afirma-se que a Crisma é o
Sacramento da maturidade cristã e confirma o Batismo porque recebemos este
quando crianças pequenas e aquele quando jovens, já sabendo o que queríamos.
Não é assim: a maturidade que a Crisma nos dá não é a maturidade psicológica,
mas sim a maturidade espiritual. Em outras palavras: se uma criancinha for
batizada e crismada, seu “organismo espiritual”, sua estrutura cristã, por
assim dizer, já recebeu a maturidade. Que fique bem claro: a Confirmação nos
concede uma graça distinta do Batismo. Sem este Sacramento não há maturidade na
vida cristã. Por isso mesmo, rigorosamente falando, todo aquele que assume
qualquer trabalho na Comunidade deve ser crismado. Há ainda uma outra distinção
importante no modo de agir do Espírito no Batismo e na Confirmação: no Batismo
o Espírito nos é dado como Espírito que torna o Pai e o Filho presentes em nós,
fazendo-nos, assim, templos da Trindade. Na Confirmação, ao invés, o Espírito
dá-nos algo que é próprio dele como Terceira Pessoa da Trindade, a saber: a
força, a coragem, o ânimo, o vigor, a doçura para testemunhar o Senhor Jesus. A
fé da Igreja exprimiu isso muito bem com a imagem dos Dons do Espírito. Agora
podemos entender porque o Catecismo fala, no texto acima citado, numa mais
profunda incorporação a Cristo: é que com a Confirmação o Espírito nos une ao
Cristo na sua missão de Sacerdote, Profeta e Rei, para que sejamos, na
comunidade eclesial e no mundo, continuadores de sua Missão, continuadores do
próprio Cristo. Por fim e como complemento, importa dizer que a Crisma está
relacionada, direta ou indiretamente, com o Batismo no Espírito Santo
mencionado nas Sagradas Escrituras (At 1,5). Embora haja alguma controvérsia
teológica, por um lado não podemos afirmar que se tratem exatamente de uma
"mesma coisa"; porém, se cremos que este Sacramento nos confere os
Dons do Espírito Santo, a relação é real e inevitável. Resumo. Crisma, portanto, é o Sacramento
que confere os Dons do Espírito Santo, conduzindo o fiel católico ao caminho da
perfeição cristã. Representa como que a passagem da infância para a fase
adulta, espiritualmente falando. Nesse sentido é que a Crisma é o Sacramento da
Confirmação do Batismo. A Crisma é a confirmação do Batismo porque fortalece a
Graça que este nos deu: se o Batismo nos imerge no Espírito Santo, a Crisma deve
nos tornar “fortes e robustos” no mesmo Espírito, enquanto cristãos e membros
do Corpo Místico de Cristo neste mundo, a Santa Igreja. A palavra Crisma vem do grego e significa Óleo da Unção. O termo, no
feminino (a Crisma), refere-se ao Sacramento em si, e no masculino (o crisma),
refere-se ao óleo de ungir. Ungir é untar a fronte do crismando com o óleo
próprio, em cruz. O óleo usado na cerimônia da Crisma é consagrado na Missa da
Quinta-Feira Santa. Três passos são necessários à
administração da Crisma: a imposição das mãos sobre a cabeça do crismando; a
unção com o óleo na fronte; as palavra do Bispo: “Recebe por este sinal o
Espírito Santo, Dom de Deus”, ao que o crismando responde: “Amém”. É o Bispo quem ministra o Sacramento da Crisma, mas em sua ausência pode
delegar essa missão a um padre. Durante a celebração, o Bispo suplica os Dons
do Espírito Santo na seguinte oração: “Deus Todo-Poderoso, Pai de Nosso
Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo destes uma vida nova
a estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai sobre eles o Espírito
Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o
Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de ciência e de piedade, e
enchei-os do Espírito do vosso temor.” Os Sete Dons do Espírito Santo: Sabedoria - Não sabedoria do mundo, mas
aquela que nos faz reconhecer e buscar a Verdade, que é Deus, Fonte da
Sabedoria. Verdade que encontramos na Bíblia e na orientação da Igreja. Entendimento - Dom que nos faz aceitar as
verdades reveladas por Deus. Conselho - É a luz para distinguir o certo do errado, o verdadeiro do
falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida, e as vidas daqueles que
precisam de um conselho nosso. Ciência - Não as ciências do mundo, mas a ciência do Sagrado, das coisas
de Deus. Ciência da Verdade e da Vida. Por esse Dom, o Espírito Santo nos
indica o caminho a seguir na realização da nossa verdadeira vocação. Fortaleza - É o Dom da coragem para viver
fielmente a fé no dia-a-dia, até mesmo no martírio, se for preciso. Piedade - É o Dom pelo qual o Espírito
Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nesse Dom nos é dado
o "sabor" inigualável das coisas de Deus. Temor de Deus -
Não é "medo de Deus", já que “o Perfeito Amor lança fora o medo; quem
tem medo não é perfeito no Amor” (Jo 4, 18). Temor de Deus significa viver o
Amor sincero por Deus, tão grande que queima o coração de respeito e sincera
devoção pelo Criador. Não é pavor da Justiça Divina, é zelo em agradar a
Deus. A Crisma na prática. Quem pode receber a Confirmação? Todo
batizado pode receber este Sacramento (Cân. 889, §1) uma vez. Para recebê-la
licitamente é necessário estar devidamente preparado, disposto e em condições
de renovar as promessas do Batismo (Cân. 889, §2). Como regra geral, a idade
mínima é de 14 anos. O candidato à Confirmação deve professar a fé, estar em
estado de graça (confessar antes), ter a intenção de receber o Sacramento e
estar preparado para ser discípulo e testemunha de Cristo, na comunidade
eclesial e nas ocupações temporais (CIC §1319). Padrinho/Madrinha: não
podem ser os pais do crismando (Cân. 893 e 874). Precisa ser católico,
confirmado, ter recebido o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e estar disposto
a orientar sua vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir (Cân. 874,
§1). Precisa ter dezesseis anos completos, a não ser que outra idade seja
determinada pelo Bispo diocesano (Cân. 874, §1). É desaconselhável escolher
como padrinho o esposo(a), namorado(a) ou noivo(a). Alguém de outra religião
pode ser admitido como testemunha da confirmação, ao lado de um padrinho
católico. Preparação: Após a primeira Eucaristia, o
adolescente deve participar de encontros de perseverança e atividades
paroquiais próprias para sua idade, dando continuidade ao processo de formação
na Fé. Os padrinhos e pais devem acompanhar a formação do crismando, e
participar dos encontros e palestras promovidas pela Igreja, sobre temas
bíblicos, morais, doutrinários e litúrgicos. É recomendada a leitura dos bons
livros católicos que levem à melhor compreensão possível a respeito do grande
passo que será dado. A preparação deve ter a duração de ao menos um ano, com
encontros de evangelização e formação na fé, bem como a participação nas
celebrações da comunidade. www.ofielcatolico.com.br. Abraço. Davi
Nenhum comentário:
Postar um comentário