Bhagavad
Gita – A Ciência Suprema. www.vrinda.vaisnava.hu/vrindastudio.
Compilado por Swami B. A. Paramadvaiti e Sripad Atulananda Acharya. O
CONHECIMENTO TRANSCENDENTAL. Capítulo Três. A SUCESSÃO DISCIPULAR ORIGINAL 1. O
bem-aventurado Senhor disse: Eu instruí o deus do Sol, Vivasvan, sobre esta
ciência imperecível do yoga, e Vivasvan ensinou Manu, o pai da humanidade, e
Manu por sua vez ensinou Iksvaku. 2. Esta ciência suprema foi recebida assim,
pela cadeia de sucessão discipular, e os reis santos puderam aprendê-la dessa
forma. Mas no decurso do tempo, a sucessão se quebrou, por isso a ciência
parece estar perdida agora. Meditação: Este verso tem importância fundamental
pois indica como se deve receber realmente os ensinamentos do Gita, e isso é
pela sucessão discipular. Não é qualquer pessoa que pode extrair o verdadeiro
significado do Bhagavad-gita, pois é muito misterioso e profundo. Mas quando
entra em contato com a cadeia de sucessão de mestres autênticos, seu
significado se torna claro e preciso. Caso contrário, toda dedução do Gita será
uma especulação mental confusa e seca. Por isso, apresentamos este
Bhagavad-gita sempre fiéis aos passos de nosso mestre espiritual, A. C.
Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é um representante autêntico da cadeia de
sucessão dos mestres espirituais do mais alto grau. 3. Falo esta ciência antiquíssima
da relação com o Supremo a você hoje pois é meu devoto bem como Meu amigo;
portanto, você pode compreender o mistério transcendental desta ciência.
KRISHNA FALA SOBRE SUA NATUREZA TRANSCENDENTAL E DE SUA MISSÃO. 4. Arjuna
disse: Vivasvan, o deus do Sol, é muito mais velho do que Você. Como posso
entender que foi você quem o instruiu sobre esta grande ciência no princípio?
5. O bem-aventurado Senhor disse: Você e Eu passamos por muitos nascimentos. Eu
posso lembrar de todos, mas você não pode, ó Arjuna! Meditação: Este verso
derrota todas especulações que afirmam que Deus é uma energia impessoal.
Krishna explica que Ele é diferente de todos seres vivos comuns e atuais, pois
Ele pode Se lembrar de Seus vários nascimentos para iluminar a humanidade. Ao contrário
de nós que não podemos lembrar nem do último nascimento. 6. Mesmo que eu não
tenha nascimento e Meu corpo transcendental nunca se deteriore, e mesmo que Eu
seja o Senhor de todos seres conscientes, ainda assim, Eu apareço em cada
milênio na Minha forma original transcendental. Meditação: Krishna aparece
neste mundo em Seu corpo transcendental. O advento de Krishna em Sua forma
original provém diretamente de seu planeta supremo, no mundo espiritual, e Ele
aparece em ocasiões raras. Por outro lado, as expansões de Krishna vêm com mais
freqüência para a pregação no mundo material. Não é possível entender o advento
do Senhor a menos que a pessoa se converta em Seu devoto. 7. Sempre que
acontece um declínio da prática religiosa, e onde quer que seja, ó Arjuna
(descendente de Bharata), e um aumento predominante da irreligião, nesse
momento, Eu descendo pessoalmente. 8. Eu venho pessoalmente milênio após
milênio a fim de redimir os piedosos e aniquilar os malvados, assim como para
restabelecer os princípios da religião. 9. Ó Arjuna! Aquele que conhece a
natureza transcendental do Meu advento e atividades nunca volta a nascer neste
mundo material após deixar este corpo, mas alcança Minha morada eterna.
Meditação: Krishna vem a este mundo a partir de seu reino eterno. Tudo que o
Senhor faz é bom e é para o bem de todos. Quem entende isso se qualifica para
voltar ao reino de Krishna. 10. Muitas pessoas no passado que se livraram do
apego, do temor e da ira, por estarem completamente absortas em Mim, e abrigadas
em Mim, purificaram-se por meio do conhecimento sobre Mim, e assim, todas elas
alcançaram o amor transcendental por Mim. Meditação: Aqui se declara que a meta
suprema é o amor puro por Krishna. Muitas pessoas o alcançaram no passado, e na
era presente (do ferro), pela misericórdia de Sri Cheitanya Mahaprabhu
(1486-1534), podemos alcançar o amor puro por Deus. 11. Na medida em que se
rendem a Mim, Eu recompenso a todas pessoas. Ó Arjuna (filho de Pritha)! Cada
qual segue meu caminho em todos os aspectos. Meditação: Há um ditado popular
que diz: "Deus diz: faze por ti que te ajudarei". Quem trata de se
tornar um devoto puro de Krishna, recebe ajuda do Senhor com a mesma
intensidade do esforço empenhado. Krishna é o Infinito e nós somos os finitos.
Somente com sua ajuda é que podemos alcançar Sua morada transcendental. Arjuna
é um amigo do Absoluto, e somos convidados a seguir seus passos. Tal
contribuição de nos levar para uma relação confidencial com o Absoluto, não se
encontra na história de nenhuma religião. 12. As pessoas neste mundo desejam o
êxito nas atividades lucrativas, por isso adoram os semideuses. As pessoas com
certeza obtêm prontamente os resultados do trabalho lucrativo neste mundo. 13.
As quatro divisões da sociedade humana foram criadas por mim conforme os três
modos da natureza material e o trabalho atribuído a eles. Apesar de ser Eu quem
cria este sistema de trabalho, você deve saber que Eu não trabalho, pois sou
imutável. Meditação: Srila Prabhupada nos explica: O Senhor é o criador de tudo.
Tudo nasce Dele, Ele sustenta tudo, e depois da aniquilação tudo repousa Nele.
Portanto, Ele é o criador das quatro divisões da ordem social, as quais começam
com a classe das pessoas inteligentes, chamadas tecnicamente de brahmanas, pois
estão situadas no modo da bondade. Depois vem a classe administrativa, chamada
tecnicamente de kshatriya, com as pessoas situadas no modo da paixão. Os
comerciantes e produtores chamados vaishyas estão situados numa mistura de
paixão com ignorância; e os shudras, a classe operária, estão situados no modo
da ignorância da natureza material. Apesar de haver criado as quatro divisões
da sociedade humana, o Senhor Krishna não pertence a nenhuma divisão, porque
Ele não é um ser vivo condicionado, os quais pertencem a uma seção conforme a
sociedade humana. A sociedade humana é semelhante a qualquer outra sociedade
animal, mas para elevar as pessoas do estado animal, o Senhor cria as divisões
mencionadas acima para que haja o desenvolvimento sistemático da Consciência de
Krishna. 14. Não há trabalho que Me afete, nem desejo os frutos da ação. Aquele
que compreende esta verdade a Meu respeito, também não se enreda nas reações
dos frutos do trabalho. 15. Todos os seres liberados atuaram anteriormente com
esta compreensão e assim alcançaram a liberação. Portanto, igual aos antigos,
você deve realizar seu dever com esta consciência divina. O ENREDAMENTO DA AÇÃO
16. Mesmo os inteligentes se confundem em determinar o que é a ação e o que é a
inação. Vou explicar agora o que é a ação com a qual você se liberta de todos
pecados. 17. As complexidades da ação são muito difíceis de se entender.
Portanto, deve-se saber corretamente o que é ação, o que é ação proibida e o
que é inação. 18. Aquele que vê inação na ação e ação na inação é uma pessoa
inteligente e está na posição transcendental mesmo que se ocupe em todos tipos
de atividades. 19. Considera-se que alguém tem conhecimento pleno quando cada
um de seus atos está desprovido do desejo de satisfação sensual. Os sábios
dizem que é um trabalhador cuja ação lucrativa se queima no fogo do
conhecimento perfeito. 20. Com o abandono de todo apego pelos resultados de
suas atividades, sempre satisfeita e independente, ela não executa nenhuma ação
lucrativa mesmo que se ocupe em todo tipo de atividade. 21. Tal pessoa de boa
compreensão atua com a mente e inteligência perfeitamente controladas, abandona
todo senso de propriedade sobre seus bens e atua unicamente pelas necessidades
básicas da vida. Com esse trabalho, nunca é afetada pelas reações pecaminosas.
Meditação: O espiritualista é um renunciante no nível transcendental: "Se
alguém tem muito dinheiro, também pode levar uma vida sincera e utilizar a
riqueza para a glorificação de Krishna". Por exemplo, pode comprar uma
emissora de rádio e transmitir mensagens transcendentais a milhões de pessoas,
Mesmo com a atuação externa de grande empresário, internamente pode ser um
grande devoto e renunciante. Tudo depende do desenvolvimento da nossa
consciência. A qualidade de uma pessoa se determina pelo ideal que aspira. 22.
Aquele que está satisfeito com a ganância que surge por si só, que está livre
da dualidade e não inveja, e é perseverante tanto no êxito como no fracasso,
mesmo que execute ações, nunca se enreda. 23. O trabalho da pessoa que está
desapegada dos modos da natureza material, e que está plenamente situada em
conhecimento transcendental, funde-se totalmente na transcendência. 24. A
pessoa que está plenamente absorta na Consciência de Krishna, seguramente
alcançará o reino transcendental devido à sua contribuição total às atividades
espirituais, nas quais, a consumação é absoluta, e aquele que se oferece é da
mesma natureza espiritual. AS DIVISÕES DO SACRIFÍCIO 25. Alguns yogues adoram
perfeitamente os semideuses com oferendas de vários sacrifícios, e outros
oferecem sacrifícios no fogo do Brahman Supremo. 26. Alguns deles sacrificam o
processo de ouvir junto com os sentidos no fogo da mente controlada, e outros
sacrificam os objetos dos sentidos, como o som, no fogo do sacrifício. 27.
Aqueles que se interessam pela auto realização por meio do controle da mente de
dos sentidos, oferecem as funções de seus sentidos, o mesmo que a força vital
(respiração), como oblações ao fogo da mente controlada. 28. Há outros que se
iluminam com o sacrifício de seus bens materiais em severas austeridades, fazem
votos severos e praticam o yoga óctuplo do misticismo, e outros estudam os
Vedas para o progresso no conhecimento transcendental. 29. E ainda há outros
que se inclinam ao processo de controlar a respiração para permanência em
transe; eles praticam a detenção do movimento do ar vital que sai no ar vital
que entra, e do ar vital que entra no ar vital que sai, e assim, no final
permanecem em transe ao suspender toda respiração. Alguns deles, param o
processo de alimentação, oferecem a respiração que sai a ela mesma, como um
sacrifício. 30. Todos esses praticantes que conhecem o significado do
sacrifício se limpam da reação pecaminosa e com a prova do néctar dos restos
desse sacrifício, vão à suprema atmosfera eterna. Meditação: Srila Prabhupada
diz: Com a explicação dos diferentes tipos de sacrifício (o sacrifício dos bens
pessoais, o estudo dos Vedas ou doutrinas filosóficas e a realização do sistema
de yoga), percebe-se que a meta comum de todos é o controle dos sentidos. A
satisfação dos sentidos é a causa básica da existência material; portanto, a
menos e até que a pessoa se situe numa plataforma aparte da satisfação sensual,
não há oportunidade de se elevar à plataforma eterna de conhecimento pleno,
bem-aventurança plena e vida plena. Esta plataforma se encontra na atmosfera
eterna, ou seja, a atmosfera de Brahman. Todos os sacrifícios mencionados
ajudam na limpeza das reações pecaminosas da existência material. Com esse
progresso na vida, a pessoa não somente se torna feliz e opulenta nesta vida,
como também entra no reino eterno de Deus por último, ou com a fusão no Brahman
impessoal ou com a companhia de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. 31. Ó
Arjuna (o melhor da dinastia Kuru)! Sem sacrifício, ninguém pode viver feliz
neste planeta ou nesta vida; que dizer então da seguinte? 32. Os Vedas aprovam
todos esses diferentes tipos de sacrifícios e todos eles nascem de diferentes
tipos de trabalho. Conhecê-los como são, vai libertar você. 33. Ó Arjuna (castigador
do inimigo)! O sacrifício do conhecimento é melhor que o sacrifício dos bens
materiais. Ó Arjuna (filho de Pritha)! Além do mais, o sacrifício do trabalho
culmina no conhecimento transcendental. APROXIME-SE DE UM MESTRE ESPIRITUAL E
APRENDA SOBRE A VERDADE COM ELE 34. Trate de aprender a verdade por se
aproximar de um mestre espiritual. Inquira com submissão e preste serviço a
ele. O ser auto realizado pode dar o conhecimento a você pois ele vê a verdade.
Meditação: Há muitas técnicas diferentes para a auto realização. Srila
Prabhupada nos instrui: O caminho da iluminação espiritual é difícil sem
dúvida. Portanto, o Senhor nos aconselha a nos aproximarmos de um mestre
espiritual autêntico na linha de sucessão discipular do próprio Senhor. Ninguém
pode ser um mestre espiritual autêntico sem seguir esse princípio da sucessão
discipular. O Senhor é o mestre espiritual original, e a pessoa que está na
sucessão discipular pode comunicar a mensagem do Senhor, tal como ela é, a seu
discípulo. Ninguém pode se iluminar com a invenção de seu próprio processo,
como é a moda dos farsantes desorientados. O Bhagavatam diz: "O Senhor
enuncia diretamente o caminho da religião". Portanto, a especulação mental
ou os argumentos áridos não podem ajudar o progresso na vida espiritual. Para
receber o conhecimento, a pessoa tem que se aproximar do mestre espiritual
autêntico. Deve-se aceitar esse mestre espiritual com rendição plena e com a
atitude de servo insignificante, a pessoa tem que servir ao mestre espiritual
sem prestígio falso. A satisfação do mestre espiritual auto realizado é o
segredo do avanço na vida espiritual. As perguntas e a submissão constituem a
combinação perfeita para a compreensão espiritual. A menos que haja submissão e
serviço, as perguntas ao mestre espiritual erudito não serão efetivas. A pessoa
deve ser capaz de passar na prova do mestre espiritual, e quando vê o desejo
genuíno do discípulo, ele o abençoa automaticamente com a compreensão
espiritual genuína. Este verso condena tanto a adesão cega quanto as perguntas
absurdas. A pessoa não deve somente ouvir com submissão do mestre espiritual,
mas também deve obter uma compreensão clara da parte dele, com submissão,
serviço e perguntas. Um mestre espiritual autêntico é muito bondoso com o
discípulo por natureza. Portanto, quando o estudante é submisso e está sempre
pronto a prestar serviço, a reciprocidade do conhecimento e das perguntas se
torna perfeita. 35. E assim, quando você aprender a verdade, saberá que todos
os seres viventes são somente parte de Mim, que estão em Mim, e que são Meus.
36. Mesmo quando se considerar o maior pecador de todos os pecadores, quando se
situar na nave do conhecimento transcendental, será capaz de cruzar o oceano
das misérias. Meditação: Krishna oferece anistia aos pecadores se eles se
refugiarem sinceramente Nele. Em troca, aquele que peca e pensa que Krishna vai
perdoá-lo, perde toda misericórdia. 37. Ó Arjuna! Tal como o fogo ardente
converte a lenha em cinzas, o fogo do conhecimento reduz a cinzas todas as
reações das atividades materiais. 38. Não há nada tão sublime e puro neste
mundo como o conhecimento transcendental. Tal conhecimento é o fruto maduro de
todo o misticismo, e aquele que o alcança desfruta no devido tempo daquilo que
está dentro de si mesmo. 39. A pessoa fiel que está absorta no conhecimento
transcendental e que subjuga seus sentidos, alcança rápido a suprema paz
espiritual. 40. Mas as pessoas ignorantes e infiéis, que duvidam das escrituras
reveladas, não alcançam a consciência de Deus. Para o ser que duvida, não há
felicidade nem nesta vida nem na próxima. 41. Portanto, aquele que renunciou
aos frutos de sua ação, cujas dúvidas foram destruídas pelo conhecimento
transcendental e que está situado firmemente no eu, não se prende às ações, ó
conquistador de riquezas! 42. Portanto, as dúvidas que surgiram em seu coração
devido à ignorância devem ser cortadas com a arma do conhecimento. Com a arma
do yoga, ó Arjuna (descendente de Bharata), levante-se e lute! Srila Bhaktivinoda Thakur (1838-1914), Mestre
Espiritual Vaishnava que escreveu três comentários diferentes sobre o
Bhagavad-gita, e que traduziu em inglês pela primeira vez a mensagem de Sri
Cheitanya e do Senhor Krishna. Arjuna disse: Ó Krishna! (Ó Janardana! Ó
Keshava)! Por que me impele a participar nesta guerra horrível se considera que
a inteligência é melhor que o trabalho lucrativo? Minha inteligência está
confusa por suas instruções ambíguas. Assim por favor, diga-me de forma
definitiva, o que é melhor para mim (Bagavad gita. 3.1-2). www.vrinda.vaisnava.hu/vrindastudio.
Abraço. Davi
Nenhum comentário:
Postar um comentário