Islamismo. Manual para o Novo Muçulmano. Por Jamaal Zarabozo (1961 - ). A RELIGIÃO DO ISLÃ. Parte XIII. Se o ser humano experimenta prazer ou felicidade em outro que não seja Allah, esse prazer e felicidade não serão duradouros. Irá de um lugar a outro ou de uma pessoa a outra. A pessoa desfrutará em alguma ocasião ou em parte do tempo. Entretanto, muitas vezes, nestas ocasiões, onde se desfruta de algum prazer, não há um verdadeiro gozo. Às vezes, pode, inclusive, haver lástima. Mas, Deus está sempre com ele, em toda circunstância e momento. Onde quer que esteja Allah estará com ele [com Seu conhecimento e ajuda]... Se alguém adora a outro que não Allah – ainda se o ama e obtém algo de amor e alguma forma de prazer neste mundo, graças a ele – [essa falsa adoração] destruirá a pessoa de uma maneira muito pior que alguém que ingere veneno... É imperativo saber que se alguém ama algo por alguma razão que não seja Allah, esse objeto amado definitivamente será causa de prejuízo e castigo... Se alguém ama algo por alguma razão que não seja Allah, esse objeto de amor o prejudicará, estando ou não com ele...” Para que qualquer ação seja aceita por Allah, deve ser realizada segundo este aspecto do tauhid. Em outras palavras, se uma pessoa cumpre e entende esta forma de tauhid, da maneira apropriada, necessariamente implica que aceita e aplica as outras formas de tauhid. Portanto, suas ações podem, então, ser aceitas por Allah. Allah disse: “Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus único. Por conseguinte, quem espera o comparecimento ante seu Senhor que pratique o bem e não associe ninguém ao culto d’Ele.“ (18: 110). Um dos atos que se deve realizar somente para Allah é a súplica. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “A súplica é a essência da adoração. Quando uma pessoa reza ou súplica a um ser, está mostrando confiança e dependência para com ele. Está demonstrando sua necessidade para com o ser que recebe a súplica. Está demonstrando sua confiança nesse ser ou a capacidade que esse ser tem de conhecer, entender e satisfazer sua necessidade. Esse tipo de sentimento no coração, que é refletido na súplica, deve ser dirigido apenas a Deus. É por isso que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) afirmava que a súplica é a essência da adoração. Então, todo aquele que suplicar a qualquer um que não seja Allah está associando companheiros a Allah ou, em outras palavras, está cometendo shirk. O que é a antítese do imaan e do tauhid. Este tipo de tauhid é, na realidade, uma consequência ou resultado necessário da crença correta no tauhid ar rububiyah. Se a pessoa se dá conta que não existe rabb (Senhor), exceto Allah, então, saberá que ninguém é digno de louvor ou merecedor de adoração além de Allah. Se ninguém é digno de louvor, exceto Allah; então, por que alguém adoraria a outro que não seja Allah? Sobre este aspecto do tauhid, Ibn Abu al-Izz al-Hanafi escreveu o seguinte: “O Qur’an é abundante em frases e parábolas que dizem respeito a este tipo de tauhid”. Primeiramente, o tauhid ar rububiyah afirma que não existe Criador, exceto Allah. Esta convicção implica que ninguém (nada) deve ser adorado, exceto Allah. Toma-se a primeira proposição [que Allah é Senhor] como evidência para a segunda [que Allah é o único digno e merecedor de adoração]. Os árabes criam na primeira proposição e disputavam sobre a segunda. Allah deixou claro: Sendo que sabem que não existe Criador, exceto Allah e que Ele é o Único que pode proporcionar à pessoa o que é benéfico e afastá-la do que é prejudicial, como, então, podem adorar a outros afora Allah e associar companheiros a Ele em Sua Divindade? Por exemplo, Allah disse no Qur’an:
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
A RELIGIÃO DO ISLÂ - PARTE XIII
“Dize (ó Mohammad): Louvado seja Deus e que a paz esteja com os Seus diletos servos! E pergunta-lhes: O que é preferível Deus ou os ídolos que Lhe associam? Quem criou os céus e a terra, e quem envia a água do céu, mediante a qual fazemos brotar vicejantes vergéis2 , cujos similares jamais podereis produzir? Poderá haver outra divindade em parceria com Deus? Qual! Porém, [esses que assim afirmam] são seres que se desviam.” (27: 59-60). Ao final de outros versículos, Allah diz: “Acaso há outro deus junto com Allah?” O que é uma pergunta retórica com uma resposta implícita, claramente uma negativa. Eles aceitavam a ideia de que ninguém faz essas coisas, exceto Allah. Allah utilizou isso como prova contra eles. Não significa perguntar se existe outro deus afora Allah, como sustentam alguns. Esse significado é inconsistente com o contexto dos versículos e o fato de que as pessoas aceitavam outros deuses que não Allah. Como Allah disse: “...Ousareis admitir que existem outras divindades conjuntamente com Deus? Dize: Eu não as reconheço...” (6: 19). E costumavam dizer sobre o chamado do Profeta: “Pretende, acaso, fazer de todos os deuses um só Deus? Em verdade, isto é algo assombroso!” (38: 5). Mas, nunca diriam que outro deus “E fixou na terra sólidas montanhas, para que ela não estremeça convosco, bem como rios, e caminhos pelos quais vos guiais.” (16: 15). Portanto, Allah disse: “Dize-lhes: Que vos pareceria se Deus, repentinamente, vos privasse da audição, extinguisse-vos a visão e vos selasse os corações? Que outra divindade, além de Deus, poderia restaurá-los? Repara em como lhes expomos as evidências e, não obstante, as desdenham!” (6: 46) e “Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis virtuosos.” (2: 21), e outros versículos similares.” Tauhid al Asma wa as Sifaat: O terceiro aspecto do tauhid, segundo esta maneira de estudar o monoteísmo, é reconhecer e afirmar a Unicidade de Allah com respeito a Seus nomes e atributos. Deve-se afirmar que ditos atributos são perfeitos e completos apenas em Allah. Esses atributos são únicos de Allah. Ninguém mais pode ostentá-los. Ao longo da história do islam, algumas seitas se desviaram neste aspecto do tauhid. Shuaib al Arnaut descreve no seguinte fragmento as diferentes posturas que se desenvolveram: “Não há dúvida alguma que o tema dos atributos de Allah deve ser considerado como um dos mais importantes dos fundamentos da fé. As opiniões de alguns muçulmanos diferiam sobre este tema. Alguns deles seguiam o enfoque da negação total dos atributos. Outros aceitavam os nomes de Allah em geral, mas negavam os atributos. Alguns, por sua vez, aceitavam os nomes e atributos, mas em algumas situações recusavam ou davam interpretações afastando-se de seus significados aparentes dos textos do Qur’an e da Sunnah. Outros adotavam a postura de que é obrigatório crer em todos os nomes e atributos mencionados no Livro de Allah e da Sunnah autêntica. Criam neles segundo seu significado aparente e evidente. Negavam a possibilidade de compreender sua forma (kaifiyah), como também todo o tipo de similaridade dos atributos divinos com os atributos dos seres criados. Os que sustentam esta última opinião são chamados salaf (antecessores piedosos) e ahlus Sunnah (povo da Sunnah). A crença correta sobre este tema, que remonta aos tempos do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e seus companheiros, foi resumida por Saadi quando escreveu: “Quanto à crença em Allah é incluído: crer em todos os atributos que Allah descreveu em Seu Livro e todos os atributos que Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) Lhe atribuiu. [A crença em tais atributos] se dá sem distorções ou negações e sem que se especifique como ou de que maneira são aqueles atributos. De fato, a crença é que não existe nada similar a Allah e, ao mesmo tempo, Ele é Aquele que tudo ouve e tudo vê. Portanto, o que Ele atribuiu a Si mesmo não pode ser negado, nem tampouco distorcido o significado de tais descrições. Além disso, os nomes de Allah não se negam, não se descrevem e nem são demonstrados de uma maneira que se assemelhe aos atributos de qualquer outro ser criado. Isso se deve ao fato de que não existe nada ou ninguém similar ou comparável a Ele. Não tem parceiros ou companheiros. Não se pode fazer uma analogia entre Ele, louvado e glorificado seja, e Sua criação. Com relação à crença nos atributos e nomes que se atribuem a Allah, deve haver uma combinação de afirmação e negação. Ahlus Sunnah wal Jamaah não permite afastar-se do que exemplificavam os Mensageiros, pois esse é o Caminho Correto. São muito importantes todos os versículos do Qur’an que tratem dos nomes, atributos e ações de Allah, além daquilo que deve ser negado em relação a Ele. Entre os versículos está crer no estabelecimento de Allah sobre o Trono, Sua descida ao nível mais baixo do céu, onde os crentes O verão na próxima vida – tal como foi confirmado em diversos ahaadith. Também se fala, sob este princípio, a noção de que Allah está próximo de nós e responde nossas súplicas. O que se menciona no Qur’an e na Sunnah em respeito à Sua proximidade e “estar com” os crentes não contradiz o que se afirmar com respeito à Sua transcendência e Sua posição acima da criação. Pois, Glorificado seja, não existe não similar a Ele em absolutamente nenhuma de suas características. Em um versículo, Allah ressalta que nada é similar a Ele e, ao mesmo tempo, que Ele tem atributos de perfeição. Allah disse: “...Por esse meio vos multiplica. Nada se assemelha a Ele, e é o Oniouvinte, o Onividente.”(42: 11). Portanto, há uma negação total de qualquer antropomorfismo, por sua vez são confirmados todos os atributos de Onividência e Onipresença Divinas. Este aspecto do tauhid é muito importante e não deve ser subestimado. Como assinala Ahmad Salaam, as pessoas, antes da chegada do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), aceitavam a idéia de Allah como único Criador do universo. Sem dúvida, ao mesmo tempo, associavam companheiros a Allah nas mais distintas formas de adoração. Portanto, o Islam chegou para purificar este conceito de Allah como Senhor ou Rabb e deu entendimento apropriado. Ao fazê-lo, poderiam obter o conhecimento e entendimento corretos dos nomes e atributos de Allah. Se é conhecido e compreendido corretamente os nomes e atributos de Allah, nunca se recorreria a ninguém, sob nenhuma forma de adoração, que não a Allah. Então, uma compreensão correta e detalhada dos nomes e atributos de Allah é a verdadeira base para o cumprimento correto dos outros tipos de tauhid. Se o tauhid ar Rububiyah é como uma árvore, a raiz é o tauhid al asma was sifaat. Em outras palavras, o tauhid ar Rububiyah é construído sobre a base do tauhid al asma was sifaat. Se não há esta raiz ou base, a árvore se torna debilitada e morre. Certamente, segundo esta parábola, o verdadeiro fruto do tauhid al asma was sifaat, novamente, é o tauhid ar rububiyah. Quanto mais se sabe sobre Allah e Seus atributos, mais temor, amor e esperança serão alcançados. Portanto, um correto entendimento dos nomes e atributos de Allah é muito importante e benéfico. Os que não seguem este caminho, prejudicam-se e perdem um grandioso destino. A crença nos Anjos O segundo artigo da fé, mencionado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), é a crença nos anjos. Os anjos são uma das criações de Allah que, em geral, os seres humanos não podem ver. Foram criados a partir de luz, mas não têm forma ou corpo. São servos de Allah e não possuem nenhum aspecto divino. Submetem-se totalmente a Seus mandamentos e nunca se apartam do cumprimento de Suas ordens. Salaam assinala que se uma pessoa não crê nos anjos, então não pode crer na chegada da revelação ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Portanto, a crença no Qur’an não pode ser confirmada até que a pessoa creia nos anjos, em geral e no anjo Gabriel em particular, quem foi o veículo que trouxe a revelação ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Segundo Ibn Uthaimin, a crença correta nos anjos compreende quatro pontos: Primeiro, deve-se crer em sua existência. Segundo, deve-se crer neles em geral, mas também crer nos nomes que foram mencionados explicitamente no Qur’an ou na Sunnah autêntica. Por exemplo, um dos anjos se chama Jibril (Gabriel). Foi o anjo que trouxe a revelação ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Terceiro, deve-se crer em seus atributos tal como foi especificado no Qur’an e na Sunnah. Em um hadith consta que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) viu que o Anjo Gabriel cobria o horizonte e tinha seiscentas asas. Isso mostra que esta espécie da criação de Allah é grandiosa e maravilhosa. Também foi dito, como no hadith que estamos tratando, que um anjo pode aparecer em diversas formas, entre elas a forma humana. Isso prova o grande poder e capacidade que Allah tem para fazer o que deseja. Em quarto lugar, deve-se crer nas ações que realizam, tal como é mencionado no Qur’an ou num hadith autêntico. No Qur’an consta que adoram a Allah e O Glorificam. Também é indicado que alguns anjos têm funções específicas. Jibril está a cargo da “vida do coração”, o que refere à revelação que vem de Allah. Israafil está encarregado de tocar a trombeta que ressuscitará os corpos no Dia do Juízo. Mikaail é responsável pela chuva e a vegetação, as “fontes da vida sobre a terra. Ibn Uthaimin assinala que talvez a relação entre estes três anjos e suas responsabilidades de dar vida foi o que levou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) a começar suas orações noturnas com a seguinte súplica: “Ó Allah! Senhor de Jibril, Mikaail e Israafil, Criador dos céus e da terra, Conhecedor do desconhecido e do conhecido, Tu julgas Teus servos naquilo que diferem, guia-me à verdade naqueles assuntos em que divergimos, por Tua Vontade. Tu guias a quem desejas pela Senda Reta.” Um quinto assunto que deve ser mencionado sobre a crença nos anjos é ter um amor sólido por eles devido à sua obediência e adoração a Allah. Além disso, eles declaram a Unicidade de Allah e cumprem Seus mandamentos. Também têm um amor e lealdade incondicionais aos verdadeiros crentes em Allah. Elevam suas preces a Allah em nome dos crentes e pedem a Allah que os perdoe. Apoiam-nos nesta vida e também na próxima. Um aspecto importante relacionado à crença nos anjos é que todos devem crer que há dois anjos junto de si, em todo o momento e que registram todos os seus atos. Os seguintes versículos se referem a estes anjos: “Eis que dois (anjos da guarda), são apontados para anotarem (suas obras), um sentado à sua direita e o outro à esquerda. Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele esteja presente uma sentinela pronta (para anotar).” (50: 17-18)
São muitos os resultados benéficos que surgem com a crença correta nos anjos. Por exemplo, saber sobre os anjos permite à pessoa reconhecer a grandeza de Allah e Seu poder. Esta grandiosa criação, conhecida como anjos, é um indicador da grandeza de seu Criador. Além disso, deve-se agradecer a Allah por Seu extremo cuidado e preocupação para com os seres humanos. Ele criou estas criaturas para apoiar e proteger os crentes, registrar suas ações, etc. Sem dúvidas, um crente que creia nos anjos vai muito além disso. O crente sabe que os anjos são criaturas nobres que apoiam e ajudam tudo o que é verdadeiro e justo. Portanto, cada vez que o crente decide realizar uma boa ação, apoiar a verdade e sacrificar-se pelo que é correto, sabe que há criaturas neste mundo que o apoiam e ajudam em sua causa, tal como os anjos apoiaram e ajudaram os crentes no tempo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). De fato, assim promete Allah, segundo os seguintes versículos: “Sem dúvida que Deus vos socorreu, em Badr, quando estáveis em inferioridade de condições. Temei, pois, a Deus e agradecei-Lhe. E de quando disseste aos fiéis: Não vos basta que vosso Senhor vos socorra com o envio celestial de três mil anjos? Sim! Se fordes perseverantes, temerdes a Deus, e se vos atacarem imediatamente, vosso Senhor vos socorrerá, com cinco mil anjos bem treinados.” (3: 123-125). “Ele é Quem vos abençoa, assim como (fazem) Seus anjos, para tirar-vos das trevas e levar-vos para a luz; sabei que Ele é Misericordioso para com os fiéis.” (33: 43) A crença nos Livros de Allah Crer nos Livros de Allah é o terceiro pilar de fé mencionado neste hadith. Referese às revelações que Allah enviou a Seus Mensageiros, como misericórdia e orientação para dirigir a humanidade ao êxito nesta vida e a felicidade na próxima. O Qur’an é a revelação final. É a palavra de Allah. Ibn Uthaimin ressalta que a crença nos Livros de Allah compreende quatro aspectos: primeiro deve crer que estes livros foram revelados por Allah. Página 128.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário