domingo, 22 de setembro de 2024

O QUE É TEOSOFIA

 

Teosofia ou Sabedoria Divina. Livro Introdução a Teosofia. Por Charles Wesbter Leadbeater (1854-1934). Capítulo I. O QUE É TEOSOFIA. Por muitos anos os homens têm discutido, arguido, inquirido sobre certas grandes verdades básicas: a existência e a natureza de Deus, a sua relação com o homem, o passado e o futuro da humanidade. Eles têm discordado de forma tão radical sobre esses assuntos, e tão severamente tem sido atacado e ridicularizado quanto às suas crenças. Que chegou a se criar uma firme opinião popular de que, com referência a esses tópicos, não há certeza disponível. Nada a não ser uma vaga especulação em meio a uma nuvem de deduções sem fundamentos extraídas de premissas mal estabelecidas. E isso apesar das afirmações muito bem definidas, embora frequentemente incríveis, feitas sobre esses assuntos em favor das várias religiões. Essa opinião popular, ainda que seja imprópria nessas circunstâncias, é inteiramente falsa. Existem muitos fatos definitivos disponíveis. A Teosofia nos fornece esses fatos. Porém, não como os fazem as religiões, apresentando-os como matéria de fé, Mas sim trazendo-os como material para estudo. Ela, a Teosofia, não é em si uma religião, mas mantém com respeito as religiões a mesma relação que as filosofias antigas mantinham. Não as contradiz e sim as explica. A Teosofia rejeita o que quer que nessas filosofias seja absurdo, como sendo algo depreciativo e não necessariamente digno de divindade. Reúne o que quer que seja razoável em cada uma e em todas elas. Esclarece e enfatiza, e assim combina tudo num todo harmônico. Ela sustenta que a verdade sobre todos esses pontos de suma importância é atingível. E que já existe uma grande gama de conhecimento sobre eles. Considera todas as várias religiões como declarações daquela verdade oriunda de diferentes pontos de vista. Uma vez que, embora diferindo muito quanto à nomenclatura e quanto aos artigos de fé. Todas concordam quanto aos únicos assuntos que são de real importância. O tipo de vida que um homem bom deve levar, as qualidades que deve desenvolver, os vícios que deve evitar. Sobre esses pontos práticos o ensinamento é idêntico no Hinduísmo e no Budismo, no Zoroastrismo e no Islamismo, no Judaísmo e no Cristianismo. A Teosofia pode ser descrita para o mundo exterior como uma teoria inteligente do universo. Todavia, para aqueles que a têm estudado, ela não é uma teoria, todavia um fato. Sendo que é uma ciência definida, passível de ser estudada, e os seus ensinamentos são verificáveis pela investigação e experimentação por aqueles desejosos de se dar o trabalho de qualificarem-se para tal investigação. É uma declaração dos grandes fatos da natureza até onde são conhecidos. Um esboço do esquema do nosso canto do universo. Como a Teosofia é conhecida. Pode-se perguntar como esse esquema se tornou conhecido e por quem foi descoberto. Contudo, na realidade, ele sempre foi conhecido pela humanidade. Embora às vezes tenha sido temporariamente esquecido em certas partes do mundo. Sempre existiu um certo grupo de homens altamente desenvolvidos, não de uma nação em particular, mas de várias nações. Esses detinham essa verdade em sua totalidade. E sempre houve discípulos desses homens, que estiveram especialmente estudando a Verdade. Enquanto os seus vastos princípios sempre foram conhecidos no mundo externo. Esse grupo de homens altamente desenvolvidos existe tanto agora quando no passado. E o ensinamento teosófico é publicado no Ocidente por inspiração desses seres, através de uns poucos discípulos. Aqueles que ignoram isso têm insistido, as vezes clamorosamente, que, se assim é essas verdades deveriam ter sido publicadas há muito tempo. E de maneira bastante injusta acusam aqueles que possuem tal conhecimento de serem excessivamente reservados, sonegando-o ao mundo em geral. Eles se esquecem de que todos os que realmente buscaram essas verdades sempre foram capazes de as encontrar. E que é somente agora que nós no Ocidente estamos verdadeiramente começando a procurá-las. Por muitos séculos a maior parte da Europa esteve satisfeita em viver na superstição mais grosseira. Quando uma reação finalmente se estabeleceu devido ao absurdo e fanatismo dessas crenças, fez surgir um período de ateísmo que foi igualmente vaidoso e intolerante, em outra direção. De modo que somente agora é que algumas das pessoas mais humildes e moderadas estão começando a admitir que nada conhecem, e a indagar se não existe informação real disponível em algum lugar. Embora esses indagadores moderados não sejam por enquanto nada além de uma minoria, a Sociedade Teosófica foi fundada para atraí-los e mantê-los juntos. Os seus livros são colocados para o público. Para que aqueles que desejam possam ler, anotar, aprender e internamente digerir essas grandes verdades. A sua missão não é forçar seus ensinamentos a mentes relutantes, porém simplesmente oferecê-los para aqueles que o desejam obtê-los. Nós não estamos de modo algum sob a ilusão do fanatismo religioso arrogante que ousa condenar a uma eternidade de sofrimentos todo aquele que não pronunciar sua pequena senha provinciana. Estamos perfeitamente cientes de que tudo no fim estará bem para aqueles que ainda não podem ver seu caminho para aceitar a verdade. Como também para aqueles que a recebem com avidez. Todavia o conhecimento dessa verdade tornou a vida para nós e para milhares de outros mais fácil de suportar, e a morte mais fácil de enfrentar. É apenas o desejo de partilhar esses benefícios com nossos irmãos que faz com que nos devotemos a escrever e dar palestras sobre esses assuntos. Os amplos esboços das grandes verdades têm sido vastamente conhecidos no mundo há milhares de anos, e o são hoje em dia. Apenas nós no Ocidente, com nossa incrível autossuficiência, é que temos permanecido ignorantes dessas verdades. Zombando de qualquer fragmento delas que possa ter chegado até nós. Como no caso de qualquer outra ciência, também nessa ciência da alma os detalhes completos são conhecidos apenas por aqueles que devotam suas vidas à sua procura. Os homens que a conhecem a fundo, aqueles que são chamados adeptos, pacientemente desenvolveram dentro de si os poderes necessários para a perfeita observação. Pois a esse respeito há uma diferença entre os métodos de investigação oculta e os das formas mais modernas de ciência. Os últimos devotam toda sua energia ao aperfeiçoamento de seus instrumentos, enquanto os primeiros visam preferencialmente o desenvolvimento do observador. O método de observação. O detalhe desse desenvolvimento tomaria mais espaço do que lhe pode ser dedicado num manual preliminar como este. O esquema inteiro poderá ser encontrado com explicações completas em outras obras teosóficas. Por enquanto basta dizer que é inteiramente uma questão de vibração. Toda informação que chega ao homem vinda do mundo exterior alcança-o por meio de vibrações de algum tipo, quer seja pelo sentido da vida, da audição ou do tato. Consequentemente, se um homem puder tornar-se sensível a vibrações adicionais, ele adquirirá informações complementares. Ele irá tornar-se o que é comumente chamado de clarividente. Esta palavra, como é normalmente usada, significa nada mais que uma leve extensão da visão norma. Todavia é possível para um homem tornar-se mais e mais sensitivo às vibrações mais sutis até que sua consciência, agindo através de muitas faculdades despertas. Funcione livremente em novos e mais elevados caminhos. Ele então encontrará novos mundos de matéria mais sutil abrindo-se diante dele. Embora na realidade sejam eles apenas porções novas do mundo que ele já conhece. Desse modo ele aprende que existe um vasto universo invisível à sua volta durante toda a sua vida, e que o está afetando constantemente de muitas maneiras. Embora ele permaneça cegamente inconsciente do fato. Mas quando desenvolve faculdades através das quais pode sentir esses outros mundos, torna-se possível para ele observá-los cientificamente. Repetir suas observações muitas vezes, compará-las com as dos outros, organizá-las e tirar deduções a partir delas. Tudo isso tem sido feito, não uma vez, mas milhares de vezes. Os adeptos sobre os quais falei tem assim agido até o grau mais elevado possível, porém muitos esforços nessa mesma direção têm sido envidados pelos nossos estudantes teosóficos. O resultado de nossas investigações tem sido não apenas verificar muitas informações que nos foram passadas no começo por esses adeptos. Todavia também as explicar e ampliá-las consideravelmente. A visão dessa porção geralmente invisível do nosso mundo traz de imediato ao nosso conhecimento um vasto conjunto de fatos inteiramente novos que são do mais profundo interesse. Gradualmente ele soluciona para nós muitos dos mais difíceis problemas da vida. Esclarece muitos mistérios, de modo que agora os vemos como tendo sido mistérios para nós. Por tanto tempo, apenas porque até aqui víamos uma parte bem pequena dos fatos. Porque olhávamos debaixo, para os vários assuntos, como fragmentos isolados e desconectados, em vez de nos elevarmos acima deles até um ponto de observação de onde eles apresentam-se como partes compreensíveis de um poderoso todo. Isso de imediato soluciona muitas questões que foram bastantes discutidas, como, por exemplo, a da existência contínua do homem após a morte. Fornece-nos a verdadeira explanação de todas as afirmações totalmente impossíveis feitas pelas igrejas a respeito do céu, inferno e purgatório. Dissipa nossa ignorância e remove nosso temor do desconhecido, trazendo-nos um esquema racional e metódico. Abraço. Davi 

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