segunda-feira, 26 de maio de 2025

CONFÚCIO - DOS TRINTA AOS CINQUENTA ANOS

Confucionismo. A Biografia de Confúcio. Memória Histórica de Sima Qian. 2. DOS TRINTA AOS CINQUENTA ANOS. Confúcio regressou então, de Chou, para a sua terra, Lu, e mais e mais discípulos acorreram a estudar com ele. Por essa época o Duque P'ing, de Chin, foi escorraçado; seus ministros, em número de seis, tornaram o poder e entraram a propiciar incursões armadas para leste do país. O Rei Ling, de Ch'u, (cujas terras ficavam a sudoeste de Lu) possuía um poderoso exército que dominava a China. Ch'i era um vasto país vizinho (ao norte). Lu era um país pequenino e fraco: se se aliasse a Ch'u, Chin haveria de zangar-se, e se se aliasse a Chin, seria a vez de Ch'u invadir suas terras; e se deixasse de fortalecer suas relações com Ch'i, também Ch'i invadiria o país... No ano vigésimo do Duque Chao, de Lu (522 A. C.), quando Confúcio contava já trinta anos (ou vinte e nove, pela contagem inglesa), o Duque Ching, de Ch'i, veio em visita a Lu com seu Ministro Yen Ying. E o Duque de Ch'i perguntou a Confúcio: - "Como é que o Duque Mu, de Ch'in, pode dominar os outros países, sendo o seu país tão pequeno e estando situado nos confins do Império?" E Confúcio respondeu: "Ainda que Ch'in fosse pequeno, grande era a sua ambição; e ainda que estivesse num confim remoto, seus interesses foram conduzidos de acordo com os princípios morais. O duque tirou Poli Hsi da prisão e elevou-o à categoria de nobreza; depois de confabular com ele por três dias, confiou-lhe o governo. Eis como o duque chegou ao poder: poderia ter-se feito rei e não apenas ditador dominando os demais Estados." O Duque de Ch'i gostou da observação de Confúcio. Quando Confúcio tinha trinta e cinco anos (517 a. C.)o Barão P’ing, de Chi, desagradou ao Duque Chao, de Lu, numa questão com o Conde Chao, de Hou, a propósito de uma briga de galos; e o Barão P'ing, juntamente com os dois outros barões de Lu , o Barão Meng e o Barão Shusun, atacaram o duque; perdeu este a luta e fugiu para Ch’i, onde lhe deram um distrito em Kanhou. Pouco depois o país de Lu caiu em desordem, e Confúcio foi para Ch’i, onde serviu como secretário do Barão Chao Kao na esperança de estabelecer ligação com o duque de Ch'i. Também discutia com o Mestre de Música, em Ch'i: aí escutou a música de Hsiao (de bailado simbólico, atribuída a um antigo Imperador Shun, 2255-2204 a. C.) e tentou aprendê-la. Durante três meses absteve-se de carne; o povo de Ch'i ficou muito impressionado. Um dia o duque interpelou-o e Confúcio respondeu: "O rei devia ser como um rei, os ministros como ministros, os pais como pais e os filhos como filhos." "Ora!", retrucou o duque, e Confúcio prosseguiu: "Se o rei não é como um rei, os ministros não são como ministros, os pais não são como pais. e os filhos não são como filhos... como hei de comer, embora alimentos não falte aos país?" De outra feita, voltou o duque a interpelar Confúcio sobre o que seria um governo bom, e ele respondeu:- "O bom governo consiste em restringir os gastos do Estado." A resposta agradou ao duque, e estava ele disposto a confiar a Confúcio a terra de Nich'i, quando o ministro Yen Ying lhe falou: - "Os Ju (mais tarde identificados com os confucionistas) são maus exemplos a seguir, dada a sua loquacidade; e são maus súditos, dado o seu orgulho personalista. Suas doutrinas dificilmente se aplicariam ao povo, pela ênfase que dão aos funerais e pelo seu vezo de permitir que uma família vá à bancarrota apenas para custear um enterro dispendioso. Também são maus governantes, porque entram logo a pregar, a pedir e a tomar empréstimos. Desde que morreram nossos grandes homens e a Dinastia Imperial de Chou começou a decair, nossa música e os nossos rituais degeneraram ou ficaram parcialmente esquecidos; agora vem Confúcio com a sua insistência a respeito de vestes cerimoniais e detalhes de ritual e etiquetas da corte. Uma pessoa pode gastar a vida inteira em tais estudos sem chegar a esgotá-los, e pode levar anos e anos sem chegar a conhecer todos os rituais e cerimônias. Eu então pergunto se é aconselhável pôr Confúcio no poder e alterar os costumes do país, tendo em vista os interesses do povo." Depois disto o duque passou a receber polidamente a Confúcio, sem nunca mais consultá-lo sobre cerimônias e ritos tradicionais. Um dia o duque lhe disse, com a visível intenção de mantê-lo no país: "Não lhe posso oferecer o posto do Barão Chi, mas vou dar-lhe uma posição entre os dos Barões Chi e Menq." Os nobres de Chi conspiravam contra Confúcio, e este chegou a sabê-lo. O duque falou-lhe: "Lamento ser velho demais para pôr em prática as vossas doutrinas." Confúcio afastou-se e regressou a Lu. Quando Confúcio tinha quarenta e dois anos (511 A. C.), o Duque Chao, de Lu, morreu no exílio em Kanhou. O Duque Ting substituiu-o: e no verão do seu quinto ano de governo. O Barão P'inq, de Chi, morreu, sendo sucedido por seu filho, o Barão Huan. A essa altura, conta-se que Confúcio era consultado, como historiador emérito, a respeito de certos objetos desenterrados. Uma dessas consultas foi sobre ossos animais descobertos durante a demolição de um muro da cidade; um dos ossos, dizia-se, era do tamanho de uma carruagem, talvez restos de algum dragão, e o rei interessado enviou de longe um mensageiro para indagar de Confúcio que ossos seriam aqueles - ao que Confúcio prontamente respondeu, com seus vastos conhecimentos de história antiga. O Barão Huan tinha um secretário favorito, de nome Chungliang Huai, o qual tinha uma rixa com Yang Hu (também citados nos ANALECTOS como Yang Ho), e este último queria expulsá-lo da cidade, não o fazendo por intervenção de Kungshan Puniu. Yang afinal prendeu-o, e o Barão Huan protestou, e em vista disto Yang meteu-o na prisão e fê-lo assinar um compromisso, antes de soltá-lo: daí por diante, Yang procedia com a maior arrogância em relação ao barão. Mas por sua vez o Barão Huan Chi também usurpara a autoridade do duque, de maneira que o governo de Lu ficou entregue aos barões. O país mergulhou num estado de confusão moral, desde os fidalgos até os plebeus, e Confúcio resolveu não se imiscuir no governo. retirando-se, em vez disso, para estudar ou para editar livros de poesia, história, rituais e música. O número de seus discípulos crescia rapidamente, e muitos procediam de longínquas regiões do país. Abraço. Davi



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