Religião
Afro-brasileira. www.brasilescola.uol.com.br.
Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS. "A chegada dos escravos africanos ao Brasil
foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso
território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não podemos
supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas
divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que alguns
deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência
singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram os mais
conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de origem e
influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são
filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo
pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O
jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também
conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o único capaz de
realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura da posição de
cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa
ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante.
Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O
primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de
trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção
de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando, este, toca a
testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas
divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando
o número máximo de sete orixás." "No conjunto das religiões
afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a
crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente incorporados
pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia um
representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e
orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos
destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação
acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à
agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e
proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável
pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a
mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.
IEMANJÁ.
"Iemanjá é um orixá de grande poder e importância ao ter o seu nome
diretamente ligado à origem de várias divindades que compõem o universo
religioso afro-brasileiro. Segundo a lenda, com o casamento do céu (Obatalá) e
da terra (Odudua), nasceu Iemanjá e seu irmão Aganju. Ela passou a representar
as águas e Aganju foi a divindade responsável pelo controle das terras. Da
união ocorrida entre ambos nasceram os primeiros orixás a habitarem a terra.
Entre seus filhos, Orungã nutria uma paixão desmedida pela própria mãe, representando
na mitologia africana uma posição semelhante a que Édipo Rei ocupa na mitologia
clássica. Certo dia, não suportando o próprio desejo, ele aproveitou da
ausência de seu pai e tentou violentar Iemanjá. Resistindo bravamente às
investidas, ela correu para que a tragédia não fosse consumada. Ao longo da
corrida, acabou caindo e falecendo em decorrência do tombo que sofreu. O corpo
moribundo acabou se inchando até dar origem a um grande manancial de águas que
brotaram de seus seios. Do seu ventre saíram vários outros orixás que são
colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do
trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o
deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças. Sendo assim, Iemanjá ocupa o
lugar central de divindade originária de outros importantes deuses. Por um
lado, em razão de seus poderes natos, Iemanjá é a divindade que exerce domínio
sobre todas as águas. Nos rituais brasileiros ela aparece com vários nomes
entre os quais se destacam Mãe-D’Água, Sereia, Iara, Rainha do Mar e Janaína.
No ritual angola, as águas do mar são representadas por uma divindade
equivalente chamada de Quissimbe ou Dandalunda. Já no rito jejê, esse mesmo
tipo de deus aquático aparece com o nome de Abe, a estrela que caiu nos
mares." "Por outro, ao ter dado origem a tantos outros poderosos
orixás, Iemanjá também tem a sua figura ligada ao signo da maternidade. Sua
natureza fértil acaba influenciando na construção de uma imagem em que as
medidas do corpo são alargadas para que se reforce a capacidade de gerar a vida
dentro de si. Assumindo o sentido materno, ela também é reverenciada como uma
importante divindade para aqueles que buscam consolo e proteção a fim
de enfrentar os problemas da vida presente. Em terras brasileiras, o culto
em homenagem à Iemanjá acabou se aproximando das várias homenagens dedicadas a
Nossa Senhora. Na famosa festa de Iemanjá, celebrada no segundo dia de
fevereiro, os devotos desse poderoso orixá depositam peixes, arroz, mel, rosas
e palmas-brancas no mar. Sendo bastante popular, os louvores dirigidos para
Iemanjá são também realizados por pessoas de diferentes religiões ou que apenas
prestigiam o sentido de renovação e proteção ligado à sua imagem." www.brasilescola.com.br. Abraço. Davi
Questionário
– Os Orixás
1.A
que é atribuído a chegada dos escravos africanos ao Brasil? A responsabilização pela consolidação de uma
nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor
quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou
a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que
realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses
ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular.
4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás.
5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as
quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o
candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de
orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele
precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste
o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também como
cauris, em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as conchas e
determinar a correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de Santo. 10.Que
outro aspecto determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também associam as
características físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz mais a
crença nesse sentido? Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás. 12.Como é
conhecido o primeiro Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de trás. 14.Além
destas duas divindades o que ocorre também? Uma pessoa pode incorporar a
proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete Orixás. 15.O que
podem assumir os Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras? Diferentes
nomenclaturas segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o amálgama dos
Orixás na Umbanda? São diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões
mediúnicas. 17.O que geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O Orixá envia
um representante, chamado de falangeiro, que tem a função de repassar as ordens
e orientações do Orixá que o domina. 18.Qual função básica da figura de Exu?
Orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece. 19.A divindade Ogum
está associada a quê? Está ligada a guerra e a agricultura. 20.Reconhecido como
irmão de Ogum, Oxossi têm qual função? A caça e proteção. 21.Qual a divindade
responsável pelos poderes de cura e doença? Omulu. 22.Quem é o senhor dos raios
e trovões? Xangó. 23.A mãe de todos os Orixás, qual seu nome? Iemenjá. 24.O
grande Orixá da criação é? Oxalá.
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