Livro O Budismo Moderno – O Caminho de
Compaixão e Sabedoria. Por Geshe Kelsang Gyatso. O QUE É O BUDISMO? Budismo é a
prática dos ensinamentos de Buda, também denominados “Dharma”, palavra que
significa “proteção”. Praticando os ensinamentos de Buda, os seres vivos ficam
permanentemente protegidos do sofrimento. O fundador do Budismo é Buda
Shakyamuni, que, em 589 a.C., em Bodh Gaya, na Índia, mostrou como alcançar a
meta suprema dos seres vivos, a conquista da iluminação. Por solicitação dos
deuses Brahma e Indra, Buda começou, então, a expor seus profundos
ensinamentos, ou seja, “girou a Roda do Dharma”. Buda deu 84 mil ensinamentos,
e, a partir desses preciosos ensinamentos, o Budismo se desenvolveu neste
mundo. Podemos ver, atualmente, muitos tipos diferentes de Budismo, como o
Budismo Zen e o Theravada. Esses diferentes aspectos são, todos eles, práticas
dos ensinamentos de Buda, e todos são igualmente preciosos: eles são apenas
apresentações diferentes. Neste livro, explicarei o Budismo de acordo com a
Tradição Kadampa, que eu tenho estudado e praticado. Esta explicação não é dada
com o objetivo de um entendimento intelectual, mas para que se obtenham
profundas realizações através das quais possamos solucionar os nossos problemas
diários das delusões e realizar o verdadeiro sentido de nossa vida humana. Há
dois estágios na prática dos ensinamentos de Buda: as práticas de Sutra e as de
Tantra, ambas explicadas neste livro. Embora as instruções aqui apresentadas
venham de Buda Shakyamuni e de mestres budistas como Atisha, Je Tsongkhapa e de
nossos professores atuais, este livro é intitulado Budismo Moderno porque sua
apresentação do Dharma foi concebida especialmente para as pessoas do mundo
moderno. A minha intenção ao escrever este livro é dar ao leitor um forte
encorajamento para que desenvolva e mantenha compaixão e sabedoria. Se cada um
praticar sinceramente o caminho da compaixão e da sabedoria, todos os seus
problemas serão solucionados e nunca mais voltarão a surgir. Isto, eu posso
garantir. Precisamos praticar os ensinamentos de Buda porque não existe nenhum
outro método verdadeiro para solucionar os problemas humanos. A tecnologia
moderna, por exemplo, não pode ser considerada um método autêntico para
solucionar os problemas humanos pelo fato de ela, frequentemente, ocasionar
ainda mais sofrimentos e perigos. Embora queiramos ser felizes o tempo todo,
não sabemos como conseguir isso e estamos sempre destruindo a nossa própria
felicidade gerando raiva, visões negativas e intenções negativas. Até em nossos
sonhos, estamos sempre tentando fugir dos problemas, mas não sabemos como nos
libertar do sofrimento e dos problemas. Como não compreendemos a verdadeira
natureza das coisas, estamos sempre criando o nosso próprio sofrimento e
problemas ao executar ações inadequadas ou não virtuosas. A fonte de todos os
nossos problemas e sofrimentos do dia a dia é o nosso desejo descontrolado,
também conhecido como “apego”. Desde tempos sem início, porque temos tido
desejos descontrolados, visando a satisfação dos nossos próprios desejos,
executamos diversos tipos de ações não virtuosas – ações que prejudicam os
outros. Como resultado, experienciamos continuamente diversos tipos de
sofrimento e condições de infelicidade vida após vida, sem-fim. Quando nossos
desejos não são satisfeitos, normalmente experienciamos sensações
desagradáveis, como infelicidade ou depressão: as sensações desagradáveis são o
nosso problema, isto é, o problema que verdadeiramente nos pertence – a razão
disso é que somos muito apegados à satisfação dos nossos desejos. Quando
perdemos um amigo próximo, experienciamos dor e infelicidade, mas isso somente
acontece porque não temos habilidade de controlar nosso desejo. Quando perdemos
nossas posses e as coisas de que gostamos, experienciamos infelicidade e
ficamos perturbados e com raiva. Isso acontece porque nossos desejos pelas
coisas são descontrolados. Se fôssemos capazes de controlar nosso desejo, não
haveria base para experienciarmos esses problemas. Muitas pessoas envolvem-se
em lutas, ações criminosas e até mesmo em guerras: todas essas ações surgem de
seu desejo descontrolado em satisfazer seus próprios desejos. Assim, podemos
ver que não há um único problema experienciado pelos seres vivos que não venha
de seus desejos descontrolados. Isto prova que, a menos que controlemos nosso
desejo, os nossos problemas nunca irão cessar. Portanto, qualquer pessoa –
budista ou não budista – que não deseje experienciar problemas e sofrimentos
deverão aprender a controlar seu desejo por meio do treino nas meditações
específicas que são apresentadas nos ensinamentos de Buda. Precisamos entender
que os nossos problemas não existem fora de nós, mas fazem parte da nossa
mente, que está experienciando sensações desagradáveis. Por exemplo, quando
nosso computador tem um problema, costumamos dizer “eu tenho um problema”, mas
na realidade o problema é do computador e não nosso. O problema do computador é
um problema exterior, e o problema que verdadeiramente nos pertence – ou seja,
a nossa própria sensação desagradável – é um problema interior. Esses dois
problemas são totalmente diferentes. Precisamos solucionar o problema do
computador consertando-o, e precisamos solucionar o problema que
verdadeiramente nos pertence por meio de controlarmos o nosso desejo de que o
problema do computador seja solucionado. Mesmo se conseguirmos solucionar o
problema do computador, se formos incapazes de controlar nosso desejo pelo
computador, continuaremos a experienciar novos problemas relacionados com o
computador. O mesmo acontece com a nossa casa, o nosso dinheiro, os nossos
relacionamentos, e assim por diante. Como a maioria das pessoas acredita
equivocadamente que os problemas exteriores são os seus próprios problemas,
elas buscam refúgio em objetos errôneos. Como resultado, o seu sofrimento e os
seus problemas nunca acabam. Enquanto formos incapazes de controlar as nossas
delusões, como o nosso desejo descontrolado, teremos de experienciar
sofrimentos e problemas continuamente nesta vida e vida após vida, sem-fim.
Como estamos firmemente atados pela corda do desejo descontrolado que temos
pelos prazeres do samsara (o ciclo de vida impura), para nós é impossível
ficarmos livres de sofrimentos e problemas a não ser que pratiquemos os
ensinamentos de Buda – o Dharma. Entendendo isso, devemos desenvolver e manter
o forte desejo de abandonar a raiz do sofrimento – o desejo descontrolado. Esse
forte desejo de abandonar a raiz do sofrimento é denominado “renúncia”, e surge
da nossa sabedoria. Os ensinamentos de Buda são métodos científicos para
solucionar permanentemente os problemas de todos os seres vivos. Colocando os
seus ensinamentos em prática, seremos capazes de controlar o nosso desejo e,
como consequência disso, ficaremos permanentemente livres de todos os nossos
sofrimentos e problemas. Podemos então entender, apenas com esta explicação,
como os ensinamentos de Buda – o Dharma – são preciosos e importantes para
todos. Como foi mencionado acima, uma vez que todos os nossos problemas vêm do
desejo descontrolado, e visto que não existe outro método que não os
ensinamentos de Buda – o Dharma – para controlar nosso desejo, fica claro que
somente o Dharma é o verdadeiro método para solucionar os nossos problemas do
dia a dia. Por praticar os ensinamentos de Buda sobre a visão profunda da
vacuidade, apresentados no capítulo Treinar a Bodhichitta Última, podemos
solucionar permanentemente nossos problemas diários que surgem do apego, da
raiva e da ignorância do agarramento ao em si. A raiz do desejo descontrolado e
de todo o nosso sofrimento é a ignorância do agarramento ao em-si, a ignorância
sobre o modo como as coisas realmente existe. Sem nos apoiarmos nos
ensinamentos de Buda, não conseguiremos identificar essa ignorância; e, sem
praticar os ensinamentos de Buda sobre a vacuidade, não poderemos abandoná-la.
Consequentemente, não teremos a oportunidade de alcançar a libertação do
sofrimento e dos problemas. Por meio desta explicação, podemos compreender que
todos os seres vivos precisam praticar o Dharma, uma vez que todos – sejam eles
humanos ou não-humanos, budistas ou não- budistas – desejam ser livres do
sofrimento e dos problemas. Não existe outro método para conquistar esse
objetivo. Livro O Budismo Moderno – O Caminho de Compaixão e Sabedoria. Abraço.
Davi
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