sexta-feira, 10 de março de 2023

OS ORIXÁS - IEMANJÁ

 

Religião Afro-brasileira. www.brasilescola.uol.com.br. Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS. "A chegada dos escravos africanos ao Brasil foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não podemos supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram os mais conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de origem e influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o único capaz de realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura da posição de cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante. Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando, este, toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás." "No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia um representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.

 

IEMANJÁ. "Iemanjá é um orixá de grande poder e importância ao ter o seu nome diretamente ligado à origem de várias divindades que compõem o universo religioso afro-brasileiro. Segundo a lenda, com o casamento do céu (Obatalá) e da terra (Odudua), nasceu Iemanjá e seu irmão Aganju. Ela passou a representar as águas e Aganju foi a divindade responsável pelo controle das terras. Da união ocorrida entre ambos nasceram os primeiros orixás a habitarem a terra. Entre seus filhos, Orungã nutria uma paixão desmedida pela própria mãe, representando na mitologia africana uma posição semelhante a que Édipo Rei ocupa na mitologia clássica. Certo dia, não suportando o próprio desejo, ele aproveitou da ausência de seu pai e tentou violentar Iemanjá. Resistindo bravamente às investidas, ela correu para que a tragédia não fosse consumada. Ao longo da corrida, acabou caindo e falecendo em decorrência do tombo que sofreu. O corpo moribundo acabou se inchando até dar origem a um grande manancial de águas que brotaram de seus seios. Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças. Sendo assim, Iemanjá ocupa o lugar central de divindade originária de outros importantes deuses. Por um lado, em razão de seus poderes natos, Iemanjá é a divindade que exerce domínio sobre todas as águas. Nos rituais brasileiros ela aparece com vários nomes entre os quais se destacam Mãe-D’Água, Sereia, Iara, Rainha do Mar e Janaína. No ritual angola, as águas do mar são representadas por uma divindade equivalente chamada de Quissimbe ou Dandalunda. Já no rito jejê, esse mesmo tipo de deus aquático aparece com o nome de Abe, a estrela que caiu nos mares." "Por outro, ao ter dado origem a tantos outros poderosos orixás, Iemanjá também tem a sua figura ligada ao signo da maternidade. Sua natureza fértil acaba influenciando na construção de uma imagem em que as medidas do corpo são alargadas para que se reforce a capacidade de gerar a vida dentro de si. Assumindo o sentido materno, ela também é reverenciada como uma importante divindade para aqueles que buscam consolo e proteção a fim de enfrentar os problemas da vida presente. Em terras brasileiras, o culto em homenagem à Iemanjá acabou se aproximando das várias homenagens dedicadas a Nossa Senhora. Na famosa festa de Iemanjá, celebrada no segundo dia de fevereiro, os devotos desse poderoso orixá depositam peixes, arroz, mel, rosas e palmas-brancas no mar. Sendo bastante popular, os louvores dirigidos para Iemanjá são também realizados por pessoas de diferentes religiões ou que apenas prestigiam o sentido de renovação e proteção ligado à sua imagem." www.brasilescola.com.br. Abraço. Davi

 

Questionário – Os Orixás

1.A que é atribuído a chegada dos escravos africanos ao Brasil?  A responsabilização pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular. 4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás. 5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também como cauris, em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as conchas e determinar a correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de Santo. 10.Que outro aspecto determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também associam as características físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz mais a crença nesse sentido? Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás. 12.Como é conhecido o primeiro Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de trás. 14.Além destas duas divindades o que ocorre também? Uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete Orixás. 15.O que podem assumir os Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras? Diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o amálgama dos Orixás na Umbanda? São diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. 17.O que geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O Orixá envia um representante, chamado de falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do Orixá que o domina. 18.Qual função básica da figura de Exu? Orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece. 19.A divindade Ogum está associada a quê? Está ligada a guerra e a agricultura. 20.Reconhecido como irmão de Ogum, Oxossi têm qual função? A caça e proteção. 21.Qual a divindade responsável pelos poderes de cura e doença? Omulu. 22.Quem é o senhor dos raios e trovões? Xangó. 23.A mãe de todos os Orixás, qual seu nome? Iemenjá. 24.O grande Orixá da criação é? Oxalá.

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