segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

APRENDA A MEDITAR


Krya Yoga. Livro Onde Existe Luz – Discernimento e Inspiração para Enfrentar os Desafios da Vida. Texto de Paramanhansa Yogananda (1893-1952). Capítulo 3. APRENDA A MEDITAR.  A MEDITAÇÃO É A CIÊNCIA MAIS PRÁTICA (...). A meditação é a ciência da realização divina. (1). É a mais prática das ciências do mundo. A maioria das pessoas desejaria meditar se compreendesse o valor dessa ciência e experimentasse seus efeitos benéficos. O objetivo supremo da meditação é alcançar a percepção consciente de Deus e da eterna unidade da alma com Ele. Que realização poderia ser mais importante e útil do que atrelar as faculdades humanas limitadas à onipresença e onipotência do Criador? A realização divina confere a quem medita as bênçãos da paz, do amor, da alegria, do poder e da sabedoria do Senhor. (1). Dá-se neste capítulo uma forma introdutória de meditação ensinada por Paramahansa Yogananda. O conjunto abrangente de técnicas que ele ofereceu – a ciência da Krya Yoga de concentração e de meditação em todos os seus passos – pode ser obtido nas Lições da Self Realization Fellowship.

PARA COMEÇAR A MEDITAÇÃO (...). Se você tiver assumido a postura correta, seu corpo estará estável, embora descontraído, de modo que será possível permanecer completamente quieto sem mover um músculo. Essa imobilidade, sem que o corpo esteja em movimentos inquietos ou ajustando-se, é essencial par alcançar um estado de meditação profundo.

Com os olhos semicerrados (ou completamente fechados, se lhe for mais confortável), olhe para cima, concentrando o olhar e a atenção como se estivesse espiando por um ponto entre as sobrancelhas. Uma pessoa em concentração profunda frequentemente “franze” as sobrancelhas neste ponto. Não fique vesgo nem force os olhos. O olhar se volta para cima naturalmente quando se está descontraído e tranquilamente concentrado. O importante é fixar toda a atenção no ponto entre as sobrancelhas. Este é o centro da Consciência Crística, a sede do olho único de que Cristo falou: “A candeia do corpo é o olho: de sorte que, se o teu olho for único, todo o teu corpo terá luz”. Mateus 6,22. Quando o propósito da meditação é alcançado, o devoto acha-se com sua consciência automaticamente concentrada no olho espiritual e, na medida de sua capacidade espiritual interior, experimenta um estado de jubilosa união divina com o Espírito.

EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO PREPARATÓRIO PARA A MEDITAÇÃO (...). Quando você estiver firme na postura de meditação que se acaba de descrever, o ponto seguinte é livrar os pulmões do dióxido de carbono acumulado, que causa inquietude. Expulse o ar pela boca em uma expiração dupla “há hahh”. Este som é feito apenas com o alento, não com a voz. Em seguida, inspire profundamente pelas narinas e contraia todo o corpo contando até seis. Expulse o ar pela boca em uma exalação dupla, “há há hhh”, e relaxe a tensão. Repita isso três vezes.

Como primeiro passo para entrar no reino de Deus, o devoto deve sentar-se imóvel, na postura correta de meditação, com a coluna vertebral ereta. Deve, então, retesar e relaxar o corpo – pois, pelo relaxamento, a consciência se liberta dos músculos. O iogue começa com a respiração profunda apropriada, inalando enquanto retesa o corpo e exalando enquanto relaxa, diversas vezes. A cada exalação, todo movimento e tensão muscular devem ser eliminados, até que se alcance o estado de quietude corporal. Então, por meio de técnicas de concentração, o movimento inquieto é removido da mente. Na perfeita quietude do corpo e da mente, o iogue desfruta a inefável paz da presença da alma. A vida habita o templo do corpo, a luz, o templo da mente e a paz, o templo da alma. Quanto mais nos aprofundamos na alma, mais sentimos essa paz. Esse é o estado de super consciência. Quando, pela meditação mais profunda, o devoto expande tal percepção de paz e sente que sua consciência se difunde, com essa paz, por todo o Universo. E que todas as criaturas e toda a criação são engolfadas por essa paz, então ele está entrando no estado de Consciência Cósmica. Ele sente essa paz em toda parte – nas flores, em cada ser humano, na atmosfera. Ele contempla a Terra e os mundos flutuando como borbulhas nesse oceano de paz. A paz interior experimentada inicialmente pelo devoto na meditação é a sua própria alma. A paz ampliada que sente ao aprofundar-se é Deus. O devoto que alcança a experiência de sua união com todas as coisas estabeleceu Deus no templo de sua infinita percepção interior.

CONCENTRE-SE NA PAZ E NA ALEGRIA DA ALMA (...). Permaneça tranquilo (...). Dê adeus às sensações do mundo – visão, audição, olfato, paladar e tato – e volte-se para o interior, onde a alma se expressa (...). Afaste todas as sensações corporais. Afaste todos os pensamentos inquietos. Concentre-se no pensamento de paz e alegria. A porta para o reino dos céus está no centro sutil de consciência transcendental, no ponto entre as sobrancelhas. Se você focalizar a atenção nesta que é a sede da concentração, encontrará imensa força espiritual e ajuda interior. Sinta sua consciência se expandir em consciência divina. Sinta que não existem barreiras nem apegos ao corpo, e sim que você entra cada vez mais no reino de Deus, que pode ser adentrado pelo olho espiritual (2). Oremos juntos: “Pai Celeste, abre o meu olho espiritual para que eu possa entrar no teu reino de onipresença. Pai, não me deixes para trás neste mundo mortal de sofrimento. Leva-me das trevas para a luz, da morte para a imortalidade, da ignorância para a sabedoria infinita e da tristeza para a alegria eterna”. (2) O olho único da intuição e da percepção onipresente no centro (ajna chakra) crístico (kutastha) entre as sobrancelhas. O olho espiritual é a porta de entrada para os estados supremos de consciência divina. Despertando o olho espiritual e nele penetrando, o devoto alcança estados de consciência cada vez mais elevados: super consciência, consciência crística e consciência cósmica. Os métodos para isso fazem parte da ciência de meditação da Krya Yoga, técnicas específicas ensinadas aos estudantes das Lções da Self Realization Fellowship, de Paramahansa Yogananda.

APRENDA A CIÊNCIA IOGUE DA VERDADEIRA MEDITAÇÃO (...). Raja Yoga, o caminho régio da união com Deus, é a ciência da autêntica percepção do reino de Deus que está dentro de cada um. Por meio da prática das sagradas técnicas iogues de interiorização, recebidas durante a iniciação conferida por um verdadeiro guru, pode-se encontrar esse reino pelo despertar dos centros astrais e causais de força vital e consciência, na coluna vertebral e no cérebro, que são a entrada para as regiões celestiais da consciência transcendente.

Só orar não basta. As pessoas se perguntam por que rezam tanto e mesmo assim não recebem uma resposta pessoal de Deus. Elas não sabem como meditar. Por isso a yoga é necessária. Se você praticar as técnicas iogues da Self Realization, chegará lá. A yoga não fica lhe dizendo que se você acreditar será salvo. Ela ensina leis e técnicas científicas para sentir Deus em sua própria consciência. Só quando você realmente comunga com Deus é que Ele responde abertamente. Não antes. Ele não consegue responde. Quando sua consciência está fechada atrás da porta da ignorância, Deus não consegue entrar. Quando você abre a porta Ele se revela, e nessa percepção todas as coisas são possíveis. Entretanto, você tem que se esforçar. Você não vai encontrar Deus se sentar-se para meditar e sua mente começar a divagar sobre os mais diferentes assuntos. Mas se praticar as técnicas regularmente, você o encontrará.

EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO DIRIGIDA (...). Meditemos. Sinta que está carregado da energia criativa e nutridora de Deus. Sinta que a consciência divina eterna está se manifestando em seu corpo, apagando a consciência mortal de insucessos passados, medo, doença e velhice. Repita o seguinte pensamento com profunda atenção: “Pai. Tu estás presente em meu corpo, em minha mente e em minha alma. Sou feito à Tua imagem. Abençoa meu corpo, minha mente e minha alma, para que brilhem com Teu eterno poder e com Tua eterna juventude, imortalidade e alegria. OM. Paz. Amém”.


MEDITAÇÃO NA PAZ (...). Clame por Deus mentalmente, com todo o fervor e sinceridade de seu coração. Invoque-o conscientemente no templo do silêncio e, na meditação profunda, encontre-o no templo do êxtase e da bem-aventurança (...). Por intermédio dos pensamentos e dos sentimentos, envie a Ele seu amor, com todo o coração, com toda a mente, com toda a alma e com todas as forças. Por meio da intuição da alma, sinta a manifestação de Deus explodindo pelas nuvens de sua inquietude com uma grande paz e uma grande alegria. A paz e a alegria são a voz de Deus que por tanto tempo dormitou por debaixo de sua ignorância, esquecida e ignorada na algazarra das paixões humanas. O reino de Deus está imediatamente por trás da escuridão dos olhos fechados, e o primeiro portão que se abre para ele é a paz. Expire e relaxe, e sinta essa paz se espalhando por toda parte, no interior e no exterior. Mergulhe nessa paz. Inspire profundamente; expire. Agora esqueça a respiração. Repita depois de mim: Pai, amortecidos estão os sons do mundo e do céu. Estou no templo da quietude. Teu eterno reino de paz se espalha, estrato sobre estrato, diante de meu olhar. Que esse reino infinito, por tanto tempo oculto por trás das trevas, permaneça manifestado em mim. A paz preenche meu corpo, a paz preenche meu coração e permanece em meu amor. Paz no interior, paz no exterior em toda parte. A paz infinita rodeia minha vida e permeia todos os momentos de minha existência. Paz para mim, paz para minha família, paz para meu país, paz para meu mundo, paz para meu cosmos. Boa vontade para todas as nações e para todos os seres, pois todos são meus irmãos e Deus é nosso Pai em comum. Vivemos nos Estados Unidos do Mundo, com Deus e a Verdade com líderes. Pai Celeste que teu reino de paz venha à Terra como já está nos céus, para que todos fiquemos livres das desarmonias que dividem e nos tornemos cidadãos perfeitos, em corpo, mente e alma, do teu mundo.

MEDITE ATÉ PERCEBER A RESPOSTA DIVINA (...). Você deve continuar a se concentrar no centro da Consciência Crística, entre as sobrancelhas, orando profundamente a Deus e a seus grandes santos. Na linguagem de seu coração, invoque a presença e as bênçãos deles. Uma boa prática é selecionar uma afirmação ou uma oração (...) e espiritualiza-la com seu próprio anseio devocional. Silenciosamente, mantendo a atenção no ponto entre as sobrancelhas, cante e ore a Deus até sentir a sua resposta na forma de tranquilidade, paz profunda e alegria interior. Quando sua meditação começar a ser profunda pela consistência na prática, talvez você veja uma pequena luz, ouça os sons astrais ou tenha a visão de um santo. Num primeiro momento, você talvez descarte isso como alucinação, mas à medida que continuar com sinceridade e devoção, aplicando a lei, verá que coisas maravilhosas começam a acontecer misteriosamente em sua vida. (...). Deus responde a você. Ele o sustentará e guiará em tudo – na seleção de amigos, de parceiros nos negócios ou na tomada diária de decisões – quando você estiver em sintonia com Ele. Livro Onde Existe Luz – Discernimento e Inspiração para Enfrentar os Desafios da Vida. Abraço. Davi


Nenhum comentário:

Postar um comentário