sexta-feira, 29 de março de 2019

FORÇA EM TEMPOS DE ADVERSIDADE.


Espiritualidade. Livro Onde Existe Luz – Discernimento e Inspiração para Enfrentar os Desafios da Vida. Texto de Paramahansa Yogananda (1893-1952). Capítulo II. FORÇA EM TEMPOS DE ADVERSIDADE. Tudo o que o Senhor criou foi para nos testar, para trazer de volta a imortalidade da alma sepultada dentro de nós. Essa é a aventura da vida, seu único propósito. E a aventura de cada um é diferente, singular. Você deve estar pronto para lidar com todos os problemas de saúde, da mente e da alma com métodos indicados pelo bom senso e com fé em Deus, sabendo que, na vida ou na morte, a sua alma permanece invicta.

Não deixe a vida derrota-lo. Derrote a vida! Se você tiver uma vontade forte, poderá superar todas as dificuldades. Afirme, mesmo em meio às agruras: “O perigo e eu nascemos juntos, e eu sou mais perigoso do que o perigo”! Essa é uma verdade que você deve lembrar sempre; aplique-a e verá que funciona. Não se comporte como um mortal servil. Você é filho de Deus!

Muita gente receia os problemas da vida. Eu nunca tive medo deles, pois sempre rezei: “Que o teu poder, Senhor, cresça em mim. Conserva-me na consciência positiva de que, com o teu auxílio, eu sempre posso superar as minhas dificuldades”.

Uma vez que você é feito à imagem de Deus, acreditar que as provas por que passa implicam dificuldade maior do que o poder de sua divindade para superá-las é crer numa inverdade. Lembre-se: não importa o que suas provas sejam, você não é demasiadamente fraco para lutar. Deus não admitirá que você seja tentado além do que é capaz de enfrentar.

São Francisco de Assis (1182-1226) enfrentou tribulações maiores do que você poderia imaginar, mas não se deu por vencido. Pelo poder da mente, ele superou esses obstáculos um por um e unificou-se com o Senhor do Universo. Por que não ter esse mesmo grau de determinação?

Use cada provação que lhe vier como uma oportunidade para aprimorar-se. Quando passa pelos testes e dificuldades da vida, você geralmente se rebela: “Por que isto tem que acontecer comigo”? Em vez disso, você deveria considerar cada provação uma picareta com que cavar o solo da consciência, dando vazão à fonte interior de fortaleza espiritual. Cada teste deveria revelar o poder oculto que você tem dentro de si como filho de Deus, feito à sua imagem.

Fugir dos problemas pode parecer a solução mais fácil, mas você só se fortalece quando luta com um adversário forte. Quem não tem dificuldades não cresce.

Uma vida sem problemas não seria propriamente uma vida – pois não teria incentivos para o auto aperfeiçoamento e para o desenvolvimento do nosso potencial divino.

Conquistar a si próprio é ser verdadeiramente vitorioso – conquistar as restrições da consciência e expandir ilimitadamente os poderes espirituais. Você pode ir até onde quiser – além de todas as limitações – e ter uma existência supremamente vitoriosa. Escape da cela mental da ignorância que o mantém confinado. Pense de modo diferente.

Com a espada pensamento da sabedoria, corte as cordas pensamento que o prendem. A vida é uma batalha e você tem que lutar para vencê-la (...). Quem poderá impedi-lo de pensar que você é um deus? Ninguém. Você é a sua única obstrução.

Pare de pensar que é um ser mortal se quiser encontrar felicidade duradoura. Pratique esta verdade na vida diária.

Sorria para o mundo com um sorriso interior. (...). Você pode aprender a ser feliz à vontade e a manter a felicidade interior, aconteça o que acontecer. Algumas pessoas são completamente esmagadas pelos testes; outras sorriem apesar das dificuldades. Os que não são vencidos em espírito são os que realmente obtêm sucesso na vida.

Quando minhas provações se tornam muito grandes, busco a compreensão, primeiro, em mim mesmo. Não ponho a culpa nas circunstâncias, nem tento corrigir os demais. Primeiro eu me interiorizo. Tento limpar a cidadela do espírito para remover tudo o que obstrua a todo poderosa e plenamente sábia expressão da alma. Esse é o modo de viver que produz êxito.

Doenças e dificuldades nos trazem uma lição. Nossas experiências dolorosas não foram feitas para nos destruir, mas para incinerar nossas impurezas e nos apressar na nossa volta ao Lar. Ninguém está mais ansioso pela nossa libertação do que Deus.

A cortina de fumaça da ilusão se interpôs entre Deus e nós, e Ele lamente que o tenhamos perdido de vista. Ele não gosta de ver seus filhos sofrerem tanto – morrendo por causa de bombas que caem, de doenças terríveis e de hábitos de vida errôneos. Deus lamenta isso tudo, pois nos ama e nos quer de volta. Se pelo menos você fizesse o esforço, à noite, de meditar e estar com Ele (...). Ele pensa tanto em você (...). Você não foi abandonado. Foi você quem abandonou seu Verdadeiro Eu.

Quando você toma as experiências da vida como professor e aprende com elas a verdadeira natureza do mundo e o papel que você desempenha, essas experiências se tornam guias valiosos para chegar à satisfação e a felicidade eternas.

Em certo sentido, a infelicidade é sua melhor amiga, porque o impulsiona a buscar Deus. Quando você começa a ver claramente a imperfeição do mundo, começa a procurar a perfeição de Deus. A verdade é que Deus está usando o mal não para nos destruir, mas para nos desiludir de seus brinquedos, das distrações deste mundo, de modo que possamos busca-lo.

O desalento não é senão a sombra que a mão da Mãe Divina (1) projeta quando se estende para acariciar. Não se esqueça disso. Às vezes, quando a Mãe vai acaricia-lo, sua mão produz uma sombra antes de tocá-lo. Desse modo, quando as dificuldades chegarem, não imagine que ela o está punido. Sua mão, que projeta sombra sobre você, leva uma benção ao estender-se para trazê-lo mais perto dela. (1). As Escrituras da Índia ensinam que Deus é tanto pessoal quanto impessoal, tanto imanente quanto transcendente. No Ocidente, os que o procuram se relacionam com Deus, tradicionalmente, em seu aspecto pessoal de Pai. Na Índia, a ideia de Deus como compassiva e amorosa Mãe do universo encontra ampla aceitação.

O sofrimento é um bom professor para os que aprendem com ele, rapidamente e de boa vontade, mas torna-se um tirano para os que resistem e se ressentem. O sofrimento pode nos ensinar quase tudo. Suas lições nos estimulam a desenvolver discernimento autocontrole, desapego, moralidade e consciência espiritual transcendente. Uma dor de estômago, por exemplo, nos diz para não comermos em excesso e prestarmos atenção ao que comemos. A dor resultante da perda de riquezas ou de pessoas queridas nos lembra a natureza temporária de todas as coisas neste mundo de ilusão. As consequências das ações errôneas nos impelem a exercitar o discernimento. Por que não aprender por meio da sabedoria? Dessa maneira você não se submeterá à dolorosa disciplina – desnecessária – deste rude capataz: o sofrimento.

O sofrimento é causado pelo uso incorreto do livre-arbítrio. Deus nos deu o poder de aceita-lo ou rejeitá-lo. Ele não quer nosso infortúnio, mas não interfere quando escolhemos ações que levam ao sofrimento.

Todas as causas de saúde deficiente, súbito fracasso financeiro ou outras dificuldades que desabam sobre você inesperadamente, sem que você saiba o porquê, foram criadas por você próprio no passado, nesta ou numa encarnação anterior, e têm estado germinando em sua consciência silenciosamente (2). Não culpe a Deus nem a quem quer que seja se estiver sofrendo moléstias, problemas financeiros ou distúrbios emocionais. Você criou as causas desses problemas no passado e precisa, com a máxima determinação, erradica-las agora. (2). Reencarnação, a viagem evolutiva da alma em seu retorno para Deus, enseja repetidas oportunidades para crescimento, realizações e satisfações que não seriam possíveis no curto espaço de apenas uma vida terrena.

É muito comum que as pessoas interpretem mal o significado de Karma (3), adotando uma atitude fatalista. Você não é obrigado a aceitar o karma. Se eu lhe disser que alguém está atrás de você pronto para agredi-lo porque certa vez você o agrediu, e você simplesmente diz “Bem, é o meu karma!”, e fica à espera que a pessoa o ataque, é óbvio que você receberá um golpe! Por que não tenta acalmá-la? Pacificando-a, você poderá reduzir seu rancor e eliminar-lhe o desejo de ataca-lo. (3). O resultado das ações passadas, regido pela lei de causa e efeito. “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6,7.

Os efeitos de suas ações têm muito menos poder de afetá-lo quando você não permite que a mente se renda a eles. Lembre-se disso. Você também pode resistir ao neutralizar os efeitos negativos das ações errôneas do passado com os efeitos positivos desencadeados pelas ações corretas no presente, evitando assim que se crie um ambiente favorável à colheita do mau karma.

Quando você compreende a si próprio como sendo filho de Deus, que karma pode ter? Deus não tem karma. E você também não o terá quando tiver consciência de que é filho Dele. Você deveria afirmar todos os dias: “Não sou um ser mortal. Não sou o corpo. Sou filho de Deus”. Isso é praticar a presença de Deus. Deus está livre de karma. Você é feito a sua imagem. Você também está livre de karma.

Não deixe ninguém dizer que os sofrimentos e problemas que você experimenta são seu karma. Você (a alma) não tem karma. Shankar (4) disse: “Sou uno com o Espírito; Eu sou Ele”. Se compreender profundamente essa verdade, você será um deus. Mas se você se mantiver afirmando: “Sou um deus” e, no entanto, no fundo da mente, estiver pensando: “Mas parece que sou um ser mortal”, você será um ser mortal. Se você tiver consciência de que é um deus, será livre. (4). Swami Shankar foi um dos mais eminentes filósofos da Índia. A época em que viveu não é bem conhecida. Um grande número de historiadores o coloca no século VIII ou começo do século IX.

“Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Coríntios 3,16. Se você puder purificar e expandir a mente por meio da meditação e receber Deus em sua consciência, você também estará livre da ilusão de doença, limitações e morte.

Se quiser elevar-se acima do karma, procure compreender estas três verdades: 1. Quando a mente é forte e o coração é puro, você é livre. A mente é que o liga às dores do corpo. Quando seus pensamentos forem puros e você tiver a mente forte, não poderá sofrer os dolorosos efeitos do mau karma. Isso foi uma das coisas mais felizes que eu descobri. 2. No sono subconsciente, você é livre. 3. Quando está em êxtase, (6) identificado com Deus, você não tem karma. É por isso que os santos dizem; “Orai sem cessar”. Quando orar e meditar ininterruptamente, você alcançará o plano da super consciência, onde nenhuma perturbação poderá alcança-lo. (6). O elevado estado de consciência no qual se percebe Deus diretamente. O estado consciente é aquele em que se tem conhecimento do corpo e do seu ambiente externo. O estado subconsciente é a mente como a memória, por exemplo. O estado super consciente é a mente superior transcendental ou consciência espiritual da alma.

A natureza da alma (como Espírito individualizado) é bem-aventurança: um duradouro estado interior de sempre nova, sempre cambiante alegria. Essa bem-aventurança oferece eternamente alegria imperecível a quem a conseguiu, mesmo quando a pessoa atravessa as provações do sofrimento físico ou da morte.

Os remédios materiais – medicamentos, conforto físico, consolo humano – têm suas indicações para fazer desaparecer a dor, mas o remédio máximo é a prática da Kriya Yoga (7) e da afirmação de que você é um com Deus. Essa é a panaceia para todas as perturbações, dores e privações – o caminho para a libertação de todo o karma individual e coletivo (8). (7). Uma técnia científica de comunhão interior com Deus. A ciência da Kriya Yoga é explicada no livro Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda. (8). As ações acumuladas dos seres humanos, no âmbito das comunidades, das nações e do mundo como um tolo, constituem o karma coletivo, que produz efeitos localizados ou generalizados de acordo com o grau e a preponderância do bem ou do mal. Os pensamentos e ações de cada indivíduo, portanto, contribuem para o bem ou para o mal deste mundo e de todas as pessoas que nele habitam.

Força em Tempo de Adversidade: Querido Pai, quaisquer que sejam as condições com que me confronto, sei que representam o próximo passo no meu desenvolvimento. Receberei de bom grado todas as provas, pois sei que em mim está a inteligência para compreendê-las e o poder para superá-las. Livro Onde Existe Luz – Discernimento e Inspiração para Enfrentar os Desafios da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário