Espiritualidade.
www.oshobrasil.com.br. Texto de Rajneesh
Chandra Mohan Jain – Osho (1931-1990). COMO FALAR SOBRE RELIGIÃO. "Eu
gostaria de começar com a bela peça de Samuel Beckett, (1906-1989) 'Esperando
Godot'. Ela é absurda, como absurda é a vida, mas o verdadeiro absurdo da vida,
se compreendido profundamente, torna-se uma indicação para alguma coisa que
está além e cheio de significado. E somente o além é cheio de significado: o
que está além de você é cheio de significado, o que está além da mente é cheio
de significado. 'Esperando Godot' pode ser um grande começo para o Hassidismo,
Zen ou Sufismo, uma verdadeira indicação indireta, porque dizer alguma coisa
diretamente a respeito de tão íntimo e profundo fenômeno, é violentá-lo. Assim,
sejamos cuidadosos, movimentemo-nos devagar, pois o terreno é sagrado. A
cortina se levanta: dois vagabundos estão sentados e esperando Godot. Quem é esse
Godot? Eles não sabem, ninguém sabe. Mesmo o Samuel Beckett, quando uma vez lhe
perguntaram quem era esse Godot, disse, 'Se eu soubesse, teria dito na própria
peça'. Ninguém sabe, isso é um gesto Zen. Mas a palavra Godot soa como Deus
(God, em inglês), o que é significante. Quem conhece Deus? Quem alguma vez o
conheceu? Quem pode dizer, quem pode proclamar: 'Eu conheço'? Toda informação é
tolice, e aquele que proclamar que conhece Deus, é simplesmente estúpido. Godot
soa como Deus (God), o desconhecido. Ele pode ser tudo, ele pode ser nada. Eles
estão esperando Godot.Se eles não conhecem esse Deus, por que eles estão
esperando? Porque se você não esperar por alguma coisa, você cairá dentro do
vazio mais interno; se você não estiver esperando que alguma coisa aconteça,
você terá que encarar o vácuo dentro de você, o nada dentro de você, e isso dá
medo, isso é como a morte. Para evitar isso, para escapar disso, a pessoa
projeta um sonho no futuro. É assim que o tempo futuro é criado. O futuro não é
parte do tempo, ele é parte da mente. O tempo é sempre presente. Ele nunca é
passado e nunca é futuro. Ele é sempre agora. A mente cria o futuro, assim a
pessoa pode evitar o 'agora', a pessoa pode olhar para frente, para as nuvens,
esperar alguma coisa e fingir que alguma coisa está para acontecer e nada
acontece. Uma das verdades mais básicas a respeito da vida humana é que jamais
coisa alguma acontece. Milhões de coisas parecem acontecer, mas nada jamais
acontece. A pessoa segue esperando, esperando, esperando: esperando Godot. Quem
é esse Godot? Ninguém sabe. Mas ainda assim, a pessoa tem que projetar um
sonho... como evitar o seu próprio vazio interior? No Hassidismo há um ditado:
'O homem é feito de pó e ao pó retornará - do pó para o pó e no meio, uma bebida
se acomoda'. Essa bebida é o desejo, a projeção, a ambição, o futuro, a
imaginação. De outra maneira, você iria se tornar, de repente, consciente de
que você é apenas pó e nada mais. Esperando pelo futuro, aguardando o futuro, o
pó tem um sonho ao redor, ele faz parte da glória do sonho, ele ilumina.
Através do sonho você sente que você é alguém. E sonhar não custa nada, você
pode sonhar. Mendigos podem sonhar que são imperadores, não existe lei alguma
contra isso. Para evitar o que é, projeta-se um sonho de tornar-se algo.
Aqueles dois vagabundos estão personificando toda a humanidade. O homem é um
vagabundo. De onde você veio? Você não é capaz de dizer. Para onde você está
indo? Você não é capaz de responder. Onde você está exatamente agora, neste
momento? No máximo você pode encolher os ombros. O homem é um vagabundo, um
viajante, sem lar no passado, sem lar no futuro, viajante numa viagem contínua,
sem fim. Beckett está certo: aqueles dois vagabundos são toda a humanidade. Mas
para criar um sonho, um não é suficiente, dois são necessários. Porque um será
menos do que é preciso, a ajuda do outro é necessária. Por isso que aqueles que
querem se livrar dos sonhos tentam ficar sozinhos, começam a se tornar
silenciosos, meditam, vão para o Himalaia. Eles tentam ficar só, porque quando
você está só é difícil. Pouco a pouco, de novo e de novo, você vai sendo
atirado de volta à sua realidade, não existe apoio, não existe desculpa, por
isso o outro é necessário. É por isso que sempre que alguém se apaixona, de
repente os sonhos explodem no ser. O outro está ali, agora vocês podem sonhar
juntos e vocês podem ajudar um ao outro a evitar a si próprio. É por isso que
há tanta necessidade de amor, é uma necessidade de sonho. Só, é muito difícil
sonhar. Pouco a pouco o sonho é quebrado e você é atirado à realidade nua, ao
vazio. Um amante é necessário, alguém para se agarrar, alguém para olhar,
alguém para compartilhar, alguém que vai remendar os furos, que irá trazê-lo
para fora de si mesmo, de maneira que você não tenha que encarar a sua
realidade nua. A cortina sobe e dois vagabundos estão sentados. Eles estão
esperando Godot. Eles não perguntam um ao outro: 'quem afinal é esse Godot?'
porque perguntar pode ser perigoso. Eles ambos sabem, lá no fundo, que eles
estão esperando ninguém. É perigoso, é arriscado perguntar 'quem é esse
Godot?'. O surgimento da própria pergunta será perigoso: o sonho se
despedaçará. Eles estão com medo, eles não perguntam. Uma pergunta eles evitam
continuamente: 'quem é esse Godot?' e essa é a questão básica, a que deveria
ter sido formulada no primeiro momento em que a pessoa se tornasse consciente.
Você está esperando Godot. Pergunte: 'quem é esse Godot?' Mas esta questão mexe
com eles. Por isso eles conversam sobre muitas outras coisas. Eles dizem:
'quando ele vai chegar? você tem certeza de que desta vez ele vai cumprir a
promessa? Ontem ele nos enganou, anteontem ele não veio e hoje também, a hora
prometida já está passando e parece que ele não está vindo'. Eles estão olhando
para a estrada repetidas vezes, e a estrada está vazia. Mas eles não formulam a
questão básica. Eles nunca perguntam: 'quem é Godot?'. Eles nunca perguntam
'quando ele prometeu a você que viria? Onde você se encontrou com ele? Como
você sabe que ele existe?'. Não, eles nunca tocam nessa questões. Essa é a
maneira como vivem todas as pessoas no mundo. Elas nunca formulam a questão
básica. Ela é arriscada, ela é muito perigosa. A pessoa tem que se esconder, a
pessoa tem que fingir que essa questão básica já é conhecida. Lembre-se, a
pessoa segue sempre perguntando as perguntas secundárias. Quando vocês vêm a
mim, raramente acontece de alguém formular um pergunta primária.... só
secundárias. E se eu tentar trazê-los para a pergunta primária, vocês ficam
amedrontados. Vocês perguntam coisas fúteis que podem ser respondidas, mas que,
mesmo sendo respondidas, não lhes trazem ganho algum, porque elas não são
básicas. É como se a sua casa estivesse em chamas e você perguntasse 'quem
plantou essas árvores?'. A pergunta pode parecer relevante, ela pode ser
respondida, mas qual será o resultado disso? A casa está em chamas, você tem
que fazer alguma coisa, e perguntar o que é fundamental. Mas você nunca
pergunta. E de novo eles repetem, 'o dia está passando novamente e ele não
veio'. E eles ajudam um ao outro, 'ele deve estar chegando, ele talvez esteja
atrasado. Existem mil e um imprevistos. Mas ele é um homem em quem você pode
confiar, ele é confiável'. E esse 'ele' é simplesmente vazio. Um dia mais
se passou e ele não veio e eles estão furiosos. Eles começam a dizer: 'agora é
demais. É demais, e nós vamos embora'. Eles não podem esperar mais, mas eles
nunca vão embora. No dia seguinte, de novo eles estão lá, sentados no mesmo
lugar, esperando Godot novamente. E ontem eles haviam decidido, eles tinham
decidido veementemente que agora eles iriam embora. 'Está acabado. Uma pessoa
não pode esperar por alguém por toda a vida. Então, se ele estiver vindo, tudo
bem; mas se ele não estiver vindo, também está tudo bem.'Por que eles não vão
embora? Eles continuam repetindo que estão indo embora. O problema é: para onde
ir? Você pode ir embora, mas, para onde ir? Para qualquer lugar que você for, você
estará de novo esperando Godot, a mudança de lugar não irá ajudar. Você pode ir
para a Índia, você pode ir para a Inglaterra ou para os Estados Unidos, ou você
pode ir para o Japão, mas qual será o resultado? Você estará esperando Godot.
Japão, Inglaterra, Índia, dá no mesmo. A mudança de geografia não irá ajudar. É
por isso que quando a humanidade está em profundo tumulto, as pessoas se tornam
viajantes. Elas vão de um país para outro. Elas estão sempre no movimento de
ida, elas estão sempre indo a algum lugar. E elas não estão chegando a lugar
algum, mas elas estão sempre indo a algum lugar. Na verdade elas não estão indo
a algum lugar, elas estão apenas escapando dos lugares onde elas estão. Se elas
estão nos Estados Unidos, elas vão para a Índia, se elas estão na Índia, elas
vão para o Japão, se elas estão no Japão, elas vão para o Nepal. Elas não estão
indo a lugar algum, elas estão simplesmente tentando escapar do lugar onde elas
estão. E em todo lugar elas permanecem as mesmas: nada acontece, porque a
geografia nada tem a ver com isso. Aqueles vagabundos, sob certo sentido, são
mais verdadeiros e honestos. Eles decidiram com raiva. Eles xingaram e juraram.
E disseram: 'Agora é demais! Amanhã cedo nós não estaremos mais aqui esperando
Godot. Nós vamos embora! Amanhã novamente o sol nasce e eles estão no mesmo
lugar e esperando, e de novo perguntando quando ele chegará. E eles se
esqueceram completamente da noite anterior quando eles tinham decidido ir
embora (...) mas, para onde ir? Sem lugar para ir. Essa é a segunda verdade
básica a respeito da humanidade. A primeira é que nada acontece, jamais. As
coisas parecem acontecer, mas você permanece o mesmo. Olhe para o seu ser.
Alguma coisa já aconteceu aí? Você era uma criança e sonhava muito, então você
se tornou um jovem e você ainda sonhava muito. Então você se tornou um velho e
você ainda está sonhando. Você sonhou com riquezas do mundo, agora talvez você
esteja sonhando com as riquezas do outro mundo, mas alguma coisa aconteceu com
você? E não fique assustado, porque se você ficar assustado, você começará a
formular perguntas secundárias. Religião é formular a questão fundamental, a
questão verdadeiramente básica. E é muito significante formular a pergunta
corajosamente, porque na própria formulação você está chegando próximo ao
centro. A segunda verdade: você tem ido, ido e ido de um lugar para outro, de
um estado de humor para outro, de um plano para outro, de um nível para outro,
mas você não está chegando a lugar algum. Você já chegou a algum lugar? Você
pode dizer que você alcançou algum lugar? É sempre uma partida. E nunca
acontece uma chegada? Os trens estão sempre partindo, os aviões estão sempre
decolando, as pessoas estão prontas na sala de espera. Sempre partindo e nunca
chegando a lugar algum. Tudo isso é um absurdo (...) Mas você nunca pergunta.
Essas duas perguntas são básicas e a terceira começa então a borbulhar: quem é
você? Porque, realmente, não é muito significativo perguntar quem é Godot. Isso
é uma criação sua, seus deuses são suas criações.... A verdadeira religião, uma
religião autêntica, não pergunta quem é Deus. Ela pergunta 'quem é você?' Eu
tenho que descer até a minha fonte básica, somente ali, somente ali está a
revelação. Jesus, Buda, ou Baal Shem Tov - eles formulam as perguntas
fundamentais. A segunda coisa para compreender a respeito das perguntas
fundamentais é que as perguntas fundamentais não têm respostas. A pergunta é a
própria resposta. Se você formular a pergunta autenticamente, no próprio
perguntar, ela será respondida. Não é que você pergunta 'quem sou eu, quem sou
eu, quem sou eu?' e num dia você vem a saber que você é a, b, c, d. Não, você
nunca vai chegar a saber a, b, c, d. Pouco a pouco, quanto mais você perguntar,
mais fundo chegará. Um dia, de repente, a pergunta desaparece. Você estará de
pé, face a face com seu próprio ser, você está aberto para o seu ser. A
pergunta terá desaparecido e não haverá resposta. Tenha isso como um critério:
se a pergunta puder ser respondida, ela não é fundamental. Se por perguntar, a
questão desaparece, ela é fundamental, e nesse próprio desaparecer, você terá
chegado. E pela primeira vez, alguma coisa terá acontecido, pela primeira vez,
você já não é mais o mesmo. Godot não veio, mas a espera desapareceu. Você não
espera, você chegou. E uma vez que você tenha chegado, a qualidade de seu ser
será totalmente diferente. Então você pode celebrar (...). Quando uma semente
se torna uma flor, existe alegria, existe deleite. Uma vez que você compreenda
quem você é, uma vez que você vá fundo em seu vazio, sem medo, uma vez que você
aceite a morte interna, e você não tente escapar através de sonhos e projeções,
uma vez que você aceite que você é pó e ao pó retornará e que entre esses dois
acontecimentos não há nada, só um profundo vazio, você terá chegado ao que Buda
chama Nirvana. E isso é o que o Hassidismo chama Deus. Isso não é o seu Godot. (...).
Uma vez que você esteja pronto para entrar no vazio, de repente o medo
desaparece, a mesma energia se torna celebração. Você pode dançar porque aquilo
que parecia ser vazio era uma interpretação da mente, não era vazio. Aquilo era
tão cheio que a mente não podia entender aquela imensa dimensão (...). Uma vez
que você entre em seu ser mais profundo, a mente não pode entender. Ela é
totalmente alheia a essa nova linguagem, ao novo território. Isso é
absolutamente desconhecido para ela. A mente não pode ajudar nisso. Ela segue
simplesmente vazia. A coisa é demais para ela. A luz é tão brilhante e
deslumbrante que a mente segue vazia e em branco. Você fica com medo e escapa,
então você cria um falso deus, um Godot (...). Existem religiões de Godots,
igrejas, mosteiros, templos. Elas estão organizadas em torno de um credo,
organizadas por causa do medo do homem, organizada por causa da mente escapando
de seu vazio interior, são doutrinas e dogmas para preencher você. Todas elas
são barreiras (...). As religiões comuns são falsos fenômenos. Tenha cuidado
com elas. Você pode estudar e, enquanto você estuda, você pode se sentir bem,
enquanto você estuda, você pode se esquecer de si mesmo. Você pode entrar em
teorias sutis e pode acontecer uma certa curtição intelectual, um deleite
intelectual. Você pode participar de rituais e pode haver uma certa intoxicação
nisso. Se você repetir um mantra continuamente, você ficará intoxicado, ele
está criando um álcool interno através do som. Ou você pode entrar nas drogas.
Você mudará a sua química e por poucos momentos você alcançará uma altura que é
falsa, que não é uma altura real, porque você não tem alicerces para ela. Foi a
química que empurrou você. (...). Eu encontro você na estrada e eu tenho uma
lanterna. De repente, você não está mais na escuridão, mas a lanterna é minha.
Em breve nós iremos partir, porque o seu caminho é o seu caminho e o meu é o
meu. E cada indivíduo tem um caminho individual para alcançar seu destino. Por
um momento você esquece toda a escuridão, a minha luz funciona para mim e
também para você. Mas em breve o momento chega e nós teremos que partir. Eu
sigo o meu caminho e você o seu. Agora, de novo, você terá que ir apalpando na
escuridão e a escuridão será ainda mais forte que antes. Assim, não dependa da
luz dos outros. É até melhor ir apalpando na escuridão, mas deixe que a
escuridão seja sua. A luz de alguma outra pessoa não é boa. Mesmo a própria
escuridão de uma pessoa é melhor para ela. Pelo menos é dela mesma, pelo menos
ela é a sua realidade. E se você viver em sua própria escuridão, mesmo a
escuridão se tornará menos e menos escura. Você será capaz de ir apalpando, você
aprenderá a arte de apalpar e não irá cair. Pessoas cegas não caem. Se você
tentar andar com os olhos fechados, enfrentará dificuldades. Nem cem passos
você conseguirá dar. Mas o homem cego tem andado de toda maneira, a cegueira é
dele. Com os olhos fechados você está tomando uma cegueira por empréstimo, ela
não é sua. Mesmo a escuridão, sendo da própria pessoa, é boa. Os erros da
própria pessoa são melhores que as virtudes de outras pessoas. Lembre-se disso,
porque a mente está sempre tentada a imitar, a tomar emprestado. Mas o que é
significante não pode ser tomado emprestado. Não, você não pode entrar no reino
de Deus com dinheiro emprestado, não tem jeito. Você não pode subornar os
guardas, porque não existem guardas, e você não pode entrar pela porta do
ladrão, porque não existem portas. Você tem que caminhar e ao caminhar, criar o
seu próprio caminho. Caminhos prontos não estão disponíveis. Isso é o que as
falsas religiões seguem ensinando as pessoas: 'Venha! Esta é uma superestrada.
Seja um cristão e não precisará mais se preocupar. Então nós iremos cuidar de
todo o seu fardo. Então nós nos responsabilizaremos.' Jesus disse: 'Seja você
mesmo' e o Papa do Vaticano diz: 'Siga o cristianismo'. Todo o cristianismo é
contra Cristo, todas as igrejas são contra a religião. Elas são cidadelas de
anti-religião e de anti-Cristo, porque aqueles que alcançaram o conhecimento
enfatizaram que você deve ser você mesmo. Não existe outra maneira de ser. Tudo
o mais é falso, desonesto, não sincero, imitação, feio. A única beleza possível
é ser você mesmo, ser você mesmo em tal pureza e inocência que nada de fora,
estranho, entre em você. Caminhe em sua própria escuridão, porque caminhando,
apalpando, pouco a pouco você irá encontrar a sua própria luz também. Quando
você tem a sua própria escuridão, a luz não está muito longe. Quando a noite
está escura, a manhã está próxima, quase chegando. Se você se tornar dependente
de luz emprestada, você estará perdido. A escuridão nunca é tão perigosa quanto
uma luz emprestada. Conhecer é bom, mas o conhecimento não é bom. O conhecer é
seu e o conhecimento é dos outros. (...). Para você caminhar não é preciso que
o mundo inteiro seja preenchido com luz, basta o seu próprio coração. Uma
pequena chama e será o suficiente, porque ela irá iluminar suficientemente o
caminho para você caminhar. Ninguém caminha mais do que um passo de cada vez.
Uma pequena chama no coração - de consciência, de clareza, de meditação, uma
pequena chama e será o bastante. Ela ilumina um pouco seu caminho. Então você
dá um passo e então a luz avança mais adiante. Lao Tsé diz: 'caminhando um
passo de cada vez, a pessoa pode caminhar dez mil milhas'. E Deus não está lá
longe. O Godot está lá longe, você nunca irá alcançá-lo. Você terá que esperar,
esperar e esperar. Ele é uma espera. Godot é uma espera infinita, porque ele é
simplesmente uma imaginação. Ele não está lá. Ele é como o horizonte, ele
aparenta estar (...). Godot é um horizonte, ele é uma espera, ele preenche o
seu vazio e engana você. Esse é o único engano. Mas Deus não está longe. Deus
está exatamente onde você está, exatamente agora (...). Viver é possível
somente neste momento, porque não existe outro momento. E quando eu estou
dizendo essas coisas, não comece a pensar a respeito delas, porque pensar é um
processo e leva você para o futuro. Ouça-me e entenda - isso não é uma questão
de pensar. Eu não estou falando a respeito de alguma hipótese. Eu estou
simplesmente falando para vocês um fato. Eu não estou dando a vocês uma
doutrina, eu só estou indicando qual é o caso. Você não precisa pensar a
respeito disso. Você pode ouvir e se você tiver ouvido bem, atentamente, o entendimento
é imediato. Comigo, você irá perder a trilha repetidas vezes, porque essa é a
minha luz. Mas, uma vez que você saiba que a luz é possível, você se tornará
confiante de que a sua luz também é possível. Se isso acontece com esse homem,
por que não com você? Meus ossos são exatamente como os seus, meu sangue,
exatamente como o seu, eu sou de carne-e-osso como você. Eu estou tão
empoeirado quanto você. Se alguma coisa do além foi possível para esse homem,
você pode confiar, não há necessidade de hesitar, você também pode dar o salto.
Comigo, nesses dias, enquanto você estiver comigo, eu vou tentar caminhar com
você com minha luz. Lembre-se: aproveite isso, mas não dependa disso. Leia o
Torah, leia a Bíblia, aproveite pois eles são realmente lindos, mas não
dependa. Curta o seu próprio impulso, o seu próprio desejo, dê uma urgência,
uma intensidade para chegar, para chegar onde você já está. Isso não irá
acontecer em algum outro lugar. Isso está aí, onde você está. A religião não é
um objetivo, ela é uma revelação. Religião não é um desejo, ela é realidade. Só
um pequeno sintonizar, e eu digo só um pequeno e tudo se torna possível. A vida
se torna possível, de outro modo você viverá vazio e esperando. Não seja os
vagabundos da peça de Samuel Beckett 'Esperando Godot'. Você já esperou muito.
Ponha um fim nisso, agora, e comece a viver. Por que esperar? Quem você está
esperando? Quem é afinal esse Godot? Neste momento, toda a existência cruza em
você. Neste momento, tudo que está na existência, culmina em você. Neste
momento, você é um crescendo. Curta isso. Se você puder entender que você é o
objetivo, será muito fácil entender essa história. Ela é pequena, mas muito
significante e penetrante. Você é o objetivo, você é o caminho, você é a luz,
você é o todo. Esse é o significado quando nós dizemos 'você é sagrado'. Se
você veio a mim, lembre-se: deixe-me ser simplesmente um encorajamento, um
encorajamento para levar você a si mesmo. Permita-me e ajude-me de tal maneira
que eu possa atirá-lo de volta ao seu ser mais profundo. Esse é o significado
de um mestre: um mestre ajuda você a ser você mesmo. Eu não tenho qualquer
padrão de comportamento para lhe dar, nenhum valor, nenhuma moralidade. Eu
tenho apenas liberdade para lhe dar, de modo que você possa florescer, possa se
tornar um lotus, uma luz e uma vida eterna." www.oshobrasil.com.br. Abraço. Davi
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