sexta-feira, 28 de abril de 2023

OS ORIXÁS - OXUMARÉ

 

Religião Afro-brasileira. www.brasilescola.uol.com.br. Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS – OXUMARÉ. "A chegada dos escravos africanos ao Brasil foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não podemos supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram os mais conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de origem e influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o único capaz de realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura da posição de cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também associam a pessoa ao seu orixá através das características físicas e psicológicas do praticante. Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando, este, toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás." "No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia um representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.

 

OXUMARÉ. "Em várias culturas, observamos que os mitos e as crenças têm a importante função de fornecer uma explicação aos fenômenos que compõem a realidade do homem. Muitas vezes, as transformações da natureza servem de inspiração para que divindades apareçam com a função de explicar a origem de acontecimentos desprovidos de uma explicação prévia. Nesse sentido, podemos destacar que Oxumarê seja o orixá que melhor representa essa função explicativa das religiões. Segundo o seu mito, Oxumarê era um homem belo e muito bem-vestido que despertava a inveja e a paixão de todos. Apesar de muito notado, ele costumava adotar uma postura muito contida e, por isso, preferia seguir o seu caminho solitariamente. Não se conformando com isso, o orixá Xangô decidiu armar um plano para que pudesse observar e ter as belas vestes e coloridos apetrechos que singularizavam Oxumarê dos demais. Convocando o orixá para uma audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra. Dessa forma, além de amedrontar Xangô, ele conseguiu fugir por uma pequena fresta da porta do salão em que estivera detido." "Interpretado para o campo das religiões afro-brasileiras, Oxumarê se transformou em uma divindade ligada à transformação das coisas e à passagem do tempo. Por estar ligado à mudança, este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser cristalizado em nenhuma delas. Além disso, todas as manifestações duais que permeiam a vida, como o dia e a noite, o bem e o mal ou a vida e a morte também se vinculam à sua compreensão. Por assumir naturezas distintas e cambiáveis, é bastante complicado apontar quais os devotos se aproximariam do arquétipo exposto por tal orixá. Na interpretação de alguns, por conta da beleza e das roupas, os filhos de Oxumarê seriam pessoas que cultuam o desejo de enriquecer. Sob outra perspectiva, os filhos de Oxumarê são identificados entre as pessoas que são bastante reservadas e gostam de transformar toda sua vida de tempos em tempos." www.brasilescola.uol.com.br. Abraço. Davi

 

Questionário – ORIXÁ

1.A que é atribuído a chegada dos escravos africanos ao Brasil?  A responsabilização pela consolidação de uma nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular. 4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás. 5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também como cauris, em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as conchas e determinar a correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de Santo. 10.Que outro aspecto determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também associam as características físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz mais a crença nesse sentido? Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás. 12.Como é conhecido o primeiro Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de trás. 14.Além destas duas divindades o que ocorre também? Uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete Orixás. 15.O que podem assumir os Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras? Diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o amálgama dos Orixás na Umbanda? São diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. 17.O que geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O Orixá envia um representante, chamado de falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do Orixá que o domina. 18.Qual função básica da figura de Exu? Orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece. 19.A divindade Ogum está associada a quê? Está ligada a guerra e a agricultura. 20.Reconhecido como irmão de Ogum, Oxóssi têm qual função? A caça e proteção. 21.Qual a divindade responsável pelos poderes de cura e doença? Omolu. 22.Quem é o senhor dos raios e trovões? Xangó. 23.A mãe de todos os Orixás, qual seu nome? Iemenjá. 24.O grande Orixá da criação é? Oxalá.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário