Religião
Afro-brasileira. www.brasilescola.uol.com.br.
Por Rainer Sousa. OS ORIXÁS – OXUMARÉ. "A chegada dos escravos africanos
ao Brasil foi responsável pela consolidação de uma nova experiência religiosa
em nosso território. Contudo, ao contrário do que muitos chegam a imaginar, não
podemos supor que esse movimento simplesmente instalou a mesma lógica e as
mesmas divindades cultuadas no território africano. Ao mesmo tempo em que
alguns deuses ficaram para trás, outros foram criados para compor uma
experiência singular. Desse vasto panteão de divindades, os orixás se tornaram
os mais conhecidos entre os praticantes e não praticantes das religiões de
origem e influência africana. Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as
pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás
um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de
búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis
conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira. O pai de santo é o
único capaz de realizar o lançamento das conchas e realizar a correta leitura
da posição de cada búzio. Além do jogo, os praticantes do candomblé também
associam a pessoa ao seu orixá através das características físicas e
psicológicas do praticante. Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência
de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o
segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”. Esse casal de
divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de
santo quando, este, toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá
de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de
outros deuses, completando o número máximo de sete orixás." "No
conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas
segundo a crença que o adota. Na umbanda, os orixás não são diretamente
incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. Geralmente, o orixá envia
um representante, o falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e
orientações do orixá que o domina. Entre os mais conhecidos orixás podemos
destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação
acontece: Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à
agricultura. Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e
proteção. Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável
pelos poderes de cura e doença. Xangô, senhor dos raios e trovões, Iemanjá, a
mãe de todos os orixás. E Oxalá, o grande orixá da criação”.
OXUMARÉ.
"Em várias culturas, observamos que os mitos e as crenças têm a importante
função de fornecer uma explicação aos fenômenos que compõem a realidade do
homem. Muitas vezes, as transformações da natureza servem de inspiração para
que divindades apareçam com a função de explicar a origem de acontecimentos
desprovidos de uma explicação prévia. Nesse sentido, podemos destacar que
Oxumarê seja o orixá que melhor representa essa função explicativa das
religiões. Segundo o seu mito, Oxumarê era um homem belo e muito bem-vestido
que despertava a inveja e a paixão de todos. Apesar de muito notado, ele
costumava adotar uma postura muito contida e, por isso, preferia seguir o seu
caminho solitariamente. Não se conformando com isso, o orixá Xangô decidiu
armar um plano para que pudesse observar e ter as belas vestes e coloridos
apetrechos que singularizavam Oxumarê dos demais. Convocando o orixá para uma
audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para
transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a
bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum
transformou Oxumarê em uma temível cobra. Dessa forma, além de amedrontar
Xangô, ele conseguiu fugir por uma pequena fresta da porta do salão em que
estivera detido." "Interpretado para o campo das religiões
afro-brasileiras, Oxumarê se transformou em uma divindade ligada à
transformação das coisas e à passagem do tempo. Por estar ligado à mudança,
este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser
cristalizado em nenhuma delas. Além disso, todas as manifestações duais que
permeiam a vida, como o dia e a noite, o bem e o mal ou a vida e a morte também
se vinculam à sua compreensão. Por assumir naturezas distintas e cambiáveis, é
bastante complicado apontar quais os devotos se aproximariam do arquétipo
exposto por tal orixá. Na interpretação de alguns, por conta da beleza e das
roupas, os filhos de Oxumarê seriam pessoas que cultuam o desejo de enriquecer.
Sob outra perspectiva, os filhos de Oxumarê são identificados entre as pessoas
que são bastante reservadas e gostam de transformar toda sua vida de tempos em
tempos." www.brasilescola.uol.com.br.
Abraço. Davi
Questionário
– ORIXÁ
1.A
que é atribuído a chegada dos escravos africanos ao Brasil? A responsabilização pela consolidação de uma
nova experiência religiosa em nosso território. 2.O que não podemos supor
quanto a esse deslocamento de povos? Que essa “emigração” simplesmente instalou
a mesma lógica e as mesmas divindades cultuadas no território africano. 3.O que
realmente aconteceu nessa transposição? Ao mesmo tempo em que alguns deuses
ficaram para trás, outros foram criados para compor uma experiência singular.
4.Desse vasto panteão de divindades quais são os mais conhecidos? Os Orixás.
5.Quais são as principais religiões de origem e influência africana dentre as
quais os orixás são conhecidos? A Umbanda e o Candomblé. 6.O que diz o
candomblé quanto a influência dos orixás? Todas as pessoas são filhas de
orixás. 7.Como é possível determinar a qual Orixá um indivíduo pertence? Ele
precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. 8.Em que consiste
o jogo de búzios? Basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também como cauris,
em uma peneira. 9.Quem é o único capaz de arremessar as conchas e determinar a
correta leitura da posição de cada búzio. O Pai de Santo. 10.Que outro aspecto
determina o Orixá do indivíduo? No candomblé também associam as características
físicas e psicológicas do praticante. 11.O que diz mais a crença nesse sentido?
Cada pessoa recebe a influência de dois Orixás. 12.Como é conhecido o primeiro
Orixá? O de frente. 13.E o segundo Orixá? O de trás. 14.Além destas duas
divindades o que ocorre também? Uma pessoa pode incorporar a proteção de outros
deuses, completando o número máximo de sete Orixás. 15.O que podem assumir os
Orixás no conjunto das religiões Afro-brasileiras? Diferentes nomenclaturas
segundo a crença que o adota. 16.Como ocorre o amálgama dos Orixás na Umbanda?
São diretamente incorporados pelas pessoas com aptidões mediúnicas. 17.O que
geralmente sobrevêm quanto a este aspecto? O Orixá envia um representante,
chamado de falangeiro, que tem a função de repassar as ordens e orientações do Orixá
que o domina. 18.Qual função básica da figura de Exu? Orixá mensageiro sem o
qual nenhuma transformação acontece. 19.A divindade Ogum está associada a quê?
Está ligada a guerra e a agricultura. 20.Reconhecido como irmão de Ogum, Oxóssi
têm qual função? A caça e proteção. 21.Qual a divindade responsável pelos
poderes de cura e doença? Omolu. 22.Quem é o senhor dos raios e trovões? Xangó.
23.A mãe de todos os Orixás, qual seu nome? Iemenjá. 24.O grande Orixá da
criação é? Oxalá.
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