Religião Afro-brasileira. Umbanda. Livro Código de Umbanda. Por Rubens Saraceni (1951-2015). XANGÔ. Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão. Despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que conscientizado e despertado para os reais valores da vida, a evolução se processa em um fluir contínuo. Falar do Orixá Xangô é dispensável por ser muito conhecido dos praticantes de Umbanda. Logo, limitamo-nos a comentar alguns de seus polos - qualidades, atributos e atribuições. O Trono Regente Planetário individualiza-se nos sete Tronos Essenciais, projetando-se energética, magnética e vibratoriamente. Criando sete linhas de forças ou irradiações bipolarizadas. Surgindo dois polos diferenciados em positivo e negativo, irradiante e absorvente, ativo e passivo, masculino e feminino, universal e cósmico. Uma dessas projeções é a do Trono da Justiça Divina, que ao irradiar-se, cria alinha de forças da Justiça, pontificada por Xangô e Egunitá - Divindade natural cósmica do Fogo Divino. Na linha elemental da Justiça, ígnea por excelência, Xangô e Egunitá são os polos magnéticos opostos. Por isso eles se polarizam com a linha da Lei, eólica por excelência. Logo, Xangô polariza-se com a eólica Iansã e Egunitá polarizar-se com o eólico Ogum. Criando duas linhas mistas ou linhas regentes do Ritual de Umbanda Sagrada. O Orixá Xangô é o Trono Natural da Justiça e está assentado no polo positivo da linha do Fogo Divino, de onde projeta e faz surgir sete hierarquias naturais de nível intermediário. Pontificadas pelos Xangôs regentes dos polos e níveis vibratórios da linha de forças da Justiça Divina. Estes sete Xangôs são Orixás Naturais. São regentes de níveis vibratórios, são multidimensionais e são irradiadores das qualidades, dos atributos e das atribuições do Orixá maior Xangô. Eles aplicam os polos positivos da justiça divina nos níveis vibratórios positivos e polarizam-se com os Xangôs cósmicos, aplicadores dos polos negativos da justiça divina. Como na Umbanda quem lida com os regentes dos polos são os exus e as pombagiras. Então não vamos comentá-los e nos limitaremos aos regentes dos polos positivos, que formam suas hierarquias de Orixás Auxiliares. Esses pontificam, na Umbanda, as linhas de trabalhos espirituais. Estes Xangôs, tal como todos os Orixás Regentes, possuem nomes mantras que não podem ser abertos ao plano material. Muitos os chamam de Xangô da Pedra Branca. Xangô Sete Pedreiras. Xangô dos Raios. Xangô do Tempo. Xangô da Lei etc. Enfim, são nomes simbólicos para os mistérios regidos pelos Orixás Xangôs. Só que quem usa estes nomes simbólicos não são os regentes dos polos magnéticos da linha de justiça, e sim os seus auxiliares que foram humanizados. Regendo linhas de caboclos que se manifestam no Ritual de Umbanda Sagrada comandando as linhas de Trabalhos de ação e de reação. Eles são os aplicadores "humanos" dos polos positivos da justiça divina. Os sete Xangôs, regentes dos polos magnéticos dos níveis vibratórios, são estes: 1º Xangô é o Xangô da Chama da Fé ou Xangô da Justiça Cristalina. Ele surge a partir do 1º polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética cristalina, regida pelo Orixá Oxalá - Orixá da Fe. 2º Xangô é o da Chama do Amor ou Xangô da Justiça Mineral. Ele surge a partir do 2º polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética mineral, regida pelo Orixá Oxum - Orixá do Amor. 3º Xangô é o da Chama do Conhecimento ou Xangô da Justiça Vegetal. Ele surge a partir do 3º polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética vegetal, regida pelo Orixá Oxóssi - Orixá do Conhecimento. 4º Xangô é o da Chama da Justiça ou da Justiça Ígnea. Ele surge a partir do 4º polo magnético. Formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética ígnea, regida pelo Orixá Xangô - Orixá da Justiça. 5º Xangô é o Xangô da Chama Flamejante ou Xangô da Justiça Eólica. Ele surge a partir do 5º polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética eólica. Regida pelo Orixá Ogum - Orixá da Lei. 6º Xangó é o da Chama da Evolução ou Xangó da Terra. Ele surge a partir do 6º polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética telúrica. Regida pelo Orixá Obaluaiê - Orixá da Evolução. 7º Xangó é o da Chama da Geração ou Xangó da Justiça Aquática. Ele surge a partir do 7º polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética aquática, regida pelo Orixá Iemanjá - Orixá da Geração. Estes sete Xangós naturais são regentes de polos magnéticos de níveis vibratórios multidimensionais e são os aplicadores dos polos positivos da justiça divina. Eles não incorporam sendo divindades regentes de níveis vibratórios. E são Orixás multidimensionais. Logo, se alguém disser: Eu incorporo o Xangô tal, com certeza está incorporando o seu Xangô individual, um ser natural de 6º grau vibratório ou um espírito reintegrado as hierarquias naturais por estes Xangós. Ninguém incorpora um Xangô regente de nível vibratório ou qualquer outro Orixá desta magnitude. O máximo que se alcança a nível de incorporação é um Orixá de grau intermediário. Mas, no geral, todos incorporam seu Orixá individual natural, ou um espírito reintegrado as hierarquias naturais, e portanto, um irradiador de um dos polos do seu Orixá maior. Temos na Umbanda os: Xangôs da Pedra Preta. Xangô dos Raios. Xangô das Pedreiras. Xangô das Cachoeiras. Xangô das Sete Montanhas etc. Todos eles são Orixás e regentes de subníveis vibratórios ou regentes de polos energo magnéticos cruzados por muitas correntes eletromagnéticas. Onde atuam como aplicadores dos mistérios maiores, mas já em polos localizados e subníveis vibratórios. E todos estes Xangôs auxiliares são regentes de imensas linhas de trabalhos, ação e reação. Ou não é verdade que temos caboclos da Pedra Branca, da Pedra Preta, das Pedreiras, das Sete Montanhas, do Fogo, dos Raios etc.? Meditem muito acerca do que aqui estamos comentando, pois, em se tratando de Orixás, é preciso conhecê-los a partir da ciência divina ou nos perdemos no abstracionismo e na imaginação humana. Reflitam bastante e depois consultem vossos mentores espirituais acerca do que aqui estamos ensinando, irmão em Oxalá. Oferenda: Velas Brancas, vermelhas e marrom. Cerveja escura, vinho tinto doce e licor de ambrosia. Flores diversas, tudo depositado em uma cachoeira, montanha ou pedreira. Água de Xangô pra lavagem de Cabeça - amaci. Água de cachoeira com hortelão macerada e curtida por três dias. Abraço. Davi
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