Islamismo. Manual para o Novo Muçulmano. Por Jamaal Zarabozo (1961 - ). A RELIGIÃO DO ISLAM. Parte XX. Em geral, a maioria das mesquitas possui comitês encarregados do Zakat. Se um muçulmano paga o Zakat, informando que é zakat, este deve ser distribuído entre os beneficiários apropriados e o muçulmano, então, haverá cumprido com sua responsabilidade com Allah. O jejum durante o mês de Ramadan. O jejum de Ramadan consiste na abstenção de comida, bebida e relações sexuais durante os dias do mês de Ramadan. O jejum é uma fonte de autocontrole, devoção e consciência de Allah. Allah determinou o jejum para os profetas antes de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Nos versículos que narram sobre a obrigação de jejuar durante o mês de Ramadan, Allah ressalta seu objetivo ou propósito: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Deus.” (2:183). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse que o jejum nos protege do Fogo do Inferno: “O jejum é um escudo para o Fogo do Inferno, como os escudos que são utilizados nas batalhas.” Ademais, intercederá pelo jejuador no Dia do Juízo. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “O jejuador e o Qur’an intercederão no Dia da Ressurreição. O jejum dirá: ‘Ó Senhor, evitei que comesse e bebesse durante o dia, portanto, permita-me interceder por ele.’ O Qur’an dirá: ‘Eu o mantive desperto durante a noite, assim, permita-me interceder por ele.’ E sua intercessão será permitida.” O jejum constitui uma atitude que demonstra nossa sinceridade para com Allah. Apenas Allah sabe seguramente se uma pessoa está jejuando ou não. Ninguém pode saber se a pessoa interrompeu secretamente o seu jejum. Além disso, Allah tem uma recompensa especial para aqueles que jejuam. Isso é indicado no seguinte relato do Sahih al-Bukhari: “Ele abandona sua comida, sua bebida e seus desejos por Minha causa. E cada boa ação será multiplicada dez vezes.” Pela graça e misericórdia de Allah, se uma pessoa jejua durante o mês de Ramadan, com fé em Allah e esperando Sua recompensa, Allah perdoará todos os pecados menores que houver cometido anteriormente. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem jejuar durante o mês de Ramadan com fé e esperando ansiosamente por sua recompensa, obterá o perdão de Allah por todos os pecados menores que houver cometido anteriormente.” (Bukhari e Muslim). Ibn Qaiim ressaltou alguns dos aspectos mais benéficos e importantes na seguinte passagem: “O objetivo do jejum é que o espírito do homem se liberte das garras de seus desejos e que a moderação se apodere de seu ser. Que através do jejum ele conheça a finalidade da purificação e felicidade eterna. Seu objetivo é reduzir a intensidade do desejo e da luxúria através da fome e da sede, induzindo o homem a entender que existem muitas pessoas no mundo que subsistem com pequenas quantidades de comida, o que dificulta a tarefa de Satanás - enganar o homem; e também evita que seus sentidos se voltem para coisas que têm sido a perdição de ambos os mundos. E por isso o jejum é um freio daqueles que temem a Allah, o escudo dos defensores e a disciplina dos virtuosos.” Também há um hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) que adverte quanto ao castigo daqueles que interrompem seu jejum inadvertidamente ou sem motivos. Neste hadith o Profeta disse: “Enquanto dormia dois homens vieram e me tomaram em seus braços. Levaram-me até uma montanha íngreme e disseram: ‘suba’. Respondi: ‘não posso subir’ e eles disseram: ‘nós te ajudaremos’. Então, subi até chegar ao topo onde escutei gritos horríveis. Perguntei: ‘de quem são estes gritos?’ Responderam: ‘são os gritos daqueles que habitam o Fogo’. Então, levaram-me a outro lugar onde avistei pessoas presas por seus tendões e suas mandíbulas estavam separadas e cheias de sangue. Perguntei: ‘quem são aquelas pessoas?’ Responderam-me: ‘aquelas são pessoas que interromperam seu jejum antes do momento adequado’.” Jejuar é obrigatório para todos os muçulmanos adolescentes, adultos e saudáveis e que não se encontrem em viagem. Além disso, as mulheres devem estar purificadas de seus ciclos menstruais ou sangramento pós-parto. Não é necessário que uma pessoa que se encontra viajando ou esteja doente jejue. Caso jejue, essa ação deve cumprir com os requisitos do jejum. Entretanto, se não jejua, deve compensar o jejum perdido posteriormente. Da mesma forma a mulher em seu ciclo menstrual ou sangramento pós-parto não deve jejuar, pagando os dias perdidos posteriormente. Os elementos fundamentais do jejum são dois. Primeiro, uma pessoa deve ter a intenção de jejuar para agradar a Allah. Se uma pessoa simplesmente deixa de comer ou beber só para perder peso, dita ação não será considerada como ato de adoração a Allah. E por isso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Não existe jejum para a pessoa que não tenha a intenção de jejuar antes do fajr (amanhecer).” Segundo o muçulmano deve evitar qualquer coisa que lhes faça interromper o jejum desde o começo do amanhecer até o pôr-do-sol. As seis coisas que invalidam o jejum são: (1 e 2) Comer ou beber intencionalmente. Porém, se uma pessoa, distraidamente, come ou bebe algo, não deve compensar o jejum, nem necessita nenhum ato de expiação para seu erro. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “A pessoa que se esquece que está jejuando e come ou bebe algo deve completar seu jejum, pois foi Allah que o alimentou ou deu de beber.” (Muslim). (3) Vomitar intencionalmente. Se uma pessoa tem náuseas e vomita não precisa compensar seu jejum e nem necessita de nenhum ato de arrependimento. (4 e 5) A menstruação e o sangramento pós-parto. Inclusive, de acordo com a opinião dos sábios, caso aconteça pouco antes do pôr-do-sol, deve-se interromper o jejum. (6) As relações sexuais. Quem pratica o ato sexual durante o jejum deverá se arrepender conforme o hadith narrado por Abu Hurairah: “Enquanto estávamos sentados com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) um homem se aproximou e disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, estou perdido.’ Ele perguntou: ‘Por que?’ Respondeu: ‘Tive relações sexuais com minha esposa enquanto estava jejuando.’ O Mensageiro de Allah perguntou ao homem: ‘Por acaso tens um escravo que possa libertar?’ O homem respondeu: ‘Não’. Então, o Mensageiro de Allah perguntou: ‘És capaz de jejuar por dois meses seguidos?’ Respondeu: ‘Não’. O Mensageiro de Allah perguntou: ‘Podes alimentar sessenta pessoas pobres?’ e o homem respondeu: ‘Não’. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) permaneceu em silêncio durante um tempo, quando lhe trouxeram um pote cheio de tâmaras. Ele disse: ‘Onde está a pessoa que perguntava?’. O homem respondeu: ‘aqui’ e o Profeta disse: ‘Toma essas tâmaras e dê em caridade.’ O homem perguntou: ‘Há alguém mais pobre que eu, Ó Mensageiro de Allah? Por Allah que não há nenhuma família entre as montanhas de Madinah que seja mais pobre que a minha.’ O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) riu de tal forma que seus pré-molares apareceram, então disse: ‘Então, alimenta tua família’.” Perguntaram ao shaikh Muhammad Ibn Salih al-Uthaimin, certa vez, se uma pessoa que se converte ao Islam durante o Ramadan deve começar seu jejum de imediato. Sua resposta foi: “Se uma pessoa se converte ao Islam durante o mês de Ramadan deve começar seu jejum, cumprindo inclusive com o resto do dia em andamento, pois agora ele faz parte do povo ao qual o jejum é obrigatório. Entretanto, não precisa compensar por este dia no futuro [quer dizer, a parte do dia em que não jejuou]. Da mesma forma, não precisa compensar pelos dias de mês já transcorridos antes de sua conversão.” A peregrinação à casa de Allah, em Makkah O seguinte pilar do Islam é a peregrinação à Casa de Allah, ou seja, a Kaaba. Linguisticamente, hajj quer dizer “ele se dirigiu ou viajou até uma pessoa ou objeto de adoração, veneração, honra ou respeito”. Na Lei Islâmica significa uma viagem especial, em um momento determinado e até um lugar específico com o propósito de adorar a Allah. Em outras palavras, é a viagem à Makka durante os meses designados para a realização do hajj, como um ato de adoração a Allah. A realização do hajj é uma obrigação para todos os muçulmanos que possuam os meios para realizá-lo. Isso está claro no Qur’an e na Sunnah. Sem dúvida é muito mais que uma obrigação. É um dos pilares do Islam. A recompensa pela realização do hajj é grandiosa. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem realizar o hajj pela causa de Allah e não cometer nenhum ato obsceno ou pecaminoso, voltará ao mesmo estado em que se encontrava no dia em que sua mãe lhe deu à luz.” (Bukhari e Muslim). Ou seja, livre de pecados. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) também disse: “Todos os pecados são expiados entre a realização de uma umrah e outra. O hajj que é realizado adequadamente e aceito por Allah não tem outra recompensa senão o Paraíso.” (Bukhari e Muslim). Em outro hadith lemos que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) foi perguntado: “Qual a melhor ação?” Ele respondeu: “Crer em Allah e Seu Mensageiro”. Perguntaram: “E depois?” Ele disse: “A jihad pela causa de Allah.” Perguntaram novamente: “E depois?” Respondeu: “O hajj que é realizado corretamente e aceito por Allah.” (Bukhari e Muslim). Além disso, o hajj é equivalente à jihad para as mulheres e pessoas que não têm possibilidade de ir para a jihad. Em um hadith, ao Profeta foi perguntado se as mulheres deviam ou não participar da jihad. Ele respondeu: “Sim, a elas recai a jihad que não necessita luta: hajj e umrah.” O hajj tem muitos benefícios. Além dos mencionados no hadith, é a oportunidade de se encontrar com muçulmanos de todo o mundo que vão à Makkah com o mesmo objetivo, adorar a Allah. É uma excelente oportunidade para que os muçulmanos se conheçam, se entendam e se unam. E mais, todas as diferenças entre eles são suplantadas, pois todos se vestem de um modo similar e realizam os mesmos rituais. Os pobres, ricos e todos os demais se apresentam da mesma maneira diante de Allah. Siddiqi descreve o significado do hajj da seguinte maneira: “É correto dizer que o hajj é a perfeição da fé, já que combina atributos distintos dos outros atos de adoração obrigatórios. Representa a modalidade da salah [a oração], posto que os peregrinos cumprem com suas orações na Kaabah, a Casa do Senhor. Promove o tributo à riqueza material pela causa do Senhor, uma das principais características do zakat. Quando um peregrino empreende o hajj, afasta-se do conforto de seu lar e do calor de seus entes queridos para satisfazer ao Senhor. Padece de privações e sofre com as adversidades da viagem – os ensinamentos que aprendemos com o jejum e o itikaf. Durante o hajj, prepara-se para se esquecer completamente das comodidades materiais e dos luxos e ostentações da vida mundana. Deve-se dormir sobre um piso de pedra, caminhar ao redor da Kaabah, correr entre Safa e Marwa e passar noite e dia vestindo apenas tecidos sem costuras. Pede-se que evite o uso de óleos ou essências ou qualquer perfume. Tampouco é permitido cortar o cabelo ou enfeitar-se. Em resumo, ordena-se o abandono de tudo pela causa de Allah e a submissão a seu Senhor, o objetivo mais importante na vida de um muçulmano. De fato, a peregrinação física é um prelúdio para a peregrinação espiritual até Deus, quando o homem se despede de todas as coisas mundanas para se apresentar ante Ele como Seu humilde servo, dizendo: ‘Aqui me apresento ante Ti, meu Senhor, como Teu servo’.” O hajj é uma obrigação que deve ser realizada uma vez na vida, ao menos, para todos aqueles que possuam condições para tal. Allah diz no Qur’an: “Encerra sinais evidentes; lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade.” (3:97). Da mesma forma, ao responder à pergunta do Anjo Gabriel, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) ressaltou que o hajj é uma ibadah (ato de adoração) obrigatória para todos aqueles que possuam meios para cumprí-lo. Os sábios têm diferentes opiniões sobre tais condições. Em geral, diz-se que o hajj não pode estar acompanhado de dificuldades. É um grande ato de adoração e as pessoas deveriam realizar da melhor forma possível e investindo toda sua energia, entretanto apenas se realmente puderem realizá-lo. Esta viabilidade inclui gozar de uma boa saúde física, ter uma condição financeira adequada e possuir as provisões necessárias para realizar o hajj. Alguns sábios acrescentam que a viagem não deve ser perigosa, nem colocar em risco a vida do peregrino. Afora isso, as mulheres devem ir acompanhadas por um mahram [algum homem de sua família ou seu esposo], já que não é permitido a elas viajarem sozinhas, ainda que alguns sábios permitam que mulheres viajem em grupos “confiáveis”, compostos por homens e mulheres. Caso a pessoa não tenha como cumprir estes requisitos, então, o hajj não é obrigatório. Deve-se esperar até que tenha as condições necessárias para fazê-lo. Quando a pessoa alcançar tais condições, existem duas opiniões, deve realizar imediatamente ou realizá-lo no ano seguinte. E este é o próximo tema de discussão. Existem diferentes opiniões acerca da realização do hajj poder ou não ser adiada. Suponhamos que uma pessoa não tenha cumprido sua obrigação do hajj tendo os meios e a capacidade para realizá-lo naquele ano. Caso tenha decidido adiar a viagem para o próximo ano, por acaso estaria cometendo um pecado? É permitido o adiamento ou deve-se realizá-lo imediatamente? Malik, Abu Hanifa, Ahmad e alguns sábios Shafi’is afirmam que a pessoa deve realizar o hajj assim que adquira meios para tal. Do contrário estaria cometendo um pecado. As provas que embasam estes pensamentos são as seguintes: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Se alguém se quebra [um osso] ou fica manco deixa de possuir o estado sagrado e por isso deve realizar o hajj no ano seguinte.” Deste hadith conclui-se que se uma pessoa deve realizar o hajj assim que adquiri condições, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) não haveria mencionado, especificamente para esta pessoa, o adiamento para o próximo ano. Outro hadith diz: “Apressem-se a realizar o hajj, ou seja, é obrigatório, já que nenhum de vós sabe o que virá a acontecer.” Também foi dito por Omar Ibn al-Khattab: “Pensei em enviar homens a essas terras com o objetivo de ver qual deles, tendo condições de realizar, não realizaram o hajj. A eles deve-se cobrar o jiziya já que não são muçulmanos, não são muçulmanos.” Por outro lado, uma das provas mais sólidas que respaldam o fato de que uma pessoa pode adiar o cumprimento do hajj, inclusive tendo a capacidade de fazê-lo, é que o hajj se transformou em obrigatório no sexto ano da hégira; entretanto o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) não realizou o hajj até o décimo ano da hégira. Não obstante, ash-Shaukaani propõe a seguinte resposta como argumento: “[Primeiro] Existem diferentes opiniões a respeito de quando o hajj se tornou uma obrigação. Uma das opiniões é que se tornou obrigatório no décimo ano. Então, não houve nenhum tipo de adiamento [por parte do Mensageiro de Allah]. Se aceitarmos que era obrigatório antes do décimo ano, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) adiou sua realização devido a seu desgosto em realizar o hajj na companhia dos politeístas, já que estes caminhavam pela Kaabah seminus. Quando Allah purificou a Casa Sagrada da presença dessas pessoas, então o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) realizou o hajj. Ou seja, o adiamento de seu hajj teve uma desculpa. [Isso é aceitável] A discussão deve ser sobre a pessoa que adia o hajj e se ela possui uma desculpa válida.” A pessoa que nega a obrigação do hajj se torna incrédulo. Toda pessoa que, intencionalmente, adie a realização de seu hajj, ainda que possua meios para tal, será um pecador até que morra. Ganhará o castigo e descontentamento de Allah na próxima vida. Os rituais do hajj são muitos e variados. Os peregrinos vêm de todas as partes do mundo. É requisitado que usem uma vestimenta específica. Realizem ritos distintos em dias específicos. Por exemplo, no dia nove do mês islâmico de dhul-hijjah congregam-se no monte Arafah e louvam a Allah, implorando por Seu perdão e Sua misericórdia. Pela graça e misericórdia de Allah, existem muitas organizações, hoje em dia, que planejam a peregrinação dos muçulmanos de todo o mundo. Algumas destas organizações são especializadas em guiar os novos muçulmanos na peregrinação. Pessoalmente peço a Allah que cada novo convertido seja capaz de realizar esta viagem bendita na companhia de muçulmanos cultos que possam guiá-los e instruí-los durante a peregrinação. Página 179. Conclusões ...
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